Comissão Pastoral da Terra

Área de identificação

Identificador

GOCPT

Forma autorizada do nome

Comissão Pastoral da Terra

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Rua 19, n.º 35 - Ed. Dom Abel, 1º andar - Centro

Localidade

Goiânia

Região

Goiás

Nome do país

Brasil

CEP

74.030-090

Telefone

55 62 4008-6400

Fax

E-mail

URL

www.acervocpt.org.br

Área de descrição

Histórico

Ano de Criação: 2013

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Subsidiar a ação pastoral social em favor dos trabalhadores da terra e dos povos e comunidades tradicionais no Brasil, denunciar violações de direitos humanos desses sujeitos através da análise crítica e aprofundada de dados obtidos a partir do tratamento de documentos que fornecem informações sobre conflitos de terra e água, a violência contra os trabalhadores rurais e seus direitos, e a atuação dos movimentos sociais do campo.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa: Secretaria Nacional da Comissão Pastoral da Terra

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O Centro de Documentação tem como tema principal os conflitos no campo e a violência contra os trabalhadores e trabalhadoras da terra ocorridos no Brasil, assim como as suas lutas de resistência pela terra, pela defesa e conquista de direitos. O acervo é composto predominantemente pelo Fundo Secretaria Nacional da Comissão Pastoral da Terra - CPT. Ele apresenta documentos que tratam de conflitos de terra, de superexploração do trabalho, trabalho escravo, violência contra camponeses, sindicalistas, agentes de pastoral, manifestações, etc., em sua maioria, notícias jornalísticas que informam conflitos que ocorrem no campo; documentos acumuladas pela CPT com a finalidade de compreender e problematizar a realidade conflitiva do campo brasileiro que apresentam variados temas como política agrária, luta pela terra, movimentos e organizações no campo, sindicalismo, Igreja e o campo, etc.; documentos produzidos por agentes de pastoral e clérigos ligados à luta pela terra, militantes de movimentos sociais do campo e acadêmicos; e documentos produzidos pelas instâncias deliberativas e organizativas da CPT como: assembleia, Conselho Nacional, Secretariado Nacional, Congresso, Regionais, etc.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Condição de acesso e uso

Acesso aberto ao público em geral e especializado. Exige-se apresentação individual verbal no balcão de atendimento e informações gerais a respeito da motivação e do objeto da pesquisa. O acesso aos documentos em fase de organização pode estar disponível a depender do estágio do tratamento e condições de manipulação. Solicitações de consulta são analisadas caso a caso.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Mediante autorização prévia do monitor da consulta, podem ser realizadas cópias digitais dos documentos do acervo nos equipamentos do próprio Centro de Documentação ou por equipamento do consulente/pesquisador que não cause danos aos documentos (Scanner planetário portátil, celular, máquina fotográfica ou qualquer outro dispositivo semelhante). Exige-se citação da fonte.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR GOCPT

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Rua 19, n.º 35 - Ed. Dom Abel, 1º andar - Centro
Goiânia, Goiás
BR 74.030-090