Arquivo Público do Distrito Federal

Área de identificação

Identificador

DFARPDF

Forma autorizada do nome

Arquivo Público do Distrito Federal

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

  • ARPDF

Tipo

  • Publico do Executivo Estadual

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Setor de Garagens Oficiais - SGO Qd. 05 Lote 23 – Asa NOrte

Localidade

Brasília

Região

Distrito Federal

Nome do país

Brasil

CEP

70610-650

Telefone

55 61 3361-1454 / 7739

Fax

E-mail

Área de descrição

Histórico

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

O Arquivo Público do Distrito Federal está inscrito no Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (CODEARQ), sendo identificado pelo código BR DFARPDF. Com esse registro a instituição é identificada, internacionalmente, como uma entidade custodiadora de acervo arquivístico no Brasil.

Recolher, preservar, dar acesso e garantir proteção especial a documentos arquivísticos de valor permanente, produzidos e acumulados pela Administração Direta e Indireta e Fundações do Distrito Federal. (Regimental)

Harmonizar a gestão de documentos, garantir a conservação e a preservação da documentação arquivística governamental, bem assim facilitar o acesso ao patrimônio documental público do DF, por meio da realização de pesquisas e do atendimento ao público interessado no acesso e utilização de peças documentais que narram a memória de Brasília. (Política Institucional Adotada).

Estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O acervo sob custodia do Arquivo Público do Distrito Federal é composto por, aproximadamente, 1.022,22 metros lineares de documentos textuais, 48.192 documentos cartográficos (plantas e mapas), 6.700 itens eletrônicos, 5.602 itens filmográficos, 1.445.463 itens iconográficos, 2.233 itens micrográficos, 5.333 itens sonoros e 132 itens tridimensionais.

Essa importante fonte de informação é integrada por documentos relativos à construção de Brasília e à administração do Distrito Federal, composta pelos fundos arquivísticos públicos históricos da Administração Regional de Taguatinga, Arquivo Público do Distrito Federal, Companhia de Planejamento do Distrito Federal, Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, Fundação Cultural do Distrito Federal, Fundação Educacional do Distrito Federal, Gabinete do Governador, Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado, Procuradoria-Geral do Distrito Federal, Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Secretaria de Gestão do Território e Habitação, Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Secretaria de Viação e Obras, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e, por fim, Turismo e Sociedade de Abastamento de Brasília.
E pelos fundos privados: Antônio Antunes Praxedes, Armado Sampaio Lacerda, Armando José Buchmann, Asta-Rose Jordan Alcaide, Atahualpa Schmitz da Silva Prego, Brasília Palace Hotel, Carlos Chagas, Ecilda Ramos, Ernesto Silva, Gladson Rocha, Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, Jethro Bello Torres, Juca Chaves, Lea Sayão Carvalho Araújo, Lucídio Guimarães Albuquerque, Luiz José Borges Neto, Manoel Barreto de Brito, Maria Beatriz Lernardo do Carmo, Paulo de Tarso Santos, Sônia Naves Davi Amorim, Stênio de Araujo Bastos, Yvone Jean e Zelinda Dalba Mattana.

Em 2007, o Fundo Documental da NOVACAP foi reconhecido pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa da Memória do Mundo da Unesco, como Patrimônio Documental da Humanidade.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos.
O horário de atendimento é ininterrupto, funcionando no horário de almoço (das 12h às 14h).

Condição de acesso e uso

Podem acessar os serviços: Pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.
O acervo é digital e composto por documentos Textuais, Cartográficos, Iconográficos, Fotográficos, Sonoros, Audiovisuais e Bibliográficos.

O atendimento se dará de forma diferenciada, a depender do meio utilizado pelo usuário para realizar sua consulta (e-mail, correspondência ou presencial).

Atendimento à Distância: O atendimento a distância será realizado por meio de pedidos formulados via e-mail (arpdfatendimento@gmail.com), mas somente para pesquisadores que não residam no Distrito Federal.

O atendimento via e-mail é realizado através de um formulário de atendimento enviado pelo Gerente de Atendimento, devendo ser devidamente preenchido e digitalizado pelo pesquisador para que suas solicitações sejam devidamente atendidas.

O responsável pelo atendimento tem até 20 dias (prorrogáveis pelo até 10 dias),
contados a partir do recebimento do correio eletrônico, para enviar a resposta ao demandante.

A confirmação de recebimento das solicitações enviadas ao correio eletrônico do ArPDF ocorrerá em até 05 (cinco) dias úteis contados a par

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

As solicitações de consulta ao acervo recolhido ao Arquivo Público do Distrito Federal e o fornecimento de cópias de documentos em suporte digital podem ser formuladas pessoalmente ou à distância (por e-mail).

A reprodução dos documentos obedecerá aos prazos da Lei de Acesso à Informação, acrescido dos prazos de postagem, se for o caso. Custos do Serviço: Os serviços prestados pelo Arquivo Público são gratuitos, devendo o interessado fornecer os meios para cópia das peças do acervo que lhe interessarem, sendo em meio digital ou papel.

  1. Cópia Digital do Documento original (feita ou fornecida pelo ArPDF), e

  2. Foto feita com máquina fotográfica do Pesquisador (sem Flash).

As reproduções de documentos serão feitas nas dependências do ArPDF. As exceções serão objeto de avaliação, sendo que os casos em que a saída de documentos se jus

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR DFARPDF

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão e temporalidade

Atualização da descrição em 08/10/2019.

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Responsável pela descrição:
Marisleide A. Cardoso de Amorim
Coordenadora do Arquivo Permanente

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Memórias Reveladas (Thematic area)
  • MOW Brasil (Thematic area)
  • MOW Regional (Thematic area)
  • Censo-Guia de Arquivos (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Setor de Garagens Oficiais - SGO Qd. 05 Lote 23 – Asa NOrte
Brasília, Distrito Federal
BR 70610-650