Fundo/Coleção VB9 - Família Pedro Ernesto

Área de identificação

Código de referência

BR RJANRIO VB9

Título

Família Pedro Ernesto

Data(s)

  • 1919 - 1984 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Textual(is) -sem especificação - 0,14 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1884-1998)

Biografia

Pedro Ernesto Batista nasceu em Recife no dia 25 de setembro de 1884, filho de Modesto do Rego Batista e de Maria Adelina Siqueira e Silva. Formado em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1908, fundou a Casa de Saúde Pedro Ernesto em 1918 que depois se transformou no hospital do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ).

Ingressou na política participando do movimento tenentista e apoiando a candidatura de Getúlio Vargas para a presidência da República. Após a vitória da Revolução de 1930, foi presidente do “Clube 3 de Outubro” e nomeado interventor do Distrito Federal de 1931 a 1934. Depois prefeito do Distrito Federal de 1935 a 1936. Preso em 1936, após o levante comunista de novembro de 1935, foi julgado pelo Tribunal de Segurança Nacional (TSN), em 07 de maio de 1937, e condenado à pena de três anos e quatro meses de prisão. Ao ser absolvido e solto pelo Supremo Tribunal Militar (STM), em 13 de setembro de 1937, foi detido em Minas Gerais e posto em prisão domiciliar até 1938, juntamente com seu filho Odilon Batista, quando seguiam para o exílio na Argentina. Foi membro efetivo da Academia Nacional de Medicina e do Colégio Americano dos Cirurgiões, além de membro honorário da Academia Francesa de Medicina.

Era casado com Maria Evangelina Duarte Batista e pai de Odilon Duarte Batista e Yolanda Batista Lemos. Faleceu no Rio de Janeiro em 10 de agosto de 1942.

Odilon Duarte Baptista, nasceu no Rio de Janeiro, em 26 de outubro de 1910, filho de Pedro Ernesto e de Maria Evangelina Duarte Batista. Formou-se, em 1932, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, atual UFRJ. Iniciou suas atividades profissionais na Casa de Saúde Pedro Ernesto. Em 1933, foi nomeado para o quadro de médicos da Colônia Juliano Moreira e do recém-criado Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos (IAPM). Três anos depois, devido à sua participação na Aliança Nacional Libertadora (ANL), foi preso e demitido do IAPM e do Ministério da Educação, ao qual se subordinava a Colônia Juliano Moreira. Em 1938, retornou ao IAPM, passando então a chefiar o Centro Cirúrgico, atividade que exerceu até 1964, quando todos os chefes de clínica do Hospital dos Marítimos foram destituídos de seus cargos. Foi, em 1953 e 1954, presidente da Associação Médica do Distrito Federal (AMDF). Além das atividades de caráter sindical, atuou em diversos movimentos políticos, tendo pertencido ao Conselho Mundial da Paz. Morreu em 1998. (fonte: http://basearch.coc.fiocruz.br/index.php/odilon-baptista)

Nome do produtor

(1886 - 1970)

Biografia

Nome do produtor

(1910 - 1998)

Biografia

Nome do produtor

(1884 - 1942)

Biografia

Foi prefeito do então Distrito Federal por dois períodos, entre 30 de setembro de 1931 e 2 de outubro de 1934, bem como entre 7 de abril de 1935 e 4 de abril de 1936. Pedro Ernesto foi revolucionário de 22, 26 e 30, e era chamado de "Mãe dos Tenentes" pelo respeito e admiração que tinham por ele.

Primeiro político a dar apoio financeiro ao carnaval — dentro de um projeto que visava transformar o Rio de Janeiro numa potência do turismo —, Pedro Ernesto foi considerado um dos maiores benfeitores das escolas de samba, e alcançou tamanha popularidade que chegou a ser cotado para a Presidência da República, antes de ser preso, sob acusação de ser comunista.

Nome do produtor

(1915 - 1997)

Biografia

Entidade custodiadora

História arquivística

O acervo estava originalmente com Odilon Batista, filho do Pedro Ernesto Batista. Após sua morte em 1998, sua filha, Vera Marina Baptista Montagna manteve as cartas sob sua guarda. Por ocasião de uma mudança de cidade, Vera entregou os documentos a sua prima Maria Helena Mossé, filha de Yolanda Batista Lemos, que decidiu doá-los ao Arquivo Nacional.

A entrega da documentação ao Arquivo Nacional foi realizada em agosto de 2021, pela Maria Helena. A formalização da doação, com a assinatura do termo de doação e publicação no Diário Oficial da União se deu em 12 de abril de 2022.
Processo n. 8227.000106/2019-89.

Procedência

Mossé, Maria Helena - 2021 - doação - 1

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

As cartas trocadas entre Pedro Ernesto, Yolanda Batista e Odilon, durante o período em Pedro estava preso e Odilon auto exilado na Europa, tratam do estado de saúde de Pedro Ernesto, da prisão em hospital, primeiro no da Penitência e depois o da Polícia Militar; do processo e julgamento pelo Supremo Tribunal Militar, e sua absolvição por unanimidade, instalação de tribunal , das impressões da cidade de Lisboa e do Rio de Janeiro, das perseguições políticas, da denúncia contra Odilon e os pedidos constante para que fique fora do Brasil, da censura a correspondência. Certidão de óbito, estatuto da Sociedade de Amigos do Pedro Ernesto, recibos e pedido de demissão de funcionário do cargo que exercia na Casa de Saúde e Maternidade Pedro Ernesto. Recortes de jornais com reportagens biográficas de Pedro Ernesto.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Identificado

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Pedro Ernesto Batista -PEB - Fundação Getúlio Vargas. Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil (CPDOC)

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Escritos - CODES
Equipe de Documentos Privados - DP

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJANRIO

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados