Fundo/Coleção GC - Arturo Ricardo Uranga Zinny

Área de identificação

Código de referência

BR RJANRIO GC

Título

Arturo Ricardo Uranga Zinny

Data(s)

  • 1993 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Filmográficos -Filme cinematográfico - 8 item(ns)

Área de contextualização

Nome do produtor

(1936-)

Biografia

Cenógrafo, diretor de arte, desenhista de produção e realizador de filmes de animação, especialista em efeitos especiais, Arturo Uranga nasceu no dia 04 de maio de 1936, na localidade de Rosario, na Argentina. Estreou como diretor de longas-metragens com a aventura infanto-juvenil Era uma vez (1993), do qual foi também produtor, roteirista e diretor de arte. Neste filme, utilizou várias técnicas de trucagem e efeitos que o cinema brasileiro ainda não havia explorado. Desenhista da TV Globo, trouxe para o Brasil a técnica de pintura em vidro para cinema. Além disso, foi o criador de efeitos especiais de vários longas-metragens, como O noviço rebelde (1997), de Tizuka Yamasaki.

Entidade custodiadora

História arquivística

O material deu entrada emergencialmente, procedente da Cinemateca do Museu de Arte Moderna, em regime de comodato, em 30 de outubro de 2002, tendo sido o contrato entre Arturo Ricardo Uranga Zinny e o Arquivo Nacional assinado em 9 de outubro do referido ano e publicado no Diário Oficial da União (cf. Extrato de comodato n. 22/2002, Diário Oficial da União, n. 204, Seção 3, p. 2, 21 out. 2002). O registro em SIAN foi lançado, inicialmente, integrando o acervo Cinemateca do Museu de Arte Moderna. Em dezembro de 2011, o acervo foi autonomizado, assumindo um registro próprio em nível de descrição 1 (cf. processo 00320.000423/2002-DV).

Procedência

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 91

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Ficção inspirada em contos de fadas sobre as aventuras de três jovens, dirigido por Arturo Uranga, produzido por Bruno Stroppiana e Arturo Uranga.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Identificado.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Pelo contrato de comodato, o Arquivo Nacional acha-se autorizado a utilizar em pesquisas, eventos e exibições em suas dependências, sem fins comerciais, cópias das obras audiovisuais depositadas, de forma integral ou parcial, bem como dar acesso a terceiros sob a forma de consulta. O Arquivo Nacional não dispõe de equipamento para projeção ou reformatação de películas cinematográficas. A consulta a esses materiais é feita em mesa de revisão, quadro a quadro, sem som.

Condiçoes de reprodução

Copyright - Arturo Ricardo Uranga Zinny

De acordo com o contrato de comodato, o Arquivo Nacional está autorizado a dar acesso aos documentos em suas dependências, sendo vedados, no entanto, o fornecimento de cópias e a retirada para exibição ou reformatação, salvo quando expressamente autorizados pelo comodante.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Dimensões
A quantificação de itens compreende negativos de som e de imagem, trailers negativos de imagem e de de som, avant-trailer negativo de imagem média e cópias combinadas.

Nota

Outras
Informações cadastradas no SIAN em 2021 durante regime de trabalho remoto (como medida de prevenção à pandemia do Sars-CoV-2), sem a conferência do processo de comodato e dos materiais nos depósitos. Informações deverão ser confirmadas no momento de retorno às atividades de trabalho presenciais. (atualização em 09/02/2023)

Nota

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJANRIO

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados