Sindicato Nacional dos Aeronautas

Área de identificação

Identificador

SPSNA

Forma autorizada do nome

Sindicato Nacional dos Aeronautas

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

  • Privado - Entidade coletiva

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Rua: Barão de Goiânia, nº 76 - Vila Congonhas

Localidade

São Paulo

Região

São Paulo

Nome do país

Brasil

CEP

46.120-20

Telefone

Fax

E-mail

Área de descrição

Histórico

Ano de criação: 2018

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

O Sindicato Nacional dos Aeronautas, doravante denominado “SNA”, com sede e foro no Município de São Paulo, Capital do Estado de São Paulo, e base territorial nacional, é constituído para fins de defesa e representação da categoria profissional dos aeronautas, visando à melhoria das condições de vida e trabalho de seus representados, à independência e autonomia da representação sindical, bem como à manutenção e defesa das instituições democráticas, da moralidade e da probidade no trato da coisa pública, acima dos interesses pessoais.

No desenvolvimento de suas atividades em prol da categoria, o SNA atua em todas as regiões geopolíticas em que se divide a República Federativa do Brasil, além de internacionalmente, quando cabível.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa: Diretoria de Formação Sindical

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O acervo do SNA é resultante das práticas sindicais que envolvem a elaboração de legislação e regulamentações profissionais, processos jurídicos, normas de segurança e conjunto documental para engajamento político.

Destacam-se documentos colecionados pela antiga Biblioteca Técnica Aldo Pereira que reuniu publicações especializadas sobre direito do trabalho, aviação civil, dados socioeconômicos, estudos sobre segurança de voo, biografias e relatos produzidos por profissionais da aviação.

A Biblioteca Aldo Pereira também possibilitou a doação de conjuntos documentais realizados por ex-presidentes, diretores e outros aeronautas que acumularam jornais, vídeos, fotografias, biografias e relato de experiências sobre a história do sindicato. É o caso da série de relatos elaborados por Aldo Pereira: “Breve História do SNA”; “História da Aviação Comercial” e “História da Segurança de Voo”.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Condição de acesso e uso

O SNA detém em seu acervo documentos de natureza híbrida que podem ser consultados a partir da avaliação das intenções dos consulentes do acervo. Estas definições são avaliadas, caso a caso, com a certificação do Departamento Jurídico do SNA e normas definidas pela LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados e LDA - Lei de Direitos Autorais.

A LGPD define os tipos de acesso a cada tipo documental do acervo que estejam relacionados com informações pessoais, como vistas nas homologações e ações trabalhistas, ou a cadastros de associados, por exemplo. Estes documentos são de acesso restrito, devido a informações confidenciais dos citados. Entram também nessa categoria, documentos administrativos de teor jurídico e financeiro que exibem dados confidenciais.

A LDA define as normas de direito autoral para cessão ou reprodução de documentos de natureza pública ou privada. Os informativos, Convenções Coletivas de Trabalho, Fotografias ou gravações de eventos públicos devem ser cedidos gratuitamente no caso de interesse de pesquisa, desde que sejam citados os autores e detentores dos direitos autorais. No caso da cessão e reprodução de imagem para fins comerciais, o consulente deve ter autorização dos autores que determinam os valores a serem pagos.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

A digitalização de acervo é a etapa final do tratamento documental, sendo uma atividade destinada a consulta e preservação do item original. Os exemplares digitais de valor probatório e histórico não possuem autenticidade, portanto os exemplares originais nunca deverão ser descartados, principalmente os de valor legal, como as Atas de Assembleia, por exemplo.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR SPSNA

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Rua: Barão de Goiânia, nº 76 - Vila Congonhas
São Paulo, São Paulo
BR 46.120-20