Eerste contactpersoon
Av. Benjamin Constant, 348 - Centro
Aracaju, Sergipe
BR 49010-000
Arquivo Público Estadual de Sergipe
O Arquivo Público Estadual de Sergipe (APES) tem sua origem na Seção de Arquivo da Biblioteca Pública Provincial, criada em 1848 (Lei n° 2.33), com a finalidade de “guardar os originais ou cópias de quaisquer papéis do Governo Geral ou Provincial, cuja guarda no arquivo se julgar conveniente, e para noticias” sobre acontecimentos, descobertas científicas, progresso e artes.
No Governo de Mauricio Graccho Cardoso foi criado o Arquivo Público do Estado, com a finalidade de receber e conservar, sob classificação sistemática, todos os documentos relativos ao direito público, à legislação, à administração, à história e, em geral, às manifestações do pensamento científico, literário e artístico de Sergipe ou quaisquer outros documentos cujo depósito seja oficialmente determinado (Lei n° 845, de 15/10/1923). Em 1926, o Arquivo volta à condição de Seção da Biblioteca Pública, até quando é criado novamente através do Decreto-Lei N° 617, de 03 de abril de l945.
Atuar como órgão central da política estadual de arquivos, promovendo, por meio da gestão, a preservação e o acesso aos documentos da administração pública estadual, contribuindo para a consolidação do estado democrático de direito, através do acesso à informação, produção do conhecimento e garantia dos direitos do cidadão.
Vinculação Administrativa: Secretaria de Estado da Cultura (SEDUC/SE)
Documentação de valor histórico em suporte de papel como correspondências oficiais, legislações, atas, relatórios, fichas diversas, dentre outros documentos de caráter oficial além de itens cartográficos, mapas, itens iconográficos provenientes da Administração Pública provincial e estadual intrínsecas ao poder executivo, bem como acervos de personalidades particulares. Uma parte dos documentos possui representantes digitais. Também possui outros tipos de documentos, não arquivísticos, a exemplo dos livros custodiados na biblioteca interna e a hemeroteca contendo o Diário Oficial do Estado e uma diversidade de jornais.
De segunda a sexta-feira, Atendimento aos Consulentes das 8h às 16h; Expediente Administrativo das 7h às 13h e das 15h às 17h.
Documentação disponível, em sua maioria, em formato físico, aos consulentes, com restrição aos documentos sem condições de manuseio. Também são disponibilizados alguns documentos em formato digital, à exemplo das fotografias, pois já passaram por um processo de digitalização.
Transcrição, fotografia sem flash e digitalização.
BR SEAPES
Finale
Geheel