Série FOT - Fotografias

Original Objeto digital not accessible

Área de identificação

Código de referência

BR RJANRIO EH.FOT

Título

Fotografias

Data(s)

  • 1935 - 1982 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

Iconográficos -fotografia - 311617 itens
Iconográficos -negativos fotográficos - 311617 itens

Área de contextualização

Nome do produtor

Nome do produtor

Entidade custodiadora

História arquivística

O recolhimento dos negativos fotográficos da Agência Nacional veio acompanhado por um fichário contendo informações como título dos dossiês, data, quantidade e nome dos fotógrafos.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

As fotografias da Agência Nacional pertencem à categoria do fotojornalismo e tinham como objetivo retratar os presidentes da República do Brasil, pessoas e eventos relacionados à administração pública, bem como ações militares. A Agência Nacional registrava e distribuía essas fotografias principalmente para órgãos de imprensa. Essas imagens mostram reuniões ministeriais, operações militares, recepção a autoridades, inaugurações, visitas oficiais, cerimônias de posse, celebração de datas cívicas etc.
As imagens são em preto e branco e de diversos tamanhos.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Organizado totalmente.

As fotografias foram arranjadas em oito subséries: Aeronáutica (AEO), Estado-Maior das Forças Armadas (EMF), Eventos (EVE), Exército (EXE), Força Expedicionária Brasileira (FEB), Marinha (MAR), Pessoas públicas (PPU), Presidentes da República (PRP).
Os negativos fotográficos produzidos pela Agência Nacional foram organizados, conservados e digitalizados por meio do Projeto Âncora Aglutinador intitulado “Informação sob controle: ações de preservação e acesso a acervos de memória política e social sob guarda do Arquivo Nacional”, subprojeto “Tratamento técnico dos negativos fotográficos da Agência Nacional”, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), iniciado em abril de 2015 e encerrado em abril de 2017. A verba do projeto foi repassada à Associação Cultural do Arquivo Nacional (ACAN), a quem coube administrar os recursos. Os nomes e/ou iniciais dos fotógrafos foram transcritos como aparecem registrados nas fichas descritivas. Algumas vezes indicados por poucos caracteres. Quanto aos títulos, foi respeitada a linguagem utilizada à época da produção dos registros fotográficos, evitando atualizações de termos, expressões etc.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Com restrição - Acessível por meio eletrônico

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Nota do arquivista

Crédito
Os negativos fotográficos foram organizados, conservados e digitalizados por meio do Projeto Âncora Aglutinador intitulado “Informação sob controle: ações de preservação e acesso a acervos de memória política e social sob guarda do Arquivo Nacional”, subprojeto “Tratamento técnico dos negativos fotográficos da Agência Nacional”, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), iniciado em abril de 2015 e finalizado em abril de 2017. Uma equipe foi contratada para realizar o tratamento arquivístico do acervo. A Equipe de descrição foi constituída por Ivana de Mello Medeiros (supervisora técnica/historiadora), Camilla Campoi de Sobral (técnica de nível superior/historiadora), Douglas Vieira Machado (técnico de nível superior/historiador), Barbara Santos Nacif (Técnica de Nível Médio/MEI), Ellen Thatiana de Almeida Pinto (Técnica de Nível Médio/MEI), Juliana Garcia Falcão Ferreira (Técnica de Nível Médio/MEI) e Sueli Mariano de Souza (Técnica de Nível Médio/MEI). A supervisão geral ficou a cargo de Sérgio Miranda de Lima e Maria Lúcia Cerutti Miguel, com a colaboração de Luiz Cláudio de Abreu Santos e Mariana Monteiro da Silveira, todos servidores de carreira do Arquivo Nacional. Participaram ainda os seguintes estagiários: Rafaella de Souza Serafim (ago./2015 a out./2015), Marianna da Silva Dutra (ago./2015 a ago./2016), Nathalia de Almeida Morais (out./2015 a jul./2016), Letícia Conde Moraes Cosati (mar./2016 a out./2016), Margareth Dias Xavier (jul./2016 a ago./2016), Pedro Lucas Andrade (dez./2016 a jan./2017), Ester Castro Nunes da Silva (fev./2017 a maio/2017) e Juliana de Lima Souza (fev./2017 a jun./2017). As fotografias digitalizadas e as informações descritivas foram inseridas no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN).

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados