Fundo/Coleção AA4 - Delegacia de Ordem Política e Social da Paraíba

Área de identificação

Código de referência

BR PBNCDH AA4

Título

Delegacia de Ordem Política e Social da Paraíba

Data(s)

  • [1935?-1987?] (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Textual(is) -sem especificação - 3,76 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1979 - 1987)

História administrativa

Nome do produtor

(1935 - 1980)

História administrativa

Na Paraíba, encontramos as seguintes denominações : Delegacia de Ordem Política e Social - DOPS – referente ao ato de criação desta delegacia na Paraíba, no ano de 1935, e com documentação referente ao período de 1935 até anos de 1980, sendo produzidas em caráter local, como também poderiam ser recebidas por órgãos de Estados vizinhos que buscavam uma maior cooperação com esta Delegacia; Delegacia de Ordem Política, Social e Econômica - DOPSE – denominação adotada a partir da criação da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba, em 1963. Esta sigla é bastante encontrada nos meios de comunicação durante a década de 1960 e nos anos posteriores aqui na Paraíba. As publicações referente à DOPS na Paraíba costumam trazer principalmente esta denominação, no entanto esta sigla não configura-se como oficial do referido órgão; Delegacia Especial de Ordem Política, Social e Econômica – DEOPSE – denominação encontrada nas fichas do arquivo da DOPS referente à atuação deste órgão desde os anos de 1935 até inicio dos anos 1970. Sua documentação faz referência principalmente a ocorrência no período de 1968 a 1971, constitui-se como sigla oficial encontrada nas fichas desse período referentes à documentação paraibana; Centro de Informações Policiais e de Segurança - CIPS – órgão que substitui a DOPS em 1980, mas continua com as mesmas atribuições da DOPS e ligada ao Sistema Nacional de Informação – SNI. Encontramos considerável número de fichas e processos referentes à atuação da CIPS, que tratam de pessoas espionadas no período de 1979 a 1987. Atualmente a Secretaria de Segurança Pública ainda mantém um Centro de Informações Policiais e de Segurança, não sendo de nosso conhecimento as suas reais atribuições.

Nome do produtor

Nome do produtor

(1935 - 1970)

História administrativa

História arquivística

O acervo documental da DOPS na Paraíba permaneceu até o ano 1993 na Secretária de Segurança Pública, após este período ela foi transferida para o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão, apesar desta transferência a documentação se encontrava em condições deploráveis. Um projeto formulado pela Universidade Federal da Paraíba (Advocacia em Direitos Humanos: Formação, teoria e prática interdisciplinar) estabeleceu em uma de suas metas a organização de acervos sobre violência institucional visando a produção de informações, documentos e relatórios a respeito do tema. A partir do trabalho de organização neste arquivo temos acesso ao acervo da DOPS da Paraíba, que consiste em aproximadamente 6.583 mil fichas cadastrais e 679 processos abertos contra cidadãos considerados subversivos pelo Governo Militar.

Procedência

Secretaria de Segurança Pública do Estado (Paraíba) - Transferência 1993

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A DOPS criada antes do período da Ditadura Militar, mas com uma função diferente a de repreender a vadiagem. Todavia, com a usurpação do poder pelos militares, a organização se deu com novas significações, com o objetivo irrestrito de repreender os opositores do novo regime que se instaurava. Sua denominação variava em cada Estado, podendo ser uma delegacia ou departamento policial. Na Paraíba, por exemplo, encontramos as seguinte denominações: Delegacia de Ordem Política e Social – DOPS; Delegacia de Ordem Política, Social e Econômica – DOPSE; Delegacia Especial de Ordem Política, Social e Econômica – DEOPSE; Centro de Informações Policiais e de Segurança – CIPS.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Organizado totalmente

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Com restrição - Documento(s) sigiloso(s)

Observações
Faz-se necessária a assinatura de Termo de Responsabilidade.

Condiçoes de reprodução

Os documentos podem ser reproduzidos por digitalização, com o fim de comprovação de diretos.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Identificação

Notação Anterior
Delegacia, BR PBNCDH,XX AA4

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR PBNCDH

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Zona da incorporação