Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina

Zone d'identification

Identifiant

SCIHGSC

Forme autorisée du nom

Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina

forme(s) parallèle(s) du nom

Autre(s) forme(s) du nom

Type

  • Privado - Entidade coletiva

Zone du contact

Type

Adresse

Adresse physique

Avenida Hercílio Luz, nº 523

Localité

Florianópolis

Région

Santa Catarina

Nom du pays

Brésil

Code postal

88.020-000

Téléphone

55 48 3222-5111

Fax

Courriel

Zone de description

Historique

O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina – IHGSC foi fundado em 07/09/1896, em Florianópolis, sendo uma instituição de caráter científico e cultural.

Seu idealizador foi José Artur Boiteux, que contou com a participação de representantes do meio político, cultural e econômico da época, incluindo professores, comerciantes, industriais e profissionais liberais, num total de 30 fundadores.

Hoje conta com mais de 200 membros, entre Eméritos, Efetivos, Correspondentes, Honorários e Beneméritos.O Instituto realiza sessões administrativas e solenes em sua sede e nos vários municípios catarinenses, comemorativas a datas de expressão para a História de Santa Catarina.

Participa, também, dos eventos promovidos pela comunidade dos Institutos Históricos e Geográficos Brasileiros e de outros países. Além dos Anais dos diversos Cursos e Simpósios que realiza, o Instituto publica uma Revista anual com ensaios de seus associados, um Boletim mensal no qual divulga suas atividades, e duas coleções de livros:

A Catariniana, que publica textos inéditos de expressiva importância para a historiografia catarinense, e Ensaios, dedicada à publicação de biografias de personalidades da história catarinense.

Com um arquivo histórico de expressiva documentação e uma biblioteca (a mais completa sobre assuntos catarinenses), além de uma importante mapoteca, fototeca e hemeroteca, o IHGSC constitui-se no mais importante centro da memória catarinense.

Objetivos O Instituto tem por objetivos pesquisar, investigar, interpretar e divulgar fatos históricos, geográficos, etnográficos, arqueológicos, genealógicos e das demais ciências afins à História e à Geografia, relacionados com o Estado de Santa Catarina.

Contexte géographique et culturel

Textes de référence

O Instituto tem por objetivos pesquisar, investigar, interpretar e divulgar fatos históricos, geográficos, etnográficos, arqueológicos, genealógicos e das demais ciências afins à História e à Geografia, relacionados com o Estado de Santa Catarina.

Structure administrative

Gestion des archives courantes et intermédiaires et politiques de collecte

Bâtiments

Fonds

A Biblioteca do IHGSC conserva uma valiosa coleção de livros, fotografias, revistas, documentos e jornais organizados ao longo de mais de 100 anos. Arquivo de José Boiteux: - Série 'Correspondência' (cartas e similares; cartões e telegramas); - Série Documentação Pessoal' (certidões; atestados; diplomas; recibos e outros); - Série 'Produção Intelectual' (ensaios; poesias; discursos, artigos literários de José Boiteux e de terceiros); - Série Jurídico-Administrativo (procurações; propostas orçamentárias; mapas estátisticos); - Série 'Política' (proposta eleitoral; folhetos; mapas de apurações de votos; - Série 'Recortes de Jornais' (artigos escritos por José Boiteux sob o pseudônimo 'Cantu-Mirim'; - Série 'Fotografias' (fotos em preto e branco); - Série 'Homenagens Póstumas' (documentos pós-morte de José Boiteux e correspondência de pêsames). Referência BAHIA, Eliana Maria dos Santos; CORREA, Carlos Humberto P. (Carlos Humberto Pederneiras). Perfil de Jose Arthur Boiteux : um construtor da cultura catarinense. 1994. vi, 198f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciencias Humanas.

Instruments de recherche, guides et publications

Zone de l'accès

Heures d'ouverture

De segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Conditions d'accès et d'utilisation

Consulta aberta ao público.

Accessibilité

Zone des services offerts

Services d'aide à la recherche

Services de reproduction

Reprodução digital.

Espaces publics

Zone du contrôle

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

BR SCIHGSC

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Final

Niveau de détail

Moyen

Dates de production, de révision et de suppression

Langue(s)

  • portugais brésilien

Écriture(s)

Sources

Notes de maintenance

Mots-clés

Points d'accès

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Presse-papier

Contact principal

Avenida Hercílio Luz, nº 523
Florianópolis, Santa Catarina
BR 88.020-000