Fundação Nacional dos Povos Indígenas

Área de identificação

Identificador

BR DFFUNAI

Forma autorizada do nome

Fundação Nacional dos Povos Indígenas

Forma(s) paralela(s) de nome

  • Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Brasil)

Outra(s) forma(s) de nome

  • FUNAI

Tipo

  • Público do Executivo Federal

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

SCS 9, Bloco A, Torre B, sala 205-F

Localidade

Brasília

Região

Distrito Federal

Nome do país

Brasil

CEP

70.308-200

Telefone

55 61 3247-6552

Fax

E-mail

Área de descrição

Histórico

Ano de criação: 1967

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro. Criada por meio da Lei nº 5.371, de 5 de dezembro de 1967, vinculada ao Ministério dos Povos Indígenas, é a coordenadora e principal executora da política indigenista do Governo Federal. Sua missão institucional é proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil.

Cabe à Funai promover estudos de identificação e delimitação, demarcação, regularização fundiária e registro das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas, além de monitorar e fiscalizar as terras indígenas. A Funai também coordena e implementa as políticas de proteção aos povos isolados e recém-contratados.

É, ainda, seu papel promover políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável das populações indígenas. Nesse campo, a Funai promove ações de etnodesenvolvimento, conservação e a recuperação do meio ambiente nas terras indígenas, além de atuar no controle e mitigação de possíveis impactos ambientais decorrentes de interferências externas às terras indígenas.

Compete também ao órgão a estabelecer a articulação interinstitucional voltada à garantia do acesso diferenciado aos direitos sociais e de cidadania aos povos indígenas, por meio do monitoramento das políticas voltadas à seguridade social e educação escolar indígena, bem como promover o fomento e apoio aos processos educativos comunitários tradicionais e de participação e controle social.

A atuação da Funai está orientada por diversos princípios, dentre os quais se destaca o reconhecimento da organização social, costumes, línguas, crenças e tradições dos povos indígenas, buscando o alcance da plena autonomia e autodeterminação dos povos indígenas no Brasil, contribuindo para a consolidação do Estado democrático e pluriétnico.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa: Ministério dos Povos Indígenas

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O Fundo Funai é um fundo aberto (1967-atual), composto pelos documentos produzidos e recebidos pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas no exercício de suas competências, e fornece um retrato fiel das relações entre o Estado Brasileiro e os povos indígenas ao longo da Ditadura Militar e da Sexta República.

Por meio da subunidade custodiadora Museu do Índio (RJ), a Funai também é a responsável pela preservação e acesso aos documentos de órgãos extintos cujas competências definiram a política indigenista nacional, sendo estes os fundos Comissão Rondon (1890-1935), Conselho Nacional de Proteção aos Índios (1939-1967), Fundação Brasil Central (1943-1967) e Serviço de Proteção aos Índios (1910-1967).

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Condição de acesso e uso

Os serviços arquivísticos são gratuitos para todo usuário, nacional ou estrangeiro. O acesso às informações acontece de forma remota, a partir de cópia digital dos documentos selecionados por pesquisa arquivística. A pesquisa deve ser solicitada por meio do endereço arquivo@funai.gov.br, e o usuário deve apresentar as palavras-chave, intervalos temporais e outras informações relevantes para os documentos de seu interesse.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

A reprodução de documentos ocorre por cópia em formato digital, pdf. Cópias em outros formatos ou suportes (como impressão em papel ou arquivo digital em alta qualidade) podem ser solicitadas, mas dependem das condições de conservação dos documentos e da capacidade técnica do arquivo.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR DFFUNAI

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Povos Originários (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

SCS 9, Bloco A, Torre B, sala 205-F
Brasília, Distrito Federal
BR 70.308-200