Fundo/Coleção CMP - Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa

Área de identificação

Código de referência

BR SPCEDEM CMP

Título

Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa

Data(s)

  • 1923-2000 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Bibliográfico(s) -livro(s) - 10008 item(ns)
Bibliográfico(s) -periódico(s) - 4336 item(ns)
Iconográfico(s) -cartaz(es) - 548 item(ns)
Iconográfico(s) -fotografia(s) - 990 item(ns)
Iconográfico(s) -negativo(s) fotográfico(s) - 87 item(ns)
Sonoro(s) -fita(s) audiomagnética(s) - 192 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 108,5 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1923-1987)

Biografia

Jornalista brasileiro responsável por mudanças no estilo, formatação e conteúdo dos dois maiores jornais paulistas, O Estado de S. Paulo (1952-1963) e a Folha de S. Paulo (1975-1976).
Fluente em italiano, francês e inglês, se reivindicava trotskista e sempre fez questão de frisar que compreendia e trabalhava conforme a natureza do capitalismo. Admitia que deixara de fazer tudo para fazer só o jornal, num ritmo que o forçou a abrir mão até da militância política. Seu estilo, à maneira concisa e imparcial do jornalismo norte-americano, presente hoje na maioria dos grandes jornais brasileiros, substitui os textos longos e opinativos. Declarava ter por mestres no jornalismo Lívio Xavier, Ermínio Saccheta e Mário Pedrosa (Todos vinculados à esquerda brasileira.) "Ele se orgulhava de duas coisas: ser autodidata e ter sido testamenteiro de Oswald de Andrade, de quem foi amigo," declarou à Folha o artista plástico Geraldo de Barros quando de seu falecimento.

Nome do produtor

(1909-1993)

Biografia

Militante jornalista revolucionário brasileiro. Neto do anarquista italiano Bortolo Scarmagnan, por parte de mãe, e parte de uma família muito influente na arte, na imprensa e na política brasileira.

Casado com Anna Stefania Lauff, filha do militante comunista húngaro Rudolf Josip Lauff, membro do Exército Vermelho da URSS, que havia atuado no trem blindado de Leon Trótski, durante os primeiros anos da Revolução Russa. Fúlvio Abramo teve dois filhos, Fúlvio Jr. (falecido em 2001) e Marcelo Augusto.

Entrou no movimento de esquerda em 1928, formando um grupo independente com sua irmã Lélia Abramo e mais oito militantes, que se filiou à Oposição de Esquerda organizada por Mário Pedrosa, Aristides Lobo (1905-1968), Lívio Xavier e João da Costa Pimenta. Foi fundador e dirigente da Liga Comunista Internacionalista (Brasil) - seção brasileira da Oposição de Esquerda Internacional impulsionada por Leon Trotsky.

Foi secretário da Frente Única Antifascista (FUA), de 1933 a 1934, organismo operário que reuniu sindicatos e as diversas tendências do movimento operário brasileiro: (anarquistas, socialistas, sindicalistas-revolucionários, trotsquistas e comunistas) na luta contra o fascismo e o integralismo no Brasil. A FUA organizou a contra-manifestação armada de 7 de Outubro de 1934, na Praça da Sé, em São Paulo, quando o movimento operário de São Paulo dispersou uma manifestação da Ação Integralista Brasileira composta por cerca de seis mil militantes integralistas. Neste confronto armado morreram pelo menos seis guardas civis e o militante da juventude comunista, Décio Pinto de Oliveira, ficando ferido o então jornalista Mário Pedrosa. Esta manifestação ficou conhecida como Revoada dos galinhas-verdes.

Durante a ditadura do Estado Novo exilou-se na Bolívia em 1937 onde trabalhou como ajudante e motorista de caminhão, cobrador de impostos. Foi também professor de introdução à Botânica Pura e Aplicada na escola pública de agronomia, que veio a se chamar Escola de Agricultura e Veterinária de Santa Cruz de la Sierra, onde tornou-se diretor. Nesse período colabora na organização do Partido Operário Revolucionário, seção da recém-fundada IV Internacional. Em 1946 foi expulso da Bolívia.

Ao voltar ao Brasil junta-se a um grupo de militantes que pretendem desenvolver um trabalho marxista no interior do Partido Socialista Brasileiro junto com Antônio Candido, Mario Pedrosa, João da Costa Pimenta e Paul Singer, sendo um dos seus fundadores.

Foi fundador do Partido dos Trabalhadores em 1981, colaborador do Jornal O Trabalho e fundador-presidente do Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa, atualmente sob guarda do Centro de Documentação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP.

Nome do produtor

(1948 -)

Biografia

Clara Levin Ant nasceu na Bolívia em 1948. Filha de judeus poloneses sobreviventes da Segunda Guerra, chegou ao Brasil em 1958 e se considera uma brasileira de coração.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), foi professora de Planejamento Urbano na PUC-Campinas, vice-presidenta da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA), fundadora e uma das primeiras mulheres dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT Nacional). Participou ativamente da construção do Partido dos Trabalhadores, tendo sido deputada estadual de São Paulo de 1987 a 1991 e líder da bancada do partido na Constituinte de São Paulo de 1987 a 1988.

