Fundo/Coleção AP1 - José Domingos Cardoso - Ferreirinha

Área de identificação

Código de referência

BR SPCUTNAC AP1

Título

José Domingos Cardoso - Ferreirinha

Data(s)

  • 1963-1999 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Textual(is) -sem especificação - 1,5 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1940-2001)

Biografia

José Domingos Cardoso (Ferreirinha) nasceu em Araquari, estado de Santa Catarina, em 12 de dezembro de 1940. O apelido Ferreirinha lhe foi dado quando ainda era criança porque ajudava o avô materno na profissão de ferreiro. O seu primeiro emprego foi aos 14 ou 15 anos numa tecelagem em Joinville. Nessa época iniciou sua militância em movimentos católicos e ingressou na Juventude Operária Católica (JOC). Em 1963, transferiu-se para o Rio de Janeiro onde trabalhou como metalúrgico. No ano de 1964, assumiu o cargo de presidente nacional da JOC, permanecendo na função até 1968. Nesse mesmo ano ingressou na organização política Ação Popular (AP) e passou para a clandestinidade permanecendo nesta condição até 1972, quando buscou asilo político na Bélgica. Antes disso, rompeu com a Ação Popular e ingressou no Movimento Popular de Libertação (MPL). Ferreirinha viveu na Bélgica até 1975, onde atuou na Executiva Internacional da JOC como responsável pelos países de língua portuguesa na África. Depois se transferiu para a França, onde ficou até a anistia política em 1979. Nesse ano regressou ao Brasil e se estabeleceu novamente no Rio de Janeiro, voltando a atuar no movimento sindical e também no Centro de Educação e Ação Comunitária (CEDAC). Participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), sendo membro de sua direção em várias ocasiões. Na Executiva Nacional da CUT foi o responsável por questões relacionadas à tecnologia e automação, participou da Comissão Contra a Discriminação Racial e representou a entidade no Conselho Nacional de Segurança Alimentar. Ainda ocupou cargos no Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro e ajudou a formar o ramo metalúrgico da CUT. Na Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) teve uma atuação relevante na área de relações internacionais por ter tido uma intensa convivência com o sindicalismo europeu. Atuou ainda na construção do Partido dos Trabalhadores (PT), tendo disputado uma eleição para deputado estadual e outra para vereador, no Rio de Janeiro. Faleceu nessa mesma cidade em 21 de fevereiro de 2001, sendo velado na Câmara Municipal.

História arquivística

O conjunto documental foi mantido pelo produtor até o seu falecimento. É patente a ausência de documentos referentes ao período 1964 –1979. Há indícios que documentos do Centro de Educação e Ação Comunitária (CEDAC), produzidos quando Ferreirinha ocupou o cargo de secretário-geral da entidade, foram misturados ao Arquivo.

Procedência

José Domingos Cardoso - 0 - 0 - O arquivo foi doado por Fábio Bezerra Cardoso, filho de Ferreirinha, em 26 de outubro de 2001. Em novembro de 2004 foram incorporados documentos que ainda permaneciam na sua antiga residência, no Rio de Janeiro.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A documentação está mais relacionada à atuação de Ferreirinha no movimento sindical, desde o nascimento da CUT até a segunda metade dos anos 1990, quando foi dirigente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos. Através dos documentos podem ser levantadas questões sobre organização sindical, particularmente dos metalúrgicos e as discussões que ocorriam na CUT sobre re-estruturação produtiva, inovações tecnológicas, relações internacionais e participação em organismos tripartites. Quase todos os documentos que cobrem a década de 1980 são referentes às relações internacionais com membros da Igreja Católica, entidades europeias de apoio a organizações em países em desenvolvimento, assim como existem cartas remetidas por amigos do exterior. Dentre os documentos destacamos os referentes a eventos, anotações de reuniões, cartas, cópias de atas de reuniões, planos e projetos de trabalho, relatórios de reuniões, atividades e viagens, textos para análise, discussão e de formação.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Organizado parcialmente

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

A reprodução é permitida desde que não afete a integridade física dos documentos.

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • italiano
  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Inventário do Fundo José Domingos Cardoso – Ferreirinha. Elaboração de Edson Juarez Costa de Moraes, José Tadeu Garcia Coelho, Lenita Verônica Pires, Vanessa Molnar Maluf. Trabalho de conclusão da disciplina “Descrição Arquivística”, ministrada pelo Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez, no XVI Curso de Especialização em Organização de Arquivos promovido pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, abril de 2002. - Não definido

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Centro de Documentação e Informação Científica Professor Casemiro dos Reis Filho - -Juventude Operária Católica

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Identificação

Notação Anterior
BR SPCUTNAC,XX AP1

Nota

Outras
Consultar também CEDIC/PUC-SP. Fundo Juventude Operária Católica. Inventário do Fundo Juventude Operária Católica: Acervo do Instituto Nacional de Pastoral – CNBB. Coord. Yara Aun Khoury. São Paulo: PUC, CEDIC, COM-ARTE, 1991.

Nota

Responsável da descrição
Antonio José Marques

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística:segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19 – 22 de setembro de 1999,versão final aprovada pelo CIA. – Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001. 119 p. (Publicações Técnicas, n.º 49).

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVO. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo
Nacional, 2006.

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

A biografia do Ferreirinha foi escrita a partir de dados coletados no próprio Arquivo, no Arquivo da CUT Nacional e no site na internet: https://an.uol.com.br/2002/set/30/0cid.htm, consultado em 14/07/2003. Também usamos como referência o já citado Inventário da Juventude Operária Católica.
-Não definido

Nota do arquivista

Crédito
Guido Gustavo Venturini Alvarenga

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados