Fundo/Coleção JEC - Juventude Estudantil Católica do Brasil

Área de identificação

Código de referência

BR SPCEDIC JEC

Título

Juventude Estudantil Católica do Brasil

Data(s)

  • 1940-1967 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Textual(is) -sem especificação - 4 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1935 -1970)

História administrativa

A Juventude Estudantil Católica (JEC) organizou-se, inicialmente, como um grupo basicamente feminino, existindo a partir de 1935. Num primeiro momento, sua atuação se restringiu às associações religiosas, tendo por finalidade a descoberta da Igreja pelos estudantes e a difusão do cristianismo dentro das escolas.
A partir de 1947, a JEC ganha um novo rumo com a elaboração de experiências para serem aplicadas no Brasil por Vera Jaccoud e Jeannette Pucheu, que estiveram presentes na Sessão Internacional, promovida pelo Centro Internacional de Documentação e Informação (CIDI), tomando então o movimento dimensão nacional.
Em 1953, foram publicados os estatutos da JEC no Diário Oficial da União.
Com a expansão do Movimento, organiza-se, em 1956, a Equipe Nacional responsável pela continuidade desse processo e pelo estabelecimento de uma ligação estrutural entre os núcleos diocesanos e com a própria Equipe.
À medida que se estrutura, a amplitude da JEC ultrapassa as fronteiras do Brasil para fazer parte, no mesmo ano de 1956, da Juventude Estudantil Católica Internacional (JEC-I), tendo assim bases comuns com os demais movimentos católicos estudantis do mundo. A JEC-I teve sua origem em 1946, a partir de uma resolução do CIDI, com a finalidade de coordenar os movimentos de JEC dos diferentes países do mundo.
Em maio de 1957, ocorreu a Semana Nacional de Ação Católica (AC), onde estavam presentes a Comissão Episcopal de AC e os dirigentes dos movimentos especializados. A JEC foi representada por Antônio Gama, que defendia a ideia de um assistente e de uma equipe nacional representando o grupo masculino do movimento. A ideia não repercutiu, pois ninguém acreditava na existência de um grupo expressivo de JEC Masculina, mas Dom Fernando Helder e Dom Claudio Kollinger tomaram posição a favor de Antônio Gama e foi aceito um assistente para a JEC Masculina.
Nesse período, a JEC adotou o método de trabalho dos outros movimentos da AC: VER-JULGAR-AGIR. Nestas três fases, o militante observava o meio ambiente, pensava os meios possíveis para atuar e efetivava suas atividades.
A atuação da JEC era basicamente catequética, introduzindo o cristianismo sem retirar o estudante do seu meio, através de uma ação individual ou de um trabalho coletivo nos colégios.
A partir do final dos anos 1950, o Movimento começou a refletir os problemas do meio social e da Igreja. Foi lançada em todo o Brasil a experiência da Semana do Estudante, que, através de assembleias, procurava instigar os militantes presentes a uma reflexão sobre suas responsabilidades e sua vida cristã. Este período é marcado por atividades que procuravam atingir, além dos problemas estudantis, questões mais abrangentes, buscando eficácia nos diversos segmentos sociais. O meio estudantil é compreendido como fruto da sociedade em todos os aspectos (político, econômico, religioso), assim é também tido como centro para o debate de questões que refletem os problemas sociais. As atividades são de massa, como as campanhas, conferências, penetração nos grêmios, clubes e um início de participação na política nacional estudantil, além de atividades extra-colegiais, como participação nas questões dos bairros.
O movimento vai assumindo cada vez mais um caráter social, tendo os problemas políticos e econômicos do país como questões latentes nos vários encontros.
Com o golpe militar, em 1964, e com a hierarquia eclesiástica firme quanto a suas posições de um não engajamento político dos movimentos de juventude, a JEC foi se desmantelando.
Em 1966, com a descentralização dos movimentos em relação à hierarquia da Igreja, proposto pela CNBB, a JEC organiza um Conselhinho Nacional para refletir sobre a situação em que se encontrava. Concluindo que estava com sua base desestruturada e que a situação histórica em que o país se encontrava desarticulava qualquer tentativa de mobilização social, a Equipe Nacional se desliga, formando um grupo autônomo com objetivos políticos e sociais. Os que permaneceram na JEC tentaram rearticulá-la em algumas regiões no período de 1967 a 1970; não obtendo grandes resultados, decidiram finalizar suas atividades.

História arquivística

Os documentos foram acumulados como decorrência da atuação da JECB e constituem parte significativa de seu arquivo. Foram conservados, após o fim do movimento, por militantes, assistentes e entidades da ou ligadas à Igreja. Os originais pertencem, em parte, ao CEDIC e, em parte, ao Instituto Nacional de Pastoral - INP/CNBB.

Procedência

Dale, Romeu - doação-17/12/1993

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Correspondência, programas do Conselho, relatórios de reunião, listas de dioceses jecistas, listas de endereços regionais, listas de nomes de jecistas, artigos jornalísticos, cadernos de anotações para militantes, cadernos de formação de militantes, de orientação para dirigentes, folhetos litúrgicos e religiosos, históricos do movimento, publicações, textos de análise sócio-política, orientação religiosa, dossiê pré-JEC Masculina e Feminina, cadernos de círculos de estudos, cartas abertas aos militantes, programas de eventos, relatórios e textos apresentados em eventos, inquérito de revisão do movimento, pedidos de aprovação dos trabalhos regionais, planos de inquéritos, programas de estudos, relatórios de atividades do Movimento, deliberações, dossiês de eventos, esquemas de estudos, informes aos militantes, temários, esquemas de nucleação, de sugestões de atividades, planos de férias, programas de visitas, relatórios de revisão e planejamento de atividades, cadernos de conclusões de eventos, convites para renovação do compromisso jecista, roteiros para programação de lazer, textos de formação de líderes, textos para círculos de estudos, estatutos de entidades estudantis, esquemas de adaptação de programa de atividades, hinos, envelopes para contribuições, jograis, peças teatrais, inquéritos preparatórios de eventos, programas de espetáculos, resumos de eventos, inquéritos sobre o meio estudantil, planos de ação, roteiros de atividades, dossiês dos conselhos, atestados, balanços financeiros, controle de venda de publicações, declarações, faturas, indicações para o cargo de assistente, listas de endereços das sedes da JECB, listas de endereços de entidades católicas internacionais, orçamentos de gastos gerais, planos de gastos com militantes, procurações, relações de dirigentes e assistentes, textos de orientação para registro de sociedade civil, textos sobre estruturas do Movimento, declarações de princípios religiosos, cartazes comemorativos, cadernos sobre passagens bíblicas, folhetos explicativos sobre a JEC, jogos cênicos, manifestos aos militantes, normas religiosas, relações de documentos pontifícios, textos de análise sobre a JEC, JEC-Internacional, meio estudantil, textos de revisão de vida, instruções para preparação de jornal, declarações de resoluções de eventos, relações de eventos, panfletos de campanhas religiosas, relatórios-síntese de comissões do movimento, resumos de conferências, cadernos de análise do método de trabalho, de atividades, esquemas, estatutos da JECB, estatutos de movimentos de juventudes internacionais, informes de atividades, textos de nucleação, dossiês dos conselhos, relatórios de programa radiofônico da JEC, planos de gastos, relação de ocupantes de cargos no movimento, listas de publicações remetidas aos colégios, anais de evento, convites de formatura, inquéritos e roteiros de espiritualidade.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Em fase de organização

Organização
O arranjo do Fundo Juventude Estudantil Católica do Brasil apresenta dois grupos estruturais (Juventude Estudantil Católica Feminina do Brasil e Juventude Estudantil Católica Masculina do Brasil), estabelecidos em seu primeiro nível de divisão interna; e dez subgrupos estruturais (Conselho Nacional, Equipe Nacional, Conselho Regional e Equipes Regionais Centro Leste, Centro Oeste, Extremo Sul, Leste, Nordeste, Norte e Sul) e cinco funcionais distintos (Administração, Ampliação de Quadros e Formação de Militantes, Elaboração e Divulgação de Publicações, Participação em e Promoção de Eventos e Planejamento e Atuação), estabelecidos no segundo e terceiro níveis de divisão. Abaixo desses últimos, temos as séries, por espécie ou tipologia, e os dossiês.
Dentro de cada subgrupo, as séries e os dossiês foram ordenados alfabeticamente.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Com restrição - Em tratamento técnico

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • alemão
  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Guia do Centro de Documentação e Informação Científica “Prof. Casemiro dos Reis Filho” – CEDIC – PUC-SP. São Paulo: EDUC, 1995. 160p. (Coleção Memória, Documentação e Pesquisa, 3) - Não definido

Inventários dos Fundos: Juventude Agrária Católica do Brasil, Juventude Estudantil Católica do Brasil, Juventude Independente Católica do Brasil/ CEDIC/ PUC-SP/ coord. Yara Aun Khoury. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1998. 172p. (Coleção Memória, Documentação e Pesquisa, 5) - Não definido

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Na Instituição

Fundo/Coleção BR SPCEDIC FJACB- Juventude Agrária Católica do Brasil
Fundo/Coleção BR SPCEDIC FJICB- Juventude Independente Católica do Brasil
Fundo/Coleção BR SPCEDIC FJOCB - Juventude Operária Católica do Brasil
Fundo/Coleção BR SPCEDIC JUC - Juventude Universitária Católica do Brasil
Fundo/Coleção BR SPCEDIC CACO - Ação Operária Católica

Área de notas

Nota

Identificação
Notação Anterior
BR SPCEDIC,XX JEC

Nota

Outras
O Guia também pode ser acessado no site do Centro: www.pucsp.br/cedic

Existe material iconográfico na condição de ilustração de documentos

Nota

Responsável da descrição
Simone Silva Fernandes

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR SPCEDIC

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

BETEATO, Mario Antônio. Da Ação Católica à Pastoral da Juventude. Petrópolis: Vozes, 1985. -Não definido

DICK, Y. Hilário. A JEC no Brasil. s.l., s.c.p., s.d. Fundo Juventude Estudantil Católica do Brasil (JECB). -Não definido

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados