Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1825-1900 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
34,14 m de documentos textuais: 271 volumes, 237 caixas. Documentos cartográficos: 66 mapas.
Área de contextualização
Entidade custodiadora
História arquivística
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O acervo é composto por documentos administrativos e técnicos, como ordens, resoluções, comunicados, circulares, editais, pareceres de comissões, projetos, registro de títulos, nomeação de funcionários, quadros de pessoal, ponto dos empregados, quadro de obras, receitas e despesas, atestados, protocolos, memorandos e certificados. A documentação trata dos seguintes assuntos: elaboração de mapas e plantas, construção e fiscalização de obras de estradas de rodagem, de igrejas, de rede de iluminação pública, água e esgoto, teatros e de pontes.
Avaliação, selecão e temporalidade
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Os documentos textuais e cartográficos estão organizados em séries e subséries, como mostra o arranjo a seguir. Algumas séries estão organizadas em ordem alfabética por município.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
A pesquisa é feita através dos originais.
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
- Inventário do Fundo Obras Públicas.
- Catálogo dos documentos cartográficos: http://www.acervosetop.mg.gov.br/.
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Com a proclamação da República em 15 de novembro de 1889, a Igreja se separou do Estado. A partir desta data, não há documentos referentes a obras de igrejas católica.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Status
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
- português do Brasil
Fontes
Nota do arquivista
A documentação da Diretoria Geral de Obras Públicas do Estado, Governo Provisório, 1889 – 1891, foi organizada e inserida no fundo Obras Públicas no ano de 2011.
Nota do arquivista
Em setembro de 2019, durante conferência para atualização do topográfico foi localizado um livro de registros de portarias da Diretoria de Obras Públicas com a notação SG-1531A. O livro não constava no inventário e nem nas tabelas de equivalência, de modo que optamos por inseri-lo na Série Documentação Interna (Subsérie: Seção Administrativa) da Diretoria de Obras Públicas com a notação OP-272.