De 1991 a 2002, assessorou Lula nas campanhas eleitorais e nas Caravanas da Cidadania, uma importante atividade do partido no Brasil, além de ter auxiliado na elaboração de diversos projetos de políticas públicas, entre eles o Projeto Moradia e o Fome Zero. Após a eleição de Lula à presidência, atuou como sua assessora especial até 2010, e de 2011 a 2017 foi diretora do Instituto Lula, do qual atua como conselheira até hoje.

Nome do produtor

(Dado não disponível)

Biografia

Nome do produtor

(Dado não disponível)

Biografia

Nome do produtor

(Dado não disponível)

História administrativa

Nome do produtor

(1949-)

Biografia

Nome do produtor

(Dado não disponível)

Biografia

Nome do produtor

(1934-1939)

História administrativa

Nome do produtor

(Dado não disponível)

Biografia

Nome do produtor

(1900-1993)

Biografia

Plínio Gomes de Mello foi um jornalista brasileiro. Foi fundador do Partido dos Trabalhadores, parte do grupo que, junto com Mário Pedrosa, funda a oposição de esquerda no Brasil.

Nome do produtor

(Dado não disponível)

Biografia

Nome do produtor

(1947-1965)

História administrativa

Nome do produtor

(1900-1981)

Biografia

Advogado, escritor, jornalista, crítico de arte e ativista político brasileiro, iniciador das atividades da Oposição de Esquerda Internacional no Brasil, organização liderada por Leon Trótski, nos anos 1930, e da crítica de arte moderna brasileira, nos anos 1940.

Sobre Pedrosa e o também pernambucano Mário Schenberg, falou Lygia Clark: "A influência que ele (Schenberg) teve na minha personalidade foi enorme. Eu, sem cultura nenhuma, sugava todas as conversas que com ele tive, incorporando vivências de seu saber e, brincando, dizia: meus ouvidos foram fecundados por dois seres extraordinários, Mário Schenberg e Mário Pedrosa".

Nome do produtor

(1933-)

História administrativa

Nome do produtor

(Dado não disponível)

História administrativa

Nome do produtor

(1933-)

História administrativa

Nome do produtor

(1900-1988)

Biografia

Lívio Barreto Xavier foi um jornalista e tradutor brasileiro, sobrinho do maior poeta simbolista do Ceará, Lívio Barreto. Amigo de Aristides Lobo, Fúlvio Abramo, Benjamin Péret e Mário Pedrosa. Fundou a Liga Comunista Internacionalista ligada à Oposição de Esquerda Internacional, dirigida por Leon Trótski.

Nome do produtor

(1981-)

História administrativa

O Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa foi criado em 1981, por um grupo de professores, jornalistas e antigos sindicalistas, visando à preservação de registros documentais da história do movimento operário brasileiro e das organizações de esquerda do Brasil e do exterior, sem discriminar quaisquer das tendências, correntes ou partidos

História arquivística

A constituição do acervo origina-se de arquivos e coleções particulares de diversos militantes históricos da esquerda brasileira, como Fúlvio Abramo, Cláudio Abramo, Vitor de Azevedo, Miguel Macedo, Fábio Munhoz, Luis Favre, Clara Ant, Luiz Azevedo, Mário Pedrosa, Plínio Gomes de Melo, Raul Karacik e Lívio Xavier e também de agrupamentos políticos de diversas tendências da esquerda nacional e que tiveram algum dos fundadores do Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa ligados à sua trajetória, como a Liga Comunista Internacionalista e o Partido Socialista Brasileiro, além de diversos sindicatos e organizações de classe, como o Sindicato dos Gráficos e Jornalistas de São Paulo, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, o Comitê Brasileiro de Solidariedade aos Povos da América Latina, entre outros.

Procedência

Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa - 1981 - custódia-1994

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Livros e periódicos relacionados à esquerda brasileira e internacional. Entre os documentos textuais, destacam-se: correspondência e artigos de Mário Pedrosa principalmente no período de 1923-1931, que demonstram a tensão própria deste momento político, tendo entre seus interlocutores Murilo Mendes, Lígia Clark, Francisco Matarazzo Sobrinho, Benjamin Péret, Oscar Neimeyer, Antonio Candido, Pietro Maria Bardi, Tomie Otake, Ferreira Gullar e outros; correspondência e artigos de Lívio Xavier relacionados à política e à arte ; documentação da livraria palavra, editora responsável pela divulgação do grupo trotskista OSI - Organização Socialista Internacionalista.
Fitas cassete com depoimentos de antigos militantes das várias organizações.
Fotografias, cartazes, adesivos, "botons" etc., sobretudo do movimento operário brasileiro, de várias datas e periódicos de organizações clandestinas na década de 1970 sobre a formação do PT e da CUT.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Identificado

Organização
Organizado segundo o gênero documental, com identificação preliminar. Alguns conjuntos já estão pré-classificados e pré-acondicionados.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Com restrição - Necessidade de autorização

Observações
Acesso livre, mas conforme a finalidade da pesquisa é necessário autorização do diretor do CEMAP.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • alemão
  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • italiano
  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Identificação
Notação Anterior
BR SPCEDEM,XX CMP

Nota

Outras
Catálogo Informatizado para os Periódicos e Cartazes.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR SPCEDEM

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DA UNESP. Guia do Acervo. São Paulo: Centro de Documentação e Memória da Unesp, 2007. -Não definido

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DA UNESP. Guia do Acervo. São Paulo: Centro de Documentação e Memória da Unesp,1996. -Não definido

Zona da incorporação