Fundo/Coleção CLA - Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul

Área de identificação

Código de referência

BR SPCEDIC CLA

Título

Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul

Data(s)

  • 1970-1992 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Iconográfico(s) -fotografia(s) - 445 item(ns)
Sonoro(s) -fita(s) audiomagnética(s) - 21 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 14 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1977-1991)

História administrativa

O Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul (CLAMOR) foi fundado em 1977, por iniciativa de um grupo de leigos cristãos apoiados pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Paulo Evaristo Arns.
Órgão vinculado à Comissão Arquidiocesana de Pastoral dos Direitos Humanos e Marginalizados, seu objetivo inicial era proporcionar proteção e assistência aos refugiados dos países do Cone Sul - Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai - vítimas de violações dos direitos humanos e vivendo no exílio em consequência das arbitrariedades do autoritarismo vigente nesses países, durante o período de 1960 a 1980, aproximadamente.
O nome CLAMOR, pelo qual o Comitê passou a ser conhecido, foi retirado do Salmo 88,2 - "inclina teu ouvido a meu clamor" -, enfatizando uma de suas principais características: denunciar as contínuas violações dos direitos humanos ocorridas na América Latina.
A equipe do CLAMOR era formada por cerca de dez pessoas, das quais apenas uma - a secretária - trabalhava tempo integral. Os demais membros se reuniam uma vez por semana para definir as tarefas que deveriam realizar. Um dos principais responsáveis pela fundação do CLAMOR, foi o reverendo Jaime Wright, presidente do organismo durante vários anos, dele desligando-se em 1984, para cuidar de outras atividades também na área de direitos humanos.
As principais atividades desenvolvidas pelo CLAMOR eram a realização de conferências de imprensa, nas quais se denunciavam violações de direitos humanos; seminários de caráter internacional referentes à situação dos países do Cone Sul; e campanhas pelas crianças desaparecidas, em conjunto com a Associação "Abuelas de Plaza de Mayo", tendo prestado vital colaboração na localização de crianças e adultos. Outra atividade do Comitê era a elaboração de informes gerais sobre violação dos direitos humanos que ocorriam no Cone Sul, de cartilhas e folhetos críticos da doutrina de Segurança Nacional e divulgadores dos valores democráticos.
O Boletim CLAMOR, publicação de periodicidade irregular, trazia informações sobre as atividades da organização, notícias e análises da situação do Brasil e dos países do Cone Sul, assim como notícias e documentos mais gerais sobre direitos humanos. Era editado em português, inglês e espanhol.
Durante a sua existência, o Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul manteve intercâmbio constante com muitas organizações afins, tanto do Brasil, quanto da América Latina e do Norte, e da Europa, tais como: Human Rights Internet (HRI), Comisión Chilena de Derechos Humanos (CCDH), Federación Latinoamericana de Asociaciones de Familiares de Detenidos Desaparecidos (FEDEFAM), Asociación Centroamericana de Familiares de Detenidos Desaparecidos (ACAFADE), Consejo de Educación de Adultos de América Latina (CEAAL), Comisión Andina de Juristas, SOS Torture, Madres e Abuelas de Plaza de Mayo, Amnistia Internacional, Asemblea Permanente por los Derechos Humanos (APDH), Servicio Paz e Justicia (SERPAJ), Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI), Fundación de Ayuda Social de las Iglesias Cristianas (FASIC), United Nations, entre outras.
Com a abertura política do início da década de 80 e o consequente fim dos regimes autoritários na região do Cone Sul, paulatinamente, o CLAMOR foi perdendo a sua principal função - de proteger e assistir os refugiados políticos -, extinguindo-se em 1991.

História arquivística

Os documentos do fundo CLAMOR foram acumulados como decorrência da atuação do próprio Comitê e constituem parte significativa de seu arquivo. Após a extinção do Movimento em 1991, seu Arquivo foi entregue à guarda da Dra. Michael Nolan, que a repassou, em parte, ao Arquivo Metropolitano “Dom Duarte Leopoldo e Silva” (Arquidiocese de São Paulo), tendo doado a parcela considerada material de apoio ao Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e Educação Popular – CESEP. Alguns documentos encontravam-se sob a guarda de outros ex-militantes.

