Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1959-1985 (Produção)
Nível de descrição
Fundo/Coleção
Dimensão e suporte
Cartográfico(s) -planta(s) - 15 item(ns)
Filmográfico(s) -fita(s) videomagnética(s) - 269 item(ns)
Iconográfico(s) -cartaz(es) - 146 item(ns)
Iconográfico(s) -cópia(s) por contato - 11372 item(ns)
Iconográfico(s) -fotografia(s) - 3781 item(ns)
Iconográfico(s) -negativo(s) fotográfico(s) - 4298 item(ns)
Sonoro(s) -fita(s) audiomagnética(s) - 331 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 7 m
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
O grupo de teatro amador foi formado por estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, em 1958: José Celso Martinez Correa, Renato Borghi, Carlos Queiroz Telles, Amir Haddad, Moracy do Val, Jairo Arco e Flexa. O Grupo de Teatro Oficina, estreou no dia 28 de outubro de 1958, no Teatro Novos Comediantes, a Rua Jaceguai 520, bairro do Bexiga, sede do grupo até a atualidade, com dois espetáculos: A Ponte, de Carlos Queiroz Telles, dirigido por Amir Haddad e Vento Forte para um Papagaio Subir, de José Celso Martinez Corrêa.
Após o primeiro ano de trabalho, parte do grupo decidiu-se pela profissionalização e foram-se delineando escolhas políticas e estéticas que fizeram do Teatro Oficina expressão dramatúrgica ímpar na criação, direção e produção de espetáculos marcados pela inquietação, pela cumplicidade com a cultura brasileira na sua expressão mais irreverente e, ao mesmo tempo pelo criativo refinamento conceitual e estético que não deixava sem denúncia as grandes questões sociais e políticas que faziam o cenário nacional nas décadas de 1960 e 1970.
Revelou autores, diretores, atores e atrizes em dezenas de montagens teatrais, de autores brasileiros e estrangeiros. Em 1974, em autoexílio, José Celso Martinez Correa, seguiu para Portugal e Moçambique retornando ao país após a anistia, quando reinicia as atividades do Teatro Oficina.
Entidade custodiadora
História arquivística
A documentação do Teatro Oficina foi retirada do país após a invasão do Teatro pela Polícia Federal e retornou em 1979, com a abertura política.
Foi inicialmente organizada por Ana Helena du Staal e equipe, atividade que resultou na compilação do texto Arkivo Oficina.
Procedência
Associação de Energias e Trabalho de Comunicação Sem Fronteiras Usyna e Uzona - venda-1987
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Os documentos resgatam a trajetória do grupo, permitindo rever suas montagens clássicas, ao mesmo tempo em que documentam importantes momentos da vida política brasileira. Contém: roteiros, escritos diversos, diários, convites, cartazes, agendas, material de imprensa, etc. Destacam-se fotografias e gravações de cenas ao vivo na encenação de “O Rei da Vela” no Teatro João Caetano com as reações do público, além da encenação de “Os Pequenos Burgueses” 1963, “Quatro num quarto” 1966, festas, ensaios, manifestações etc.
Avaliação, selecão e temporalidade
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Organizado parcialmente.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Copyright - José Celso Martinez Correia - Araraquara
Outras condições
Reprodução permitida mediante autorização de José Celso Martinez Correa, que detêm os direitos autorais, conforme contrato de compra do acervo.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
ANOS 70: trajetórias. Série Panorama Histórico Brasileiro. Documentário dirigido por Marcelo Gomes. Coprodução Itaú Cultural e TV Cultura de São Paulo. [2000].
Área de notas
Nota
Dimensões
45 volumes com documentos textuais, 3.300 recortes de jornais.
Nota
Outras
Listagem de controle da área de guarda.
Listagem de fotografias.
Cartazes, periódicos e fotografias catalogados em http://www.unicamp.br/sahu/index.html
Para informações adicionais veja o site: http://www.uol.com.br/teatroficina/
Nota
Outras
Idioma predominante.
Nota
Responsável da descrição
Vânia R. P. de Miranda
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Status
Final
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
- português do Brasil