Museu Lajedense Adolfina Pacheco Sá dos Santos

Área de identificação

Identificador

PEML

Forma autorizada do nome

Museu Lajedense Adolfina Pacheco Sá dos Santos

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Rua Sebastiana Fernandes nº 243 - Bairro Delmário Braga

Localidade

Lajedo

Região

Pernambuco

Nome do país

Brasil

CEP

55.385-000

Telefone

55 87 98822-8581

Fax

E-mail

Área de descrição

Histórico

O Museu Lajedense Adolfina Pacheco Sá dos Santos, antes denominado “Museu Virtual de Lajedo” atividade que se iniciou em janeiro de 2015, desenvolvendo as atividades apenas pela internet, através da rede social Facebook e um blog.
Reunindo um acervo um pouco maior em outubro de 2017, o fundador Paulo Henrique Dias separou uma sala em sua residência, para guardar o material que reuniu na elaboração de seus livros. Surgindo a ideia de transformar a iniciativa em uma instituição voltada a preservação da história de Lajedo-PE, o que culminou na criação jurídica do Museu Lajedense Adolfina Pacheco Sá dos Santos, no início de 2018.
O nome do museu é em homenagem a Sr.ª Adolfina Pacheco Sá dos Santos, com a justificativa de que ela em vida muito contribuiu para a preservação da história de Lajedo e seu sonho era que fosse criado um museu no município de Lajedo, chegando a conversar com diversas autoridades locais para implantarem esta medida e dar a oportunidade a Paulo Henrique de gerir a instituição, mas não logrou sucesso em suas solicitações. Com o falecimento da Sr.ª Adolfina em 2015, parte do seu acervo foi cedido a Paulo Henrique, que a partir daí iniciou com a ideia de criar o museu e homenagear a senhora que tanto fez para que nossa história fosse preservada, através do nome de uma instituição museológica.
Visando aumentar o alcance das atividades da recém-criada entidade, em 2018 firmou uma parceria com o Instituto Mobiliza Lajedo (associação), que cedeu uma sala no prédio onde funcionava, (mantido pela vereadora Mônica Simone da Silva) para que o Museu Lajedense, lá desenvolvesse suas atividades, por falta de recursos financeiros a parceria foi mantida apenas por pouco mais de 06 meses, sendo o acervo do museu amparado mais uma vez na casa do presidente da instituição, onde se encontra atualmente. O atual presidente do Museu Lajedense, Paulo Henrique Dias, há um tempo vem empreendendo tentativas nas leis de incentivo a cultura, fundos nacionais e internacionais, visando captar recursos para que o museu tenha uma sede própria para estruturar e desenvolver as suas atividades.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Preservar, promover e democratizar o acesso ao patrimônio histórico, artístico e cultural de Lajedo-PE, reverenciando a memória municipal e estimulando o desenvolvimento intelectual e cívico do povo lajedense, visando contribuir para o desenvolvimento sociocultural do município.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa: Associação cultural sem fins lucrativos

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

Não possui um espaço físico para funcionamento, sendo a principal atividade do museu realizada de forma virtual através de seu site institucional, o acervo é conservado na residência do presidente da instituição e paulatinamente vem sendo digitalizado e disponibilizando no site e redes sociais do museu.

O acervo é formado por documentos, livros, fotos e utensílios de importância histórica para Lajedo-PE que o fundador Paulo Henrique Dias dos Santos vem reunindo ao longo dos últimos anos em suas pesquisas.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta feira, das 14h às 17h.

Condição de acesso e uso

Acesso online, por meio do site https://museulajedense.org.br, presencialmente, somente por meio de agendamento prévio.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Reprodução de documentos a custo reduzido.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR PEML

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Rua Sebastiana Fernandes nº 243 - Bairro Delmário Braga
Lajedo, Pernambuco
BR 55.385-000