Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp

Área de identificação

Identificador

SPSECUNICAMP

Forma autorizada do nome

Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

  • Universidade

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Av. Albert Einstein, n.º 901 - Cidade Universitária - Barão Geraldo

Localidade

Campinas

Região

Nome do país

Brasil

CEP

13.083-852

Telefone

55 19 3521-2428

Fax

E-mail

Área de descrição

Histórico

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

A Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp (SEC), formada pela união da Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom) com a Rádio e Televisão Unicamp (RTV), é o órgão responsável pela comunicação integrada da Unicamp com a comunidade interna e externa. Para realizar a sua missão, a SEC oferece serviços à comunidade e dispõe de variados canais, tais como Assessoria de Comunicação, Portal Web, Jornal da Unicamp, TV, Rádio e Mídias Sociais.

Estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O Setor de Arquivo da Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp (SEC) é composto por um acervo audiovisual formado desde 1976, quando foi criado o Laboratório Interdisciplinar para a Melhoria do Ensino e Currículo (LIMEC), vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC), que em 1979 passou a se chamar Laboratório Interdisciplinar para a Melhoria da Comunicação. Devido a demanda de atendimento por várias unidades da Unicamp, em 1982 o LIMEC foi separado do IMECC e, pelo crescente volume de produções educacionais e científicas em vídeo, foi institucionalizado em 1985 como Centro de Comunicação (CCO). Assim, já com um importante acervo audiovisual histórico incorporado que continha os acontecimentos importantes da Universidade e também a evolução das técnicas científicas na área de tecnologia e saúde, as atividades do Centro de Comunicação se expandiram para a produção de vídeos de cunho científico para serem divulgados através da concessão que os canais pagos na década de 90 davam às universidades na época. Assim as produções em vídeo a partir de 1997 passaram a ser exibidas no Canal 25 da Net Campinas.

Atendendo ao crescimento da demanda televisiva, em abril de 2000 foi criado o Canal Universitário (CNC), canal 10 da NET Campinas, do qual o Centro de Comunicação passou a fazer parte, representando a Unicamp na produção de Programas para TV de conteúdo didático e científico.

Com a expansão de suas atividades, em 2004, o Centro de Comunicação passou a se chamar Rádio e Televisão Unicamp (RTV), difundindo ainda mais sua produção audiovisual e incrementando o acervo com os Programas de TV, os Registros de Eventos e os Vídeos Institucionais sob demanda. O conteúdo deste acervo, a partir da criação da RTV, foi migrando do formato analógico para o digital, tentando acompanhar a evolução das mídias audiovisuais.

Em dezembro de 2017, foi criada a Secretaria Executiva de Comunicação (SEC), formada pela união da Assessoria de Imprensa da Unicamp e da Rádio e Televisão da Unicamp. Desse modo, o acervo da SEC cresceu e passou a gerir também os documentos de arquivo – textos jornalísticos, vídeos, áudio e fotografias - produzidos por estas duas áreas de comunicação da Unicamp.

Diante deste histórico acima descrito, o Arquivo da Secretaria Executiva de Comunicação constitui um importante repositório para guarda e preservação de documentação para a pesquisa.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h.

Condição de acesso e uso

O acesso aos documentos, desde que não sigilosos, é livre, no entanto, localmente.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR SPSECUNICAMP

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Av. Albert Einstein, n.º 901 - Cidade Universitária - Barão Geraldo
Campinas
BR 13.083-852