Fundo IP - Instrução Pública

Área de identificação

Código de referência

BR MGAPM IP

Título

Instrução Pública

Data(s)

  • 1818-1899 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

36,25m de documentos textuais (196 volumes e 326 caixas)

Área de contextualização

Entidade custodiadora

História arquivística

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O arquivo é composto de documentos referentes à coordenação e inspeção do ensino público na Província de Minas Gerais, atas de concurso de professores, de sessões do Conselho Diretor, de exames de alunos, de instalação de escolas e de visitas, atestados, certificados, diplomas, matrícula e freqüência de alunos, juramento e posse de profissionais da instrução pública, livros de ponto de professores, provas e pareceres, correspondência entre o Presidente da Província, diretores, delegados de círculos literários, escolas, órgãos fazendários e outros.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

  • Os documentos encadernados seguem a ordenação cronológica.
  • Os documentos não encadernados estão organizados em séries e subséries, de acordo com o arranjo a seguir.
  • Série 1: Correspondência Recebida
  • Subsérie 1.1: Presidência da Província
  • Subsérie 1.2: Círculos Literários
  • Subsérie 1.3: Escolas Oficiais e Particulares
  • Subsérie 1.4: Órgãos Fazendários
  • Subsérie 1.5: Requerimentos (enviados ao Inspetor Geral da Comarca)
  • Subsérie 1.6: Atestados, Procurações e Certificados
  • Subsérie 1.7: Diversos (outras províncias, polícia, magistratura e outros).
  • Série 2: Correspondência Expedida
  • Subsérie 2.1: Escolas Oficiais e Particulares (organizado por escolas)
  • Subsérie 2.2: Círculos Literários
  • Subsérie 2.3: Atestados, Certificados e outros.
  • Subsérie 2.4: Presidência da Província, Secretaria de Governo, Fazenda Provincial e outros.
  • Série 3: Documentação Interna
  • Subsérie 3.1: Portarias (nomeação, designação, licença, suspensão e restauração de ensino).
  • Subsérie 3.2: Mapas e listas: (aulas, posses, matrícula e frequência de alunos e funcionários)
  • Subsérie 3.3: Provas e pareceres
  • Subsérie 3.4: Atas (instalação de escolas, congregação de professores, exames de alunos e visitas de inspetores)
  • Subsérie 3.5: Diversos (conselho diretor, despesas, editais, relação de livros e Materiais e outros)

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Acessível a partir do acervo digitalizado ou dos originais.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Apesar da Instrução Pública ser institucionalizada apenas em 1824, em seu acervo constam resíduos de documentos que datam de 1818. Devido as constantes mudanças administrativas a denominação do fundo foi dada em decorrência de sua função.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Nota do arquivista

Os itens encadernados possuem numeração sequencial independentemente da série ou subsérie. Os itens não encadernados são numerados sequencialmente em cada subsérie.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

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