Fundação Museu e Arquivo Público do Município de Campo Belo

Área de identificação

Identificador

MGFUMAPCB

Forma autorizada do nome

Fundação Museu e Arquivo Público do Município de Campo Belo

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

  • Público do Executivo Municipal

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Praça Ibraim Abrão, nº 35 - Centro

Localidade

Campo Belo

Região

Minas Gerais

Nome do país

Brasil

CEP

37270-000

Telefone

55 35 3832-5753

Fax

E-mail

Área de descrição

Histórico

O Museu Histórico de Campo Belo surgiu da necessidade de organização do acervo documental, histórico e artístico do Município.

A idéia de se criar o Museu surgiu em 1978, quando a cidade vivia o clima de euforia para o ano de 1979 quando aconteceria o seu primeiro Centenário. O Senhor Divino Dias Maciel, juntamente com a professora Eva Victória Rios começaram a juntar algumas peças e passaram a divulgar a idéia através da imprensa e a procurar pessoas que os apoiassem. Mas não aconteceu no Ano do Centenário...

Após alguns anos, com o apoio da professora Marli Carvalho Pacheco, então presidente da Academia Campo-Belense de Letras e outros membros e por intermédio do Dr. Romeu Tarcísio Cambraia, eficiente funcionário do Banco do Brasil S/A, na época, conseguimos o espaço no 2º andar da antiga Agência à Rua João Pinheiro nº 290, onde passaria a funcionar com a Academia Campo-Belense de Letras.

O Museu Municipal foi criado pelo Projeto da Lei nº 067/90 de 31 de agosto de 1990, na administração do Prefeito João Rodrigues Trindade, e sancionada pela Lei nº 1419 de 18 de setembro, sendo inaugurado no dia 25 de setembro de 1990. Seu primeiro presidente foi o Sr. Divino Dias Maciel que permaneceu no cargo até meados de 1996.

Corria o ano de 1997, já na administração do Prefeito Geovani José de Sousa, sentindo necessidade de um apoio maior à entidade e com base no art. 171, da Lei Orgânica, teve suas diretrizes traçadas para assegurar políticas preservacionistas, modernas e eficazes, e garantir o acesso de todos os cidadãos à cultura e às informações. Instala-se assim a Fundação Museu e Arquivo Público Municipal, a qual manterá sob sua custódia, recuperará e preservará a documentação histórica do Município, assegurando a transparência administrativa que deve presidir a gestão dos negócios públicos, através do Projeto de Lei nº 60/97 de 25-08-1997 e da Lei nº 2002 de 23-15-1997 sendo eleita sua primeira Presidente Sra. Vanda Maria Vilela de Sousa. A Fundação continuou a funcionar no antigo prédio da ex-Minas Caixa, a Rua João Pinheiro nº 101, e, no dia 25-06-2000 passou para seu espaço próprio, antiga estação da Rede Ferroviária Federal, à Praça Ibraim Abrão nº 35, onde vem desempenhando seu importante papel de órgão consultivo, fiscalizador e controlador das políticas de proteção, conservação e acessamento do patrimônio museológico e arquivístico do município de Campo Belo. O prédio constitui o primeiro e mais importante acervo histórico da cidade. O edifício restaurado e adaptado para abrigar a Fundação Museu e Arquivo Público foi criteriosamente projetado para servir aos objetivos da mesma respeitando suas características de estilo.

Em sua constituição e distribuição o acervo foi classificado de forma temática e agrupa os diversos elementos que compõem a história Campo-Belense de sua origem aos dias atuais.

Consta do acervo atual peças indígenas encontradas na região, inúmeras fotografias, equipamentos agropecuários do início do século, teares, rocas, instrumentos musicais, indumentárias de época, armas e objetos usados pela F.E.B, peças sacras, móveis e utensílios coloniais, mobiliário escolar, instrumentos de uso médico e dentário, peças da rede ferroviária, etc.

Seguindo suas diretrizes de tratar o espaço como um Museu vivo, interativo e dinâmico, a equipe de funcionários tem proporcionado à comunidade, especialmente às escolas oportunidade de participar de eventos ricos e interativos como semanas pedagógicas, comemorações cívicas e outros.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Custodiar, preservar e difundir a memória histórica, cultural e científica da região e em especial do Município de Campo Belo.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa: Prefeitura Municipal de Campo Belo

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De terça a sexta feira das 12h às 18h e aos sábados de 12h às 17h.

Condição de acesso e uso

Consulta aberta ao público

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Reprodução eletrostática e fotográfica

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR MGFUMAPCB

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Praça Ibraim Abrão, nº 35 - Centro
Campo Belo, Minas Gerais
BR 37270-000