Fundo/Coleção IA - Imprensa Alternativa

Área de identificação

Código de referência

BR BR RJAGCRJ IA

Título

Imprensa Alternativa

Data(s)

  • 1970 - 1988 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Dimensão e suporte
Sonoro(s) -disco(s) - 161 item(ns)
Sonoro(s) -fita(s) audiomagnética(s) - 6 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 117 m

Área de contextualização

Nome do produtor

História administrativa

Em 1980, quando era presidente da Fundação RIOARTE o escritor José Rubem Fonseca foi criado o Centro de Cultura Alternativa, com o objetivo geral de “documentar e divulgar, por meio de seminários, mostras, concursos, aspectos da cultura brasileira” e o objetivo específico “catalogar o que produziu e produz o país na imprensa alternativa e na produção cultural independente nos anos 60/80”. O conjunto de periódicos foi reunido por iniciativa de Maria Amélia Mello, coordenadora do Centro de Cultura Alternativa
A expressão “cultura alternativa” - final da década de 1960 e início da década de 1970 – refletia manifestações culturais localizadas fora dos circuitos comerciais de produção e distribuição e, sobretudo, avessas ao espírito desses circuitos tradicionais.
A equipe divulgou seus objetivos em jornais de grande tiragem do país e efetuou contatos por correspondência ou mesmo pessoalmente, tendo sido enviadas mais de 2 mil cartas a intelectuais, artistas, jornalistas, entre outros. Os ideais e os esforços do Centro tiveram imediata repercussão, resultando na doação de cerca de 5.000 peças, entre jornais, livros, discos, revistas, recortes, fitas, arte postal, quadrinhos, folhetos e cartazes.
Em agosto de 1984, o Centro reformulou seu conceito de cultura alternativa afirmando que as manifestações culturais à margem do sistema não representavam uma cultura alternativa à cultura dominante, mas uma cultura de resistência à opressão de qualquer natureza, passando então a denominar-se Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular.
Além do registro e preservação do material recebido, o acervo foi aberto ao público para pesquisa e a documentação usada em palestras, projeções cinematográficas, concursos, programas nos meios de comunicação, depoimentos etc. A partir daí, foi constituído um acervo de historia oral e multimídia, entre 1980 e 1982.
O Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular foi extinto em 2006, transformando-se na Subsecretaria de Arte e Cultura (SUBAC), da Secretaria Municipal das Culturas do Rio de Janeiro.

História arquivística

O acervo chegou ao Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro sem acondicionamento adequado e instrumento de pesquisa. O catálogo impresso produzido pela RIOARTE é incompleto. Os Jornais e Revistas foram identificados, acondicionados e descritos por estagiários, sob a coordenação de técnicos do Arquivo da Cidade.

Procedência

Fundação RIOARTE - 1993 - doação-1992

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Integram este fundo, além de jornais, livros, revistas, recortes, quadrinhos, folhetos e cartazes, documentação administrativa (gestão do Centro), correspondência recebida, fotografias e documentos audiovisuais.
Os jornais abrangem temática diferenciada e reúnem cerca de 1.300 títulos de periódicos, que veiculam desde opiniões de vários grupos de esquerda a jornais de bairro, literários, jornais de minorias (negro, mulher e homossexuais), de sindicatos e associações, de poesia, jornais estudantis, entre outros, entre 1900 a 1988, com maior incidência entre 1970 e 1980, justamente o período mais autoritário da ditadura civil-militar.
A maior parte dos jornais foi editada no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, mas há publicações de quase todos os estados do país, excluindo Amapá, Rondônia e Roraima, publicadas em 131 cidades – capitais e do interior.

Avaliação, seleção e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Estágio de tratamento - Identificado
Organização
O acervo acha-se estruturado da seguinte maneira: Jornais (em ordem alfabética); Revistas (em ordem alfabética); Jornal Movimento – Laudas Originais; Boletim Informativo (em ordem alfabética); Administração (em ordem cronológica) e Recortes (ordenado por temas: Poesia. Literatura, Cinema, Música e Dança, Teatro, Arte Visual, Atentados).

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Com restrição - Necessidade de prévio aviso
Observações
O acervo audiovisual não poderá ser consultado por falta de cópias para consulta e de equipamentos adequados.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • alemão
  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • pt_br

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota de publicação

Imprensa Alternativa & Literatura. Os anos de resistência. Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular/RIOARTE. RIOARTE: Rio de Janeiro, 1987. - Não definido

RIOARTE. Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular. Catálogo da Imprensa Alternativa. Rio de Janeiro: RIOARTE, 1986. - Não definido

Área de notas

Nota

Datas
Data de acumulação
1980-2006

Nota

Estado de Conservação
7/2007 - Bom - O conjunto está em bom estado de conservação, exceto a série Jornais, tendo em vista a qualidade do suporte (papel jornal).

Nota

Outras condições
Reprodução digital da documentação textual.
O acervo audiovisual não está acessível e não pode ser reproduzido.

Nota

Outras
Acervo em fase de descrição e digitação dos dados no Sistema de Informação do AGCRJ.

Nota

Responsável da descrição
Sandra Horta

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Ponto de acesso - assunto

Pontos de acesso - local

Pontos de acesso - gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

imprensa-alternativa

Identificador da entidade custodiadora

BR RJAGCRJ

Regras ou convenções utilizadas

Status

Versão preliminar

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

2016-08-09

Idioma(s)

  • pt_br

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados