Acervo de Escritores Mineiros

Área de identificação

Identificador

MGAEM

Forma autorizada do nome

Acervo de Escritores Mineiros

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

Tipo

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Avenida Antonio Carlos, nº 6627

Localidade

Belo Horizonte

Região

Minas Gerais

Nome do país

Brasil

CEP

31.270-901

Telefone

55 31 3409-6079

Fax

Nota

Área de descrição

História

Agosto de 1989: a família de Henriqueta Lisboa doa à Faculdade de Letras da UFMG os fundos documentais da escritora. Com a finalidade de cuidar dessa documentação extremamente rica e valiosa, promover sua utilização como fonte de pesquisa e organizar sua exposição ao público, é criado, naquele mesmo ano, o Centro de Estudos Literários (CEL), que, mais tarde, torna-se Órgão Complementar da Faculdade de Letras da UFMG e passa a se chamar Centro de Estudos Literários e Culturais (CELC). Pouco tempo depois da chegada do primeiro acervo, são recebidos pela entidade os fundos documentais de Abgar Renault, Cyro dos Anjos, Murilo Rubião e Oswaldo França Júnior. Com apoio do CNPq, da FAPEMIG e da Faculdade de Letras da UFMG, o centro desenvolve, desde 1991, o Projeto Integrado de Pesquisa Acervo de Escritores Mineiros. O sucesso do empreendimento é atestado, nos anos seguintes, por numerosos projetos de pesquisa, eventos e publicações, realizados com apoio de instituições do Brasil e do exterior. Em dezembro de 2003, é inaugurada a atual sede do CELC-AEM, construída com financiamento do FUNDO CT-INFRA/FINEP e reformada em 2011, para viabilizar o recebimento de outros conjuntos documentais. Graças ao apreço pelo interesse público demonstrado pelos doadores, novos acervos e coleções são paulatinamente incorporados ao conjunto inicial, hoje ampliado para 13 acervos de escritores e 12 coleções especiais. Verdadeiro work in progress, o trabalho com acervos literários e culturais requer uma dedicação contínua a tarefas sem fim, por meio das quais potencializam-se as pesquisas, os desejos e os sonhos do arquivo.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa: UFMG Faculdade de Letras

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O Acervo de Escritores Mineiros (AEM) é um espaço permanente de exposição e pesquisa que abriga acervos e coleções de livros, documentos e objetos de escritores, artistas e personagens de destaque na história literária e cultural de Minas Gerais e do Brasil. Em suas salas – concebidas a partir de perspectiva museográfica e cenográfica que recria o ambiente de trabalho dos escritores - encontram-se exemplares raros e autografados de obras do Modernismo brasileiro, manuscritos de textos publicados e inéditos, periódicos, fotografias, obras de arte, cartas, mobiliário e objetos pessoais, generosamente doados à UFMG pelos próprios escritores ou por seus familiares e herdeiros. Promovendo a passagem da memória individual à memória coletiva, a instituição tem o objetivo de resgatar, preservar e reelaborar o patrimônio literário e cultural - esforço contínuo de gerações de pesquisadores na busca por novas possibilidades de reflexão e construção de conhecimento.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Condição de acesso e uso

O pesquisador interessado deve entrar em contato com os responsáveis pelo Acervo, com o prazo mínimo de 48 horas, para agendar a visita, especificando o tema da pesquisa e os documentos que pretende examinar.
Telefone: 55 31 3409-6079. Horário: 09h às 12h e 14h às 17h. Email: acemg@bu.ufmg.br.
.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Permite a reprodução.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR MGAEM

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e obsolescência

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Bibliografia e outras fontes utilizadas

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Avenida Antonio Carlos, nº 6627
Belo Horizonte, Minas Gerais
BR 31.270-901