Fundo/Coleção OSM - Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo

Área de identificação

Código de referência

SPIIEP OSM

Título

Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo

Data(s)

  • [1967?-1993?] (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Filmográfico(s) -fita(s) videomagnética(s) - 84 item(ns)
Filmográfico(s) -fita(s) videomagnética(s) - 76 item(ns)
Iconográfico(s) -cópia(s) por contato - 3300 item(ns)
Iconográfico(s) -fotografia(s) - 3673 item(ns)
Iconográfico(s) -negativo(s) fotográfico(s) - 3950 item(ns)
Sonoro(s) -fita(s) audiomagnética(s) - 262 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 26000 item(ns)
Tridimensional(is) -sem especificação - 7 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 10 m
Bibliográfico(s) -periódico(s) - 200 título(s)

Área de contextualização

Nome do produtor

(1980 - 1993)

História administrativa

Nome do produtor

(1967 - 1980)

História administrativa

A Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo tem suas origens ligada a três grupos diferenciados: os católicos da antiga militância em Juventude Operária Católica – JOC e Ação Católica Operária – ACO que mais tarde se unificam na Pastoral Operária – PO, militantes de organizações de esquerda e sindicalistas isolados, em menor peso. Nasce, portanto, trazendo referências diversificadas que constituirão suas propostas centrais, enquanto exemplo de sindicalismo classista, combatendo à estrutura sindical e organizando os operários em seus locais de trabalho. É uma história que teve início na década de 1960 e se estendeu até início dos anos 1990. A história do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, a partir de 1964, é marcada por intervenções e eleições fraudulentas. Desde a sua organização,em 1967, a OSMSP participou de todas as eleições sindicais realizadas de 3 em 3 anos, exceto em 1975, ocasião em que foram presas várias lideranças. Na década de 1980, a OSMSP passou a se chamar de MOSMSP (Movimento de Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo).
Entre 24 e 26 de março de 1979, a Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo realizou seu primeiro congresso, aprovando suas teses,1 sistematizando suas reflexões sobre a situação sindical no Brasil, bem como sua estratégia de atuação sindical junto aos sindicatos e aos trabalhadores metalúrgicos. A Oposição também realizou outros Congressos, em 1980 e 1984.
Na década de 1980, a OSMSP passou a se organizar em setores, com uma coordenação ampliada. Também participou ativamente da fundação do PT e da CUT, criando nesta segunda um movimento chamado CUT pela base, defendendo os princípios sistematizados em seu primeiro Congresso.
No final da década de 80, o movimento de oposição sindical começa a se enfraquecer, resultando no seu desaparecimento após a eleição de 1990, o que pode ser considerado o marco do término de suas atividades.

História arquivística

O Arquivo da OSMSP custodiado pelo IIEP é fruto da acumulação, guarda e preservação realizada por parte da coordenação da OSMSP e pelo CPV (Centro Pesquisa e Documentação Vergueiro) através de um setor de coleta e divulgação da documentação de movimentos populares e sindicais.
Por volta de 1989, o acervo estava totalmente desorganizado, disposto em grandes caixas de papelão na sede da OSMSP, na Rua Riachuelo, quando foi realizada sua primeira organização, como parte da pesquisa da tese de doutoramento de Carmen Lúcia Evangelho Lopes, defendida em 29/04/1992, no departamento de Sociologia da USP entitulada “A organização dos metalúrgicos de São Paulo”. Nesta intervenção, o acervo foi organizado por fábricas e regiões da capital paulista, de acordo com os núcleos de metalúrgicos e militantes espalhados por São Paulo, como Santo Amaro, Mooca, entre outras, acondicionado em caixas arquivos e pastas pendulares de papelão e criada notação.
Com a fundação do IIEP, em 1999, o acervo ficou sob os cuidados desta instituição, dirigida, dentre outros, por ex-militantes do movimento.
Uma segunda intervenção ocorreu por volta de 1999-2001, como parte do mestrado de Cristiano dos Reis Souza, na FFLCH-USP, que resultou em uma dissertação intitulada Comissões de Fábrica: Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo (OSM-SP) 1978 – 1984. Se esboçou uma organização mínima após um primeiro agrupamento do material já existente com materiais doados.
Além do reacondicionamento, outra importante ação, neste momento, foi a descrição por item documental, gerando uma listagem descritiva. Uma ordenação a partir de sua função geradora foi sendo elaborada. As categorias criadas foram: Eleições sindicais; Greves; Comissões de fábrica, Formação, (in)formação... (veja em sistema de arranjo); As fotos e negativos não foram reorganizados devido ao trabalho e os recursos técnicos necessários exigidos, e indisponível naquele momento.
Desde 2007, o IIEP, por meio do Projeto Memória da OSMSP, vem recolhendo doações individuais de ex-militantes da OSMSP contribuindo para a complementação do fundo.

Procedência

Oposição, Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo - 1967 - 1980 - Entrada no IIEP em 1999 por acumulação de parte dos dirigentes da OSM.
Mosmsp, Movimento de Oposição Sindical Metalúrgica de SP - 1980 - 1993 - Entrada no IIEP em 1999 por acumulação de parte dos dirigentes do MOSMSP.
Silveira, Antonina
Silva, Cícero Umbelino da

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O acervo do IIEP retrata a história da organização dos trabalhadores metalúrgicos da cidade de São Paulo, no período de 1960 à 1990, especialmente através da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo na amplitude de suas relações: com as organizações católicas de esquerda e militantes de organizações políticas e /ou sindicais; com os trabalhadores metalúrgicos e outras categorias através das comissões de fábrica e associações de trabalhadores; com as diretorias Sindicais de SP e região nas lutas grevistas do período ou na disputa eleitoral; com movimento sindical e político na criação da CUT e PT; com oposições sindicais de outras categorias nos encontros regionais e nacionais. Sua amplitude temática se constituí pela organização e resistência operária na capital paulista e região no período da ditatura militar e no processo de redemocratização do Brasil.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Organização
Organizado parcialmente em 20 (vinte) dossiês por função/atividade ou assunto: acompanhamento imprensa, assembleias, campanha salarial, congressos, coordenação e setores, Cut, Cut pela base, doações individuais, eleições (1972-1993), formação-informação, greves, Inter fábricas, metalúrgicas, processo de reintegração, propaganda e publicidade, publicações- cronologia, seminários, sindicatos e centrais sindicais; 06 (seis) séries tipológicas: filmográficos, iconográficos, imagens digitais (textuais), publicações, sonoros, tridimenssionais.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Com restrição - Necessidade de organização
Com restrição - Necessidade de prévio aviso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Outros Detentores
Centro Pastoral Vergueiro -São Paulo -Trabalhadores Metalúrgicos de São Paulo

Unidades de descrição relacionadas

Outros Detentores

CEDOC/CUT, Central Única dos Trabalhadores. Centro de Documentação e Memória Sindical - -Coleção Movimento de Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo - MOMSP -

CEDOC/CUT, Central Única dos Trabalhadores. Centro de Documentação e Memória Sindical - -Fundo da Comissão Organizadora do Encontro Nacional dos Trabalhadores em Oposição à Estrutura Sindical - Regional São Paulo -

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Identificação

Notação Anterior
BR BR SPIIEP,XX OSM

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR BR SPIIEP

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Nota do arquivista

BATISTONI, Maria Rosângela. Entre a Fábrica e o Sindicato: os dilemas da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo (1967-1987). 2001. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
-Não definido

Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo. TESES APROVADAS. São Paulo, 24 à 26 de março de 1979. Fonte: http: www.iiep.org.br/index1.html

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Gêneros relacionados

Lugares relacionados