Acervo de Escritores Mineiros

Área de identificação

Identificador

MGAEM

Forma autorizada do nome

Acervo de Escritores Mineiros

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

  • Universidade

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Avenida Antonio Carlos, nº 6627

Localidade

Belo Horizonte

Região

Minas Gerais

Nome do país

Brasil

CEP

31.270-901

Telefone

55 31 3409-6079

Fax

E-mail

Área de descrição

Histórico

Agosto de 1989: a família de Henriqueta Lisboa doa à Faculdade de Letras da UFMG os fundos documentais da escritora. Com a finalidade de cuidar dessa documentação extremamente rica e valiosa, promover sua utilização como fonte de pesquisa e organizar sua exposição ao público, é criado, naquele mesmo ano, o Centro de Estudos Literários (CEL), que, mais tarde, torna-se Órgão Complementar da Faculdade de Letras da UFMG e passa a se chamar Centro de Estudos Literários e Culturais (CELC). Pouco tempo depois da chegada do primeiro acervo, são recebidos pela entidade os fundos documentais de Abgar Renault, Cyro dos Anjos, Murilo Rubião e Oswaldo França Júnior. Com apoio do CNPq, da FAPEMIG e da Faculdade de Letras da UFMG, o centro desenvolve, desde 1991, o Projeto Integrado de Pesquisa Acervo de Escritores Mineiros. O sucesso do empreendimento é atestado, nos anos seguintes, por numerosos projetos de pesquisa, eventos e publicações, realizados com apoio de instituições do Brasil e do exterior. Em dezembro de 2003, é inaugurada a atual sede do CELC-AEM, construída com financiamento do FUNDO CT-INFRA/FINEP e reformada em 2011, para viabilizar o recebimento de outros conjuntos documentais. Graças ao apreço pelo interesse público demonstrado pelos doadores, novos acervos e coleções são paulatinamente incorporados ao conjunto inicial, hoje ampliado para 13 acervos de escritores e 12 coleções especiais. Verdadeiro work in progress, o trabalho com acervos literários e culturais requer uma dedicação contínua a tarefas sem fim, por meio das quais potencializam-se as pesquisas, os desejos e os sonhos do arquivo.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa: UFMG Faculdade de Letras

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O Acervo de Escritores Mineiros (AEM) é um espaço permanente de exposição e pesquisa que abriga acervos e coleções de livros, documentos e objetos de escritores, artistas e personagens de destaque na história literária e cultural de Minas Gerais e do Brasil. Em suas salas – concebidas a partir de perspectiva museográfica e cenográfica que recria o ambiente de trabalho dos escritores - encontram-se exemplares raros e autografados de obras do Modernismo brasileiro, manuscritos de textos publicados e inéditos, periódicos, fotografias, obras de arte, cartas, mobiliário e objetos pessoais, generosamente doados à UFMG pelos próprios escritores ou por seus familiares e herdeiros. Promovendo a passagem da memória individual à memória coletiva, a instituição tem o objetivo de resgatar, preservar e reelaborar o patrimônio literário e cultural - esforço contínuo de gerações de pesquisadores na busca por novas possibilidades de reflexão e construção de conhecimento.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Condição de acesso e uso

O pesquisador interessado deve entrar em contato com os responsáveis pelo Acervo, com o prazo mínimo de 48 horas, para agendar a visita, especificando o tema da pesquisa e os documentos que pretende examinar.
Telefone: 55 31 3409-6079. Horário: 09h às 12h e 14h às 17h. Email: acemg@bu.ufmg.br.
.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Permite a reprodução.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR MGAEM

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Avenida Antonio Carlos, nº 6627
Belo Horizonte, Minas Gerais
BR 31.270-901