Fundo/Coleção 1S - Luís Mendes da Silva

Área de identificação

Código de referência

BR RJANRIO 1S

Título

Luís Mendes da Silva

Data(s)

  • 1964 - 1983 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Cartográfico(s) -planta(s) - 2 item(ns)
Iconográfico(s) -fotografia(s) - 754 item(ns)
Sonoro(s) -fita(s) audiomagnética(s) - 1 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 0,7 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1904 -)

Biografia

Luís Mendes da Silva, filho de Agnello Mendes da Silva e Maria Cacilda Mendes da Silva, nasceu em 13 de novembro de 1904, em Maceió (AL).
Cursou a Escola Militar de Realengo (1923-1927), a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1939), a Escola do Estado Maior do Exército (1941-1943), o Associated Course School of Combined, no Command and Staff College of Fort Lavencoorth, Kansas (U.S.A), e a Escola Superior de Guerra (1956).
Foi instrutor e professor da Escola Militar de Realengo (1933-1934 e 1940-1941), da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1953), da Escola do Estado-Maior do Exército e adjunto da 3ª Seção do Estado-Maior da Força Expedicionária Brasileira (1944-1945).
Comandou o 1º Batalhão de Fronteiras, em Foz do Iguaçu. Chefiou o Estado Maior da 9ª Região Militar de São Paulo (1961-1962), o Estado-Maior das Forças Armadas (CEF), em Manaus (1962-1963). Foi governador do Território Federal do Amapá (1964-1967), assessor do Ministério do Interior (1967-1968), representante do Ministério do Interior junto ao Grupo Nacional de Desenvolvimento de Construções Escolares, coordenador do Grupo Interministerial e do Grupo Especial para Assuntos de Calamidades Públicas (GEACAP). Representou o Brasil na VI Conferência Mundial de Defesa Civil, em Genebra, apresentando tese específica e foi secretário para assuntos interiores da Cruz Vermelha Brasileira.
Recebeu várias condecorações, entre as quais a Medalha de Campanha da Força Expedicionária, Cruz de Combate de 2ª classe, Cruz de Guerra com Palma (França). Ordem de Mérito Militar. Realizou conferências em diversas capitais do Brasil sobre o atendimento às calamidades publicas e sobre a Amazônia, no Curso de Altos Estudos Brasileiros.
Escreveu monografia sobre a República do Paraguai e artigos em revistas e jornais.

Entidade custodiadora

História arquivística

Procedência

Santos, Iracilda Mendes Damasceno dos - 1997 - doação - 2

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Correspondência expedida e recebida. Documentação de pessoal. Documentos financeiros. Relatórios de gestão administrativa, financeiros, estatísticos e técnicos. Processos referentes a inquéritos para apuração de irregularidades administrativas do Território Federal do Amapá e de instituições policiais militares sobre empréstimo financeiro e prestação de contas, contra pessoas físicas. Relações de pessoas físicas e jurídicas, de documentos apreendidos, de nomes de comunistas fichados na Delegacia de Ordem Política e Social do Território Federal do Amapá, etc. Anotações, decretos e portarias, organogramas, resumo de campanhas de saúde pública, minuta de ante-projeto de regulamentação do ensino no Amapá, documentos sobre a Legião Brasileira de Assistência (LBA), recortes de jornais, cópias fotostáticas de Diário Oficial e jornais, publicações, plantas e fotografias. Entrevistas com supervisores do MOBRAL e com ribeirinhos sobre a enchente do Amazonas.

Avaliação, seleção e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Identificado
Não organizado

Organização
Documentos iconográficos: não organizado.
Documentos textuais: identificado.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Forma de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Catálogo dos documentos cartográficos dos fundos privados Afonso Pena, Afonso Pena Júnior, Deoclécio Leite de Macedo, Família Bicalho, Família Pires de Carvalho e Albuquerque, Família Werneck, Federação Bras. pelo Progresso Feminino, Floriano Peixoto, Góes Monteiro, Item Documental, Joaquim C. da Silva, Luis Mendes da Silva, Milton de Mendonça Teixeira, Orlando Guerreiro de Castro, Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão, Virgílio Várzea. Rio de Janeiro, 2008. 56 p. - Não impressos

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Coordenação de Documentos Escritos. Equipe de Documentos Privados. Luís Mendes da Silva (1S): instrumento provisório. In: ___________. Instrumentos provisórios. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006. 8 p. digit. (AN/SCO/SDP, 65, v. 2) - Não impressos

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo. Fundo Luis Mendes da Silva (1S): catálogo de documentos sonoros, Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2012. 9 p. - Não impressos

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Luís Mendes da Silva: intrumento provisório. Rio de Janeiro, 2006. 10 p. dig. - Não impressos

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Ponto de acesso - assunto

Pontos de acesso - local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso - gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJANRIO

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Bibliografia e outras fontes utilizadas

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados