Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho

Área de identificação

Identificador

MGCEMUD

Forma autorizada do nome

Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

  • Universidade

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Av. Paraná, nº 3001 - Bloco 4 - Jardim Belvedere 2

Localidade

Divinópolis

Região

Minas Gerais

Nome do país

Brasil

CEP

35500-970

Telefone

55 37 3229-3561

Fax

E-mail

Área de descrição

Histórico

O Centro de Memória foi instituído em abril de 2005, através da Resolução da Fundação Educacional de Divinópolis – FUNEDI, nº 06, para atender às demandas regionais e da comunidade acadêmica no que diz respeito à promoção e à integração de investigações sobre questões relacionadas à memória, à história oral, tradições e patrimônio cultural, bem como realização de estudos e pesquisas no seu campo de atuação. Nesse sentido, realiza pesquisas sobre questões relacionadas à memória, patrimônio e tradições culturais do Centro-Oeste Mineiro em relação à sociedade, educação, cidade, imprensa, cultura, tradições, patrimônio, acervos e política; disponibiliza para a comunidade acadêmica e geral, um banco de imagens de documentos históricos e fotografias que vem sendo coletados e digitalizados desde o ano 2002; promove eventos acadêmicos com a participação da comunidade e de alunos dos diferentes cursos oferecidos em Divinópolis, Cláudio e Abaeté; interage com os cursos de graduação, pós-graduação e com o Centro de Referência Técnica em Pesquisa e Extensão, realizando atividades, pesquisas e acolhendo alunos em iniciação científica e pós-graduação; promove a realização de estudos e pesquisas interdisciplinares voltados à reconstrução da memória, das tradições e do patrimônio histórico e sociocultural.

  O Centro de Memória Profª Batistina Corgozinho (CEMUD) coloca à disposição da comunidade acadêmica sua infraestrutura e o acesso aos conjuntos documentais sob sua guarda. Aberto à participação de professores interessados em desenvolver projetos de pesquisa sobre a memória enquanto tema transversal que, assim considerado, diz respeito a todas as áreas do conhecimento, está aberto também a alunos que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa de iniciação científica e à população em geral. Entre seus acervos, constam coleções de fotografias de Divinópolis e coleção de jornais editados em Divinópolis na primeira metade do século XX, acervo fotográfico e outros documentos (digitalizados) do Museu Histórico de Divinópolis e Arquivo Público Municipal e outros.

A iniciativa de criação do CEMUD surgiu a partir da execução do projeto “Uso da Tecnologia Digital na preservação da Memória Histórico-Cultural de Divinópolis”, coordenado pela Profª Batistina Maria de Sousa Corgozinho, desenvolvido no período de 2001 a 2003, dentro do Programa de Preservação sob forma digital da Memória Histórico-Cultural de Minas Gerais, criado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Esse projeto foi desenvolvido com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG. O projeto contou com a parceria entre a Fundação Educacional de Divinópolis e Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de digitalizar parte do acervo de documentos históricos sob a guarda do Arquivo Público Municipal de Divinópolis e envolveu alunos dos cursos de diferentes cursos de graduação.

Dentre os resultados desse trabalho durante o período de 2002/2007, destaca-se a criação de um banco de imagens digitais de documentos históricos, com aproximadamente 35.000 imagens, disponibilizados para o público através do Portal da Memória.

A preservação digital não impede o processo de degeneração dos documentos. A integridade física dos mesmos exige a adoção de outros procedimentos tecnológicos e condições de acomodação adequadas e específicas. De qualquer modo, mesmo quando os acervos são preservados devidamente, o seu acesso deve ser feito de forma digital, a não ser que o uso dos documentos fique restrito a alguns poucos pesquisadores. Portanto, a importância do uso da tecnologia digital está ligada não só ao fato de preservar indiretamente o patrimônio documental como principalmente democratizar o seu acesso. A digitalização dos documentos garante sua permanência virtual, mesmo que o suporte de acessibilidade aos mesmos se modifique.

O trabalho desenvolvido por uma equipe de professores e estudantes bolsistas tem transformado o CEMUD numa referência importante para os estudos e pesquisas sobre o Centro-Oeste mineiro.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Realizar estudos sobre a memória, história, patrimônio, tradições e manifestações culturais, promover eventos acadêmicos e extensionistas, interagir com as instituições de educação básica e a Universidade. Realizar pesquisas e atividades extensionistas. Acolher alunos de iniciação científica júnior, iniciação científica, graduação e pós graduação em seus diversos níveis e receber pesquisadores visitantes. Recolher, higienizar, acondicionar, organizar e publicizar acervos de memória e história. Publicar boletins, catálogos e produções acadêmicas através do portal Em Redes e outros meios. Organizar e produzir exposições, seminários e outras atividades afins.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa: Universidade do Estado de Minas Gerais

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

Jornais da primeira e segunda metáde do século XX da região centro-oeste de Minas Gerais; Acervos fotograficos variados; Acervos particulares (diversas tipologias); Acervos institucionais (diversas tipologias); Entrevistas em áudio e vídeo; Acervos gerados pelas pesquisas realizadas pelos pesquisadores vinculados ao Centro de Memória; Fitas em VHS (diversos temas e eventos); entre outros.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Condição de acesso e uso

Consulta aberta ao público.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Reprodução fotográfica, digital, transcrição de originais e videográfica/audiográfica.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR MGCEMUD

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Av. Paraná, nº 3001 - Bloco 4 - Jardim Belvedere 2
Divinópolis, Minas Gerais
BR 35500-970