Associação Cultural Acervo da Laje

Área de identificação

Identificador

BAACAL

Forma autorizada do nome

Associação Cultural Acervo da Laje

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Rua: Sá Oliveira, 2A - São João do Cabrito

Localidade

Salvador

Região

Bahia

Nome do país

Brasil

CEP

40.717-380

Telefone

55 71 99382-8185

Fax

E-mail

Área de descrição

Histórico

Ano de criação: 2010

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

O Acervo da Laje é uma Casa, Museu, Escola localizado em duas casas no Subúrbio Ferroviário de Salvador, especificamente no bairro do São João do Cabrito e que tem treze anos de existência (2010-2013), coordenado por Vilma Santos e José Eduardo Ferreira Santos, de forma independente, sem qualquer apoio institucional ou governamental, sendo mantido às nossas expensas ou contribuições voluntárias e através de uma pequena lojinha de livros e catálogos doados pelo MAM Rio. Através de editais públicos temos realizado diversos projetos externos e de organização interna dos espaços, contando uma equipe local de produção cultural, arquitetura, fotografia, pedagogia e artística.
Durante os últimos treze anos, iniciados com a pesquisa “A arte invisível dos trabalhadores da beleza”, em 2009 a 2012, junto com Vima Santos e Marco Illuminati, fotógrafo italiano, várias coleções começaram a compor os dois espaços.
Com tipologias diversas, esses acervos e coleções são geralmente de bibliotecas, acervos pessoais, obras de arte, fotografias, croquis e desenhos de artistas, além da hemeroteca sobre o Subúrbio Ferroviário de Salvador, dentre outros.
Aberto à visitação pública, o Acervo da Laje tem seu principal canal de divulgação de atividades através das redes sociais e do "boca a boca”, forma de comunicação que parte das experiências realizadas no espaço.
METODOLOGIA
A metodologia adotada tem três pilares importantes para essa constituição de acervos dentro do Acervo da Laje. São elas: a pesquisa, aquisição com nossos recursos financeiros, recebidas em doação ou encontradas em descartes na cidade e passam por um processo de registro, catalogação, limpeza e cada uma das peças vai compondo um mosaico que se constitui um grande volume de materiais e obras que servem às pesquisas que realizamos, assim como as exposições e mostras que ocorrem nos espaços.

Estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

Por se tratar de acervos complexos e adquiridos nos últimos treze anos, vamos listar alguns deles:

