Fundo/Coleção RM - Roberto Morena

Área de identificação

Código de referência

BR SPCEDEM RM

Título

Roberto Morena

Data(s)

  • 1915-1978 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Bibliográfico(s) -periódico(s) - 347 item(ns)
Iconográfico(s) -cartão(ões)-postal(is) - 376 item(ns)
Iconográfico(s) -cartaz(es) - 4 item(ns)
Iconográfico(s) -fotografia(s) - 227 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 18,5 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1902-1978)

Biografia

Roberto Morena foi uma das mais destacadas lideranças do movimento sindical e do Partido Comunista do Brasil. Nasceu no Rio de Janeiro em 1902, filho de imigrantes italianos. Marceneiro, começou sua militância como anarco-sindicalista em 1917. Em 1924 ligou-se ao Partido Comunista do Brasil, devotando-se à causa partidária e revolucionária. Foi preso em 1932, na Ilha Grande. Em 1934 foi libertado e exilou-se no Uruguai. Em 1935 participou do levante da Aliança Nacional Libertadora (ANL), foi preso novamente em 1936 e libertado no ano seguinte.
Em outubro de 1937 foi para a Espanha organizar o envio de voluntários para lutarem, ao lado das forças republicanas, na Guerra Civil Espanhola. Refugiou-se em 1939 na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), tendo regressado ao Brasil em 1943, quando assumiu o trabalho de reorganização do PCB. Dirigiu o partido no Rio de Janeiro e tornou-se secretário geral da recém-fundada Confederação dos Trabalhadores do Brasil.
Em 1947 exilou-se no México e assumiu a secretaria da Confederação dos Trabalhadores da América Latina. Retornou ao Brasil em 1950 elegendo-se deputado federal pela legenda do Partido Republicano Trabalhista, atuando até 1955.
Durante a década de 1960 atuou na vanguarda do movimento sindical brasileiro. Teve seus direitos políticos suspensos pelo AI-1. Passou os últimos anos de sua vida no exílio, envolvido com as questões políticas internacionais do comunismo. Faleceu em Praga no dia 05 de setembro de 1978.

História arquivística

Com o falecimento de Roberto Morena em 1978, em Praga, seu arquivo foi remetido para Milão por Lindolfo Silva, que também se encontrava exilado. O arquivo foi complementado posteriormente com os documentos enviados do Brasil pela viúva de Morena, Maria Eugênia Morena. Esse conjunto deu início, em 1977, às coleções e arquivos que foram reunidos e preservados pelo Archivio Storico del Movimento Operaio Brasiliano (ASMOB). Após esses anos no exílio, o acervo retornou ao Brasil passando a ser propriedade do Instituto Astrojildo Pereira.

Procedência

Instituto Astrojildo Pereira - 1985 - 0 - custódia-08/1994

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentação pessoal (correspondências, projetos, entrevistas, depoimentos, artigos, discursos, documentos pessoais, flâmulas, bilhetes de viagem etc.); documentos sobre a conjuntura nacional (textos, recortes de jornal, correspondências, projetos de lei, destacando-se dossiês sobre “campanha anti-nuclear”, “petróleo brasileiro”, “plano de estabilização monetária”) e internacional (discursos, biografias, recortes de jornal, artigos e textos sobre imperialismo na América Latina, Conferência Econômica Internacional, o Partido Operário da Romênia); movimento sindical nacional e internacional (reunião sindical nacional, trabalhadores da indústria cinematográfica, I Encontro Sindical dos Trabalhadores nas Indústrias do Norte e Nordeste, Congresso Sindical dos Trabalhadores da América Latina, mineiros norte-americanos e Confederação Internacional das Organizações Sindicais Livres); campanhas (campanhas de organizações populares, movimento pela paz, campanha contra a carestia atividades parlamentares, material parlamentar e correspondências); PCB (textos e artigos, recortes de jornal, folhetos, fichas, documentação do 6º Congresso).

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Identificado

Organização
Classificado conforme a configuração original dos dossiês.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • alemão
  • espanhol
  • francês
  • holandês
  • inglês
  • italiano
  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Identificação

Notação Anterior
BR SPCEDEM,XX RM

Nota

Outras
Catálogo em banco de dados e Catálogo online para periódicos e cartazes.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR SPCEDEM

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DA UNESP. Guia do Acervo. São Paulo: Centro de Documentação e Memória da Unesp, 2007. -Não definido

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DA UNESP. Guia do Acervo. São Paulo: Centro de Documentação e Memória da Unesp,1996. -Não definido

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados