Arquivo Público do Estado do Maranhão

Zone d'identification

Identifiant

MAAPEM

Forme autorisée du nom

Arquivo Público do Estado do Maranhão

forme(s) parallèle(s) du nom

Autre(s) forme(s) du nom

Type

  • Provincial/d'État

Zone du contact

Type

Adresse

Adresse physique

Rua de Nazaré, 218 - Projeto Reviver - Centro

Localité

São Luís

Région

Maranhão

Nom du pays

Brésil

Code postal

65010-410

Téléphone

55 98 3218-9927 / 3218-9928

Fax

Courriel

Zone de description

Historique

Primeiro Arquivo Público do Estado do Maranhão foi criado pelo Decreto nº 339, de 14 de novembro de 1932. Todavia, em julho de 1933, através do Decreto nº 462, foi anexado à Biblioteca Pública. Em 1938, o Governo do Estado do Maranhão resolveu organizar melhor o então Arquivo Público e até 1946 esteve vinculado à Secretaria Geral do Estado, sendo que a partir de 1947 esteve ligado à Secretaria de Interior, Justiça e Segurança. Infelizmente, entre 1938 e 1978, o conjunto de documentos que formava esse arquivo ficou a circular por diversas instalações, sendo todas não adequadas para o devido fim. Somente no ano de 1974, através do Decreto nº 5.266, de 21 de janeiro, foi recriado o órgão Arquivo Público do Estado do Maranhão e, em 1978, foi inaugurada a sede definitiva, instalada em casarão do século XIX, situada na Rua de Nazaré, nº 218, na área conhecida como centro histórico de São Luís. Tem sob sua guarda o maior acervo documental do Estado, oriundo da Secretaria de Governo (1750-1914) e suas sucessoras (1914-1975) e do Arquivo da Secretaria de Polícia (1842-1962). Está constituído por 1 Km de documentos textuais (manuscritos, datilografados e impressos) dos períodos Colonial, Imperial e Republicano, além de mapas, plantas, discos e jornais. Recentemente foi reformado, sendo informatizado e climatizado, garantindo, ao público usuário, melhor comodidade e conforto.

Contexte géographique et culturel

Textes de référence

Recolher, organizar, conservar, preservar, divulgar e tornar acessível o acervo de documentos produzidos e/ou acumulados pelos órgãos públicos e também particulares do estado do Maranhão, que sejam de interesse para a preservação da memória e para a pesquisa histórica, visando contribuir para o fortalecimento da cidadania e da identidade maranhense.

Structure administrative

Estrutura
O APEM funciona num prédio antigo, localizado no centro histórico de São Luís, o qual possui quatro pavimentos: subsolo, térreo, primeiro andar e mirante, considerado um dos muitos exemplares da arquitetura colonial do século XIX existentes em São Luis.

O referido imóvel, desde a sua construção, teve várias serventias: residência, república, pensão familiar, tendo abrigado, durante anos, a pensão da Chicó, que foi um dos mais famosos bordéis já existentes nesta cidade. E finalmente adquirido pelo Governo, para guardar a memória escrita do Estado.

Gestion des archives courantes et intermédiaires et politiques de collecte

Bâtiments

Fonds

Reúne um acervo do século XVIII aos nossos dias oriundos do Arquivo da Secretaria do Governo (1728-1914) e suas sucessoras (1914-1991) e do Arquivo da Polícia (1842-1963). Está constituído por aproximadamente 1,5 Km de documentos textuais (manuscritos, datilografados e impressos) dos períodos Colonial, Imperial e Republicano, além de mapas, plantas, partituras musicais, discos.

Instruments de recherche, guides et publications

Zone de l'accès

Heures d'ouverture

De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Conditions d'accès et d'utilisation

Consulta aberta ao público

Accessibilité

Zone des services offerts

Services d'aide à la recherche

Services de reproduction

Espaces publics

Zone du contrôle

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

BR MAAPEM

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Final

Niveau de détail

Complet

Dates de production, de révision et de suppression

Langue(s)

  • portugais brésilien

Écriture(s)

Sources

Notes de maintenance

Mots-clés

Points d'accès

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Memórias Reveladas (Thematic area)
  • África e escravizados negros (Thematic area)
  • MOW Regional (Thematic area)
  • Censo-Guia de Arquivos (Thematic area)
  • Presse-papier

Contact principal

Rua de Nazaré, 218 - Projeto Reviver - Centro
São Luís, Maranhão
BR 65010-410