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Description archivistique
Fundo
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Arthur Bernardes

  • BR MGAPM AB
  • Fundo
  • 1898-1975
  • Documentos Textuais: Correspondência de natureza pessoal e política. São documentos referentes a negócios, impostos, colégio dos filhos, título de eleitor, passaporte, testamento, dossiês diversos, artigos de jornais, discursos, monografias, panfletos, volantes, folhetos, revistas, jornais referentes à campanha política, ao seu governo, à revoltas e revoluções, à campanha nacionalista, cartas, cartões, telegramas de cunho político, de pedido de favor, de agradecimento, de solidariedade e apoio. Relatórios administrativos, pareceres, exposições, processos, projetos de lei, estudos sobre nacionalização, resoluções. Homenagens póstumas e as comemorações do centenário de seu nascimento.
  • Fotografia: Da mesma forma que a documentação textual, o acervo retrata a vida familiar, a trajetória política e as comemorações do centenário de nascimento do titular.
  • Filmes: Viagem do Presidente Arthur Bernardes ao Rio em campanha política, posse na Presidência da República, recepção do Príncipe herdeiro da Itália, Humberto de Savoia, viagem do Príncipe à Bahia, posse do Presidente Mello Vianna na Presidência do Estado de Minas, banquete oferecido ao presidente do Chile no Copacabana Pálace no Rio de Janeiro.
  • Mapas: Estudos sobre áreas militares e revoltas nas regiões de Goiás e Mato Grosso.

Câmara dos deputados

  • BR MGAPM CD
  • Fundo
  • 1891-1989

O acervo é composto por atas, relatórios, anais, correspondências, proposições, pareceres e projetos elaborados pela Câmara dos Deputados.

Conselho Administrativo do Estado de Minas Gerais

  • BR MGAPM CAM
  • Fundo
  • 1939-1948

O arquivo é composto de atas de reuniões e sessões, legislação, recortes de jornais, livros de registros de nomeação e licença de funcionários.

David Moretzsohn Campista

  • BR MGAPM DMC
  • Fundo
  • 1887-1953

O acervo é composto por correspondências e recortes de jornais. A documentação trata de assuntos diversos, tais como: política, Clube Republicano, questões internacionais, publicação de livro, construção de Belo Horizonte, nomeação como ministro da Fazenda e posse como secretário de Estado.

Família Joaquina Bernarda do Pompéu

  • BR MGAPM FJBP
  • Fundo
  • 1746-1982

Documentos textuais: correspondência de natureza pessoal e política, requerimentos, procurações, escrituras, recibos (compra, venda e partilha de bens), pagamentos de dízimos, receitas médicas, simpatias e outros. Fotografias: família, cidades, fazendas, monumentos e documentos.

Francisco de Assis Gonçalves

  • BR MGAPM FAG
  • Fundo
  • 1922-1933
  • Cartas entre familiares sobre saúde, vida social e familiar, amigos, movimento das fazendas, inventário de D. Mariquinhas e de Sô Cotta.
  • Documentos referentes à política: circulares com pedidos de votos, consulta partidária, convocações para reuniões da Câmara Municipal e para eleições, cópias de atas e decretos municipais.
  • Documentos referentes à atividade de rábula: liquidações de negócios, petições, venda e aluguel de imóveis, espólios, inventários, escrituras, etc.
  • Documentos sobre os negócios: correspondência comercial sobre compra e venda de café, ouro e Outros produtos, transporte, pagamentos de impostos, movimento de tropas, empréstimo de dinheiro e de animais, intermediação de negócios, balanço e contas correntes da Firma Pio Gonçalves e Irmão - Loja 'A Primavera'.

Instituto de Tecnologia Industrial

  • BR MGAPM ITI
  • Fundo
  • 1944-1972

O acervo é composto por certificados oficiais de concessão de patentes e privilégios de invenções.

Israel Pinheiro da Silva

  • BR MGAPM IPS
  • Fundo
  • 1892-2002

O acervo é composto por correspondências, discursos, dossiês, relatórios, projetos, estatutos, atas de assembleias, diplomas, análise e estudos de obras públicas, programas de viagem, títulos de cidadão honorário, fotografias, mapas, plantas e recortes de jornais

Júlio Bueno Brandão

  • BR MGAPM JBB
  • Fundo
  • 1884-1960

O acervo é composto por documentos pessoais, correspondências, atas, anais, discursos, clippings e recortes de jornais. A documentação trata de assuntos relativos à vida pessoal de Bueno Brandão, partidos políticos, com destaque para o Partido Republicano Mineiro (PRM), sucessões presidenciais brasileiras, comissão de finanças do estado de Minas Gerais e questões de natureza política e administrativa da cidade de Ouro Fino, Belo Horizonte e região sul de Minas.

Percival Farquhar

  • BR MGAPM PF
  • Fundo
  • 1897-1967

Possui correspondências relativas a negócios, propostas de contratos, memorandos, estatutos, regimentos de suas empresas e biografia do titular

Presidência da Província

  • BR MGAPM PP
  • Fundo
  • 1818-1890
  • Presidente da Província: administrar na província os órgãos e serviços provinciais (obras públicas, instrução pública, tesouraria provincial, Secretaria de Governo, etc) e gerais (Governo Central), sancionar e vetar as leis provinciais, fazer executar a legislação provincial e a imperial.
  • Secretaria de Governo: administrar a correspondência oficial das diversas repartições, informar ao presidente os negócios provinciais e gerais (estudar, examinar, dar parecer, dirigir os trabalhos, etc)

Repartição Especial das Terras Públicas

  • BR MGAPM TP
  • Fundo
  • 1850-1875

Registros das terras da província efetuados pelos vigários das paróquias, descrevendo a localização, limites, data e os proprietários de terras. Há também registros de circulares, ofícios e informações do Governo Provincial sobre as terras devolutas na Província de Minas.

Secretaria de Estado de Segurança Pública

  • BR MGAPM SESP
  • Fundo
  • [1956-2000]

Informes, informações, telegramas, panfletos, materiais de propaganda, pedidos de busca, prontuários, dossiês, relatórios, recortes de jornais, documentos processuais e correspondência policial sobre monitoramento de indivíduos e grupos considerados subversivos, terrorismo, política nacional e internacional, planejamento e realização de operações policiais em diversas localidades de Minas Gerais e outros estados, despachos de gabinete e rotinas de administração de pessoal e recursos materiais.

Secretaria de Segurança e Assistência Pública

  • BR MGAPM SSA
  • Fundo
  • 1925-1955
  • O acervo encadernado é composto de documentos referentes a livros-caixa, contas-correntes, consignação e matrículas dos alunos dos institutos e escolas de aprendizagem, preservação, reforma e abrigo de menores, receitas e despesas, registro de valores depositados e objetos achados e recolhidos à tesouraria da Secretaria, registro de pessoal, portarias de nomeação de autoridades policiais, movimento de delegados especiais, cadernos de requisição de passes, registro de réus recolhidos em cárcere, registros de condenados em liberdade condicional ou com penas suspensas e registro geral de doentes.
  • O acervo não encadernado é composto de documentos referentes a correspondências dirigidas ao Secretário sobre assuntos políticos, administrativos e serviços eleitorais, contas-correntes, receitas e despesas, aquisição de material, nomeação, matrícula, transferência, exoneração, aposentadoria e licença de pessoal, tesouraria e contabilidade geral, construção e reforma de edifícios de órgãos vinculadas à Secretaria, correspondências referentesapresos, ocorrências policiais e relatórios de delegados, consignação e matrículas de alunos, folhas de pagamento de pessoal e correspondências referentes aos institutos e escolas de aprendizagem, inclusão e exclusão de internos, relatórios de construção e reforma dos institutos de assistência a alienados, convênio e subvençõesainstituições de saúde dentre outros.
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