  1. Hemeroteca do Subúrbio Ferroviário de Salvador: composta por centenas de recortes de jornais, além de revista, é um espaço de pesquisa permanente sobre o território e foi sendo constituído por iniciativa dos coordenadores dos espaços e foram tratados, catalogados e digitalizados por uma equipe composta por uma arquivista e seis jovens do território.
  2. Azulejos de Prentice Carvalho, Reinaldo Eckenberger, Emílio Ugarte, Cláudio Pastro, alguns recebidos de outros países, alguns coloniais e outros antigos e contemporâneos e agora os de José Eduardo, mapeando, através de desenhos, a memória local: foram adquiridos através de compra, doação e produção durante os últimos treze anos. Muitos deles estão presentes nas paredes, escadas, balcões, além de uma grande reserva técnica.
  3. Raridades bibliográficas, manuscritos e livros autografados: nas duas bibliotecas presentes nas Casas 1 e 2, há coleções de raridades bibliográficas e livros autografados que já pertenciam a José Eduardo Ferreira Santos e uma quantidade considerável que foram recebidos em doações ou comprados, principalmente livros sobre história da Bahia, a coleção Brasiliensia Documenta.
  4. A coleção de livros de futebol e poesia baiana do senhor Edson Barbosa Bulos: doados por sua filha, essa biblioteca é uma das mais completas sobre futebol, tanto da Bahia, quanto do Brasil, montada por ele ao longo da vida. E ainda há a coleção de literatura de cordel sobre futebol, palestras e cordéis inéditos, hemeroteca sobre futebol e do Banco da Bahia, de Clemente Mariani.
  5. Croquis e desenhos de artistas do Subúrbio Ferroviário de Salvador: doadas pelos artistas ou seus filhos, mostram os processos de criação de obras desde a década de 1970 aos dias atuais. Dentre eles temos obras de Ray Bahia, escultor em alumínio, de Periperi e Otávio Bahia, escultor em madeira, de Fazenda Coutos, ambos bairros do Subúrbio Ferroviário de Salvador.
  6. Esculturas e máscaras em madeira, de César Bahia, Otávio Bahia, Adilson Baiano Paciência, além de escultores anônimos: todas elas adquiridas em espaços como o Mercado Modelo, antiquários, feiras e dos próprios artistas, é um panorama das artes em madeira na Bahia e no Brasil.
  7. Acervos de fotografias, cartões postais e negativos encontradas em descartes, além do acervo da Oi Kabum!, doado pela responsável pela instituição: são negativos referentes à história do território, outros de pessoas anônimas, além de exposições completas realizadas pela instituição. No futuro os negativos serão escaneados, haja vista que possuímos o scanner de negativos.
  8. Acervo de cinema Tuna e Yara Espinheira: constitui-se com uma coleção de troféus, cartazes de curta–metragens do cineasta, além de sua biblioteca.
  9. Conquiliologia do Subúrbio: realizada desde o surgimento do Acervo da Laje, essa foi uma coleção constituída continuamente, até os dias de hoje, para mostrar a diversidade da vida marinha do território, através de conchas que são descartadas depois da mariscagem e da pesca, além de encontrar fragmentos de antigos sambaquis.
  10. Coleção arqueológica do Subúrbio Ferroviário de Salvador: Composta por cerâmicas antigas, fragmentos de garrafas, ladrilhos hidráulicos, tijolos das antigas olarias do território e louças dos séculos passados encontradas em nossas praias.
  11. Acervo Ronilda Noblat: doado por sua nora, este acervo é constituído por documentos, fotos e reportagem sobre essa grande advogada que atuou durante a ditatura militar defendendo os presos políticos.
  12. Coleção do artista e morador em situação de rua Indiano Carioca: foram adquiridos desde o início do Acervo da Laje, quando Indiano Carioca ocupava um dos arcos da Baixa do Bonfim e se constitui como uma coleção de obras de arte única, onírica, transcendental e que tem provocado imaginário coletivo por conta de suas formas, traços e particularidades das obras, geralmente quadros pintados sobre madeiras de aglomerado e com temas diversos.
  13. Coleção de quadros do artista Zaca Oliveira: O artista Zaca Oliveira, desde que conheceu o Acervo, tem promovido para nós a compra e doação de suas obras, entre quadros e esculturas que retratam o cotidiano das periferias.
  14. Coleção de esculturas de Nailson Barros: Escultor em madeira, Nailson Barros tem a particularidade de realizar esculturas as mais diversas, dentre elas a de pessoas trans e foi doada pelo artista quando o mesmo deixou a cidade do Salvador, transferindo-se para o interior do Estado da Bahia.
  15. Coleção de esculturas de César Bahia: As obras de César Bahia fazem parte do imaginário das artes da Bahia, com suas esculturas de máscaras e Orixás, aprendidas com o seu pai, o genial escultor Otávio Bahia.
  16. Biblioteca do Professor José Cavalcante Teixeira Filho: a biblioteca foi doada por sua filha e contém livros da transição do século XIX até a contemporaneidade, cujas temáticas variam de literatura, direito, poesia, dentre muitos outros gêneros.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De terça a domingo, das 9h às 17h.

Condição de acesso e uso

Catalogados e digitalizados no site www.acervodalaje.com.br e acessíveis presencialmente.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR BAACAL

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Rua: Sá Oliveira, 2A - São João do Cabrito
Salvador, Bahia
BR 40.717-380