Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1842-1956 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Iconográfico: 95 fotografias. Textual: 172 metros lineares. 373 livros, 497 caixas e 26 relatórios impressos.
Área de contextualização
Entidade custodiadora
História arquivística
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O acervo é formado, basicamente, por registros de ocorrências e operações policiais, livros de rol de culpados, estatísticas criminais, informações sobre presos e documentos administrativos.
Avaliação, selecão e temporalidade
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
- Os documentos encontram- se organizados conforme as seguintes séries:
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- Correspondência recebida
- 1.1 Presidência da Província
- 1.2 Corpo Policial
- 1.3 Delegacia de Polícia
- 1.4 Magistratura
- 1.5 Diversos
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- Correspondência expedida
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- Gabinete de Identificação e Estatística Criminal
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- Matrícula de autoridades, funcionários, policiais e réus
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- Pessoal
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- Finanças
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- Contratos
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- Ocorrências policiais
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- Operações policiais
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- Diversas séries: Tesouraria da Fazenda Provincial, Administração dos Correios, Diretoria Geral de Obras Públicas dentre outros
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- Expediente
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- Construção e Manutenção de Cadeias e Quartéis
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- Assistência a Alienados
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- Guarda Civil da Capital e Inspetoria de Veículos
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- Serviço Médico Legal e Pronto Socorro Policial
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- Relatórios
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- Fotografias
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
A pesquisa é feita por meio dos originais, exceto os relatórios, que são consultados por meio de microfilmes. As fotografias foram digitalizadas e são consultadas por meio do sistema informatizado de pesquisa na internet.
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
- inventário do Fundo Chefia de Polícia
- Relatórios da Secretaria de Polícia de Minas Gerais
- Sistema informatizado de pesquisa.
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Status
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
- português do Brasil
Fontes
Nota do arquivista
Em junho de 2000 os documentos provenientes da Secretaria de Polícia e da Chefia de Polícia foram reunidos em um único conjunto denominado Chefia de Polícia. A documentação foi organizada em várias fases de trabalho, com equipes distintas. Dessa forma, as séries 8 - Ocorrências policiais e 9 - Operações policiais apresentam caixas com ementa dos documentos, e outras contendo apenas a localidade. Na terceira etapa do Projeto Memória do Estado (2010-2013) foi concluída a organização da documentação da Chefia de Polícia A partir dessa organização foram acrescentadas ao arranjo 5 novas séries, a saber: série 11- Expediente, série 12- Construção e manutenção de cadeias e quartéis, série 13- Assistência a alienados, série 14- Guarda civil da capital e Inspetoria de veículos, e a série 15: Serviço médico legal e Pronto socorro policial. Na série 3 - Gabinete de Identificação e Estatística Criminal entraram os documentos referentes ao Serviço de investigações. Na série 14 - Guarda civil da capital e Inspetoria de veículos entraram os documentos referentes à Guarda Cívica, que foi fundada após a proclamação da República, em 1889, e extinta em 1911. Foram inseridos documentos no Fundo em 2021 e 2022.