Fundo/Coleção J6 - Ministério dos Negócios do Interior

Área de identificação

Código de referência

BR RJANRIO J6

Título

Ministério dos Negócios do Interior

Data(s)

  • 1890 - 1894 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Cartográfico(s) -planta(s) - 2 item(ns)
Iconográfico(s) -desenho(s) - 1 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 0,5 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1890 - 1891)

História administrativa

Pouco depois de proclamada a República, o Governo Provisório promoveu uma reforma administrativa separando os negócios interiores dos da Justiça, com a criação do Ministério dos Negócios do Interior.
Um dos primeiros atos de 1890 do Governo Provisório, o decreto n. 183, de 27 de janeiro de 1890, fixou a despesa do Ministério dos Negócios do Interior para o exercício do referido ano, definindo com isso o escopo da pasta, os assuntos e os órgãos que lhe estavam afetos. Cabia-lhe, por exemplo, despesas com o Senado e a Câmara, com o culto público e seminários episcopais, o pessoal das faculdades de direito e medicina, a Escola Politécnica, a Escola de Minas de Ouro Preto, a Inspetoria da Instrução Primária e Secundária da Capital Federal, Internato e Externato do Instituto Nacional, a Escola Normal, a Diretoria Geral de Estatística, a Academia das Belas Artes, o Instituto Nacional de Música, o Instituto dos Meninos Cegos, o Instituto dos Surdos-Mudos, o Asilo dos Meninos Desvalidos, o Observatório do Rio de Janeiro, o Arquivo Público, a Biblioteca Nacional, a Inspetoria Geral de Higiene, a Inspetoria Geral de Saúde dos Portos, lazaretos e hospitais marítimos, socorros públicos, limpeza do Rio de Janeiro (cidade e praias), Laboratório do Estado e obras.
No mês subsequente, com o decreto n. 216, de 22 de fevereiro de 1890, organizou-se a administração central do Ministério, a chamada Secretaria de Estado dos Negócios do Interior, convertendo as três diretorias instituídas pelo decreto n. 5659, de 6 de junho de 1874, em seções e as subordinando a um diretor-geral.
Já no ano seguinte, a lei n. 23, de 30 de outubro de 1891, ao reorganizar a administração federal, os negócios do Interior voltaram a se juntar aos da Justiça, assumindo o Governo a seguinte configuração: Ministério da Fazenda; Ministério da Justiça e Negócios Interiores; Ministerio da Indústria, Viação e Obras Públicas; Ministério das Relações Exteriores; Ministério da Guerra; Ministério da Marinha.
Assim foi definida a competência do então Ministério da Justiça e dos Negócios Interiores: os serviços e negócios relativos à administração da justiça local do Distrito Federal e à administração da Justiça federal, tanto neste distrito como nos estados; a polícia do Distrito Federal, bem como a administração do Corpo de Bombeiros; a Guarda Nacional no Distrito Federal e nos estados; tudo que for concernente ao desenvolvimento das ciências, letras e artes, à instrucção e à educação e seus respectivos institutos nos limites da competência do Governo Federal e, inclusive, a catequese dos índios; os demais serviços que pertenciam ao Ministério do Interior.
A Secretaria de Estado passou a ser composta de uma seção de Contabilidade e das seguintes diretorias: dos Negócios da Justiça (1a Diretoria); dos Negócios da Instrução (2a Diretoria); dos Negócios Interiores (3a Diretoria).

Entidade custodiadora

História arquivística

No Guia de Fundos do Arquivo Nacional, versão 1990, constavam três registros sob a denominação Ministério do Interior: um deles, sob a custódia da Coordenação Regional do Arquivo Nacional em Brasília, código de fundo DS, e os outros dois correspondentes a documentos custodiados no Rio de Janeiro, códigos ET e 55.
Embora o acervo em Brasília dissesse respeito ao Ministério do Interior instituído pelo decreto-lei n. 200, de 1967, e os demais ao Ministério do Interior do início da República, com o advento de SIAN, os registros misturaram-se sob a mesma denominação.
Somente em agosto de 2015 logrou-se corrigir o equívoco, atribuindo-se um código de referência para o fundo, distinto daqueles já utilizados.
A verificar se o acervo teria entrado em 1930.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Registro de funcionários da Diretoria Geral de Estatística contribuintes com montepio, contendo nome, cargo e declarações do contribuinte.
Planta de um túnel da rua da Conceição à rua da Pedra do Sal, no Rio de Janeiro.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Organizado parcialmente

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Com restrição - Acessível por meio eletrônico
Observações
Restrição para planta, acessível em mídia digital.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Catálogo dos documentos cartográficos do fundo Ministério do Interior. Rio de Janeiro, 2000. ... p. dig. (AN/SCO/CODAC/SDC 4) - Não impressos

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Na Instituição
microfilme - - -003.1.76
microfilme - - -004.0.80

Unidades de descrição relacionadas

Fundo/Coleção BR RJANRIO A1 - Série Interior - Administração (IJJ2)

Descrições relacionadas

Nota de publicação

CABRAL, Flavio José Gomes. Conversas reservadas: vozes públicas, conflitos políticos e rebeliões em Pernambuco no tempo da Independência do Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2013. 256p. (Prêmio Arquivo Nacional de pesquisa, 31) - Impressos, em livros e folhetos

Área de notas

Nota

Variações de título
Ministério do Interior

Nota

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Nota

Responsável da descrição
Cyntia Mendes Aguiar

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJANRIO

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Nota do arquivista

Crédito
Documentos cartográficos: Mariane Costa Pinto.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados