Fundo OP - Obras Públicas

Área de identificação

Código de referência

BR MGAPM OP

Título

Obras Públicas

Data(s)

  • 1825-1900 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

34,14 m de documentos textuais: 271 volumes, 237 caixas. Documentos cartográficos: 66 mapas.

Área de contextualização

Entidade custodiadora

História arquivística

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O acervo é composto por documentos administrativos e técnicos, como ordens, resoluções, comunicados, circulares, editais, pareceres de comissões, projetos, registro de títulos, nomeação de funcionários, quadros de pessoal, ponto dos empregados, quadro de obras, receitas e despesas, atestados, protocolos, memorandos e certificados. A documentação trata dos seguintes assuntos: elaboração de mapas e plantas, construção e fiscalização de obras de estradas de rodagem, de igrejas, de rede de iluminação pública, água e esgoto, teatros e de pontes.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Os documentos textuais e cartográficos estão organizados em séries e subséries, como mostra o arranjo a seguir. Algumas séries estão organizadas em ordem alfabética por município.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

A pesquisa é feita através dos originais.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Com a proclamação da República em 15 de novembro de 1889, a Igreja se separou do Estado. A partir desta data, não há documentos referentes a obras de igrejas católica.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Nota do arquivista

A documentação da Diretoria Geral de Obras Públicas do Estado, Governo Provisório, 1889 – 1891, foi organizada e inserida no fundo Obras Públicas no ano de 2011.

Nota do arquivista

Em setembro de 2019, durante conferência para atualização do topográfico foi localizado um livro de registros de portarias da Diretoria de Obras Públicas com a notação SG-1531A. O livro não constava no inventário e nem nas tabelas de equivalência, de modo que optamos por inseri-lo na Série Documentação Interna (Subsérie: Seção Administrativa) da Diretoria de Obras Públicas com a notação OP-272.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

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