Procedência

Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular - doação-16/04 e 13/05/1993
Greenhalgh, Luiz Eduardo - doação-12/1999

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Informes mensais e anuais das atividades desenvolvidas por organizações de defesa dos direitos humanos, relatórios de conferências sobre presos e desaparecidos políticos, correspondência sobre prisões e desaparecimentos ocorridos na América Latina, formulários para assinatura de publicações, dossiês sobre detidos / desaparecidos políticos, listas de nomes dos presos/desaparecidos/mortos encontrados, informes mensais sobre as situações repressivas ocorridas no Chile e no Peru, cartazes sobre as prisões e desaparecimentos forçados em vários países da América do Sul, cartazes sobre eventos em defesa dos direitos humanos, folhetos de divulgação de cursos e de entidades de direitos humanos, catálogos de publicações à venda, textos de estudo e de reflexão sobre violação de direitos humanos, listas de presos políticos do Chile, listas de estatísticas de prisões e desaparecimentos forçados na América Latina, discursos, relatórios de Campanhas pelos direitos humanos, textos sobre a atuação de organismos de Direitos Humanos no Chile, resoluções de reuniões, cartilhas sobre direitos humanos, relatórios de viagens pela América Latina, folhetos de campanha contra a violência, recursos de advogados perante o Tribunal de Justiça, matérias jornalísticas sobre presos e desaparecidos políticos, manifestos de familiares contra a impunidade do Estado e de seus funcionários, livros e folhetos sobre direitos humanos e sua violação e publicações periódicas de várias organizações voltadas para a defesa dos direitos humanos na América Latina.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Em fase de organização

Organização
O arranjo do fundo CLAMOR apresenta dois grupos estruturais, estabelecidos em seu primeiro nível de divisão interna, e cinco subgrupos funcionais distintos, estabelecidos no segundo nível de divisão. Abaixo desses últimos, temos as séries por espécie ou tipologia, e os dossiês. O grupo Comissão Coordenadora possui os subgrupos Administração e Intercâmbio de Informações e Publicações. O grupo Clamor, os subgrupos Elaboração e Divulgação de Publicações; Participação em e Promoção de Eventos; Planejamento e Atuação. Dentro de cada subgrupo, as séries e dossiês foram ordenados alfabeticamente.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Com restrição - Documento(s) sigiloso(s)
Com restrição - Em tratamento técnico

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • alemão
  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

ANDRADE, Ana Célia Navarro. Descrição do Fundo Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul. Dissertação de Mestrado em História Social – Linha de Pesquisa “Historiografia e Documentação”, orientada pela Profª Dra. Ana Maria de Almeida Camargo, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH, da Universidade de São Paulo (USP), em dezembro de 2000. São Paulo, 2000. - Não definido

Guia do Centro de Documentação e Informação Científica “Prof. Casemiro dos Reis Filho” – CEDIC – PUC-SP. São Paulo: EDUC, 1995. 160p. (Coleção Memória, Documentação e Pesquisa, 3) - Não definido

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota de publicação

ANDRADE, Ana Célia Navarro. Descrição do Fundo Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul. Dissertação de Mestrado em História Social – Linha de Pesquisa “Historiografia e Documentação”, orientada pela Profª Dra. Ana Maria de Almeida Camargo, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH, da Universidade de São Paulo (USP), em dezembro de 2000. São Paulo, 2000. - Não definido

Nota de publicação

Directorio de Organizaciones de Derechos Humanos: America Latina y El Caribe. Human Rights Internet Reporter, Special Issue, Washington, v.13 (2/3), p. 25-26, jan 1990. - Não definido

Nota de publicação

FRÜHLING, Hugo; ALBERTI, Gloria; PORTALES, Felipe. Organizaciones de Derechos Humanos de America del Sur. Santiago: Instituto Interamericano de Derechos Humanos (IIDH), 1989. - Não definido

Nota de publicação

GRAND – MAISON, Roberto, pe, C.S.C. Correspondência do CLAMOR, a seus "amigos". São Paulo, 21 maio 84. (Fundo CLAMOR, BR SPCEDIC CLA). - Não definido

Nota de publicação

NIÑOS Desaparecidos en la Argentina desde 1976. Buenos Aires: Abuelas de Plaza de Mayo, mayo 1985. - Não definido

Nota de publicação

WISEBERG, Laurie S. and SCOBLE, Harry M. Human Rights Directory: Latin America, Africa, Asia. Washington, Human Rights Internet (HRI), 1981. - Não definido

Área de notas

Nota

Identificação
Notação Anterior
BR SPCEDIC,XX CLA

Nota

Responsável da descrição
Ana Célia Navarro de Andrade

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR SPCEDIC

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados