Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Área de identificação

Identificador

RJIHGB

Forma autorizada do nome

Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

  • IHGB

Tipo

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Av. Augusto Severo, n. 8º, 9º/13º andar
Glória

Localidade

Rio de Janeiro

Região

RJ

Nome do país

Brasil

CEP

20021-040

Telefone

55 21 2252-4430 / 2509-5107

Fax

Nota

Área de descrição

História

O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro nasceu, em 1838, da aspiração de uma entidade que refletisse a nação brasileira que, não muito antes, conquistara a sua Independência.
Na Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional – hoje, por sucessoras, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro –, os secretários, cônego Januário da Cunha Barbosa e marechal Raimundo José da Cunha Matos, apresentaram proposta para a sua criação, concretizada em 21 de outubro daquele ano, em Assembléia Geral, firmada por 27 fundadores, previamente escolhidos.
Em 177 anos de profícua existência, tem-se caracterizado por atividades múltiplas, nos terrenos cultural e cívico, pela reunião de volumoso e significativo acervo bibliográfico, hemerográfico, arquivístico, iconográfico, cartográfico e museológico, à disposição do público, durante todo o ano, e pela realização de conferências, exposições, cursos, congressos e afins.
Contou com o patronato do imperador d. Pedro II, a quem foi dado o título de Protetor, o qual incentivou e financiou pesquisas, fez doações valiosas, cedeu sala no Paço Imperial para sede do Instituto, em seus passos iniciais, e presidiu mais de 500 sessões.
Os grandes nomes da política, das artes, das letras, da magistratura, do magistério e das atividades produtivas do país têm integrado seu Quadro Social.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Estrutura administrativa

Diretoria — (2014-2015)
Presidente: Arno Wehling
1º Vice-Presidente: Victorino Coutinho Chermont de Miranda
2º Vice-Presidente: Affonso Arinos de Mello Franco
3º Vice-Presidente: José Arthur Rios
1ª Secretária: Cybelle Moreira de Ipanema
2ª Secretária: Maria de Lourdes Viana Lyra
Tesoureiro: Fernando Tasso Fragoso Pires
Orador: Alberto Vasconcellos da Costa e Silva
Conselho Fiscal
Comissões Permanentes
Conselho Consultivo
Diretorias Adjuntas

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Salão Nobre
Com capacidade para 120 convidados e 84 sócios, é decorado com o quadro da "Coroação de Pedro II", de Manuel de Araújo Porto Alegre, de 1842, a cadeira com que o Imperador presidiu 506 sessões do Instituto e o "Marco de Cananéia", pedra com as armas de Portugal, datada do primeiro terço do século XVI.
Sala Pedro Calmon
No 12º andar, dispondo de 50 lugares para convidados e 28 para sócios, é utilizada para posses solenes, conferências, assembleias, cursos e outros eventos.
Sala da CEPHAS
Local das sessões desta Comissão, bem como das sessões administrativas mensais, privativas de sócios, contando com 58 lugares. Localizada no 12º andar.
Biblioteca
Formada por milhares de títulos, entre livros, periódicos e folhetos. Parte significativa é composta de obras dos séculos XVI a XIX, em diversos idiomas, muitas doadas pelo imperador Pedro II, como a preciosa "Coleção Teresa Cristina". Possui outras coleções importantes, como a Manuel Barata, especializada em temas paraenses, e a do embaixador Guerreiro de Castro sobre genealogia e heráldica. Constitui um dos mais expressivos acervos bibliográficos sobre História do Brasil.
A Biblioteca recebe consulentes de todas as partes do Brasil e do exterior. O atendimento é feito na Sala de Leitura, via FAX (+55-21) 2252-4430, e-mail biblioteca@ihgb.org.br e por correspondência postal.
Sala de Leitura
A consulta ao acervo do IHGB, composto de livros, periódicos, manuscritos, iconografia e objetos museológicos, é feita nos terminais da Sala de Leitura, complementada pelos catálogos ainda em ficha que estão sendo também informatizados. A coleção da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a dos Institutos Históricos Estaduais estão disponíveis para consulta imediata.

Acervo

Reúne mais de 160.000 documentos, entre manuscritos - muitos deles, papéis oficiais e cópias de época - e álbuns, fotos, etc. O arquivo possui também, mais de cem arquivos pessoais, como os dos presidentes Prudente de Morais, Rodrigues Alves, Epitácio Pessoa e Emilio Garrastazu Medici, de figuras do Império e da República (José Bonifácio, Gen. Osório, Visconde de Ouro Preto, Paulo de Frontin, Macedo Soares e outros), e o acervo da extinta União Democrática Nacional - UDN.
Mapoteca
Mapas e atlas, em especial antigos, do Brasil e do mundo compõem a coleção cartográfica.
Museu
Detém um acervo diversificado. O Museu descreve a trajetória do Instituto, desde sua fundação, em 1838, ao lado de outras peças do maior valor histórico e artístico. Exibe pinturas, louça brasonada, cristais, condecorações, arte popular brasileira e objetos pessoais de figuras da História do Brasil e de antigos sócios.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Inventários nos quais os documentos estão ordenados cronologicamente ou por série, consignando a entrada pelos seus autores.
Relações do conteúdo das caixas.
Catálogo em fichas desdobradas onomasticamente e por assuntos.
Banco de dados dos Arquivos: Paulo de Frontin, Hélio Viana, Fonseca Hermes, João Severiano, Wanderley Pinho e Victorino Chermont de Miranda.
https://www.ihgb.org.br/pesquisa.html

Área de acesso

Horário de funcionamento

Segunda a sexta-feira das 9:30h às 17h.

Condição de acesso e uso

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da instituição

BR RJIHGB

Regras ou convenções utilizadas

Status

Versão preliminar

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e obsolescência

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Período Joanino (Thematic area)
  • Acervos privados presidenciais (Thematic area)
  • Sudeste (Geographic subregion)

Contato principal

Av. Augusto Severo, n. 8º, 9º/13º andar Glória
Rio de Janeiro, RJ
BR 20021-040