Coleção DM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Área de identidad

Código de referencia

BR RJANRIO DM

Título

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Fecha(s)

  • 1900 - 1940 (Creación)

Nivel de descripción

Coleção

Volumen y soporte

Iconográfico(s) -cartão(ões)-postal(is) - 37 item(ns)
Iconográfico(s) -cópia(s) por contato - 3 item(ns)
Iconográfico(s) -fotografia(s) - 25 item(ns)
Iconográfico(s) -ilustração(ões) - 1 item(ns)
Iconográfico(s) -negativo(s) fotográfico(s) - 22 item(ns)
Tridimensional(is) -sem especificação - 1 item(ns)

Área de contexto

Institución archivística

Historia archivística

Campos, Augusto César de Malta - colecionador
Em 19 de julho de 2004, o sr. Hélio Portocarrero, diretor em exercício do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, doou ao Arquivo Nacional, através do processo Arquivo Nacional/COPRA n. 00320.000141/2004-DV, datado de 7 de maio de 2004, diversos documentos iconográficos que faziam parte do acervo fotográfico daquela instituição.

Fundado na década de quarenta do século passado, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro viu nascer parte considerável dos movimentos artísticos brasileiros e lançou alguns dos artistas mais importantes do país. Do Grupo Frente (1954), formado a partir da primeira turma de adultos de Ivan Serpa no museu, ao Neoconcretismo (1959); do Atêlie de Gravura (1959) à Nova Objetividade Brasileira (1967), passando pelas exposições "Opinião 65" e "Opinião 66"; das mostras resumo JB (1964-1972) aos Salões de Verão (1969-1974); dos Domingos da Criação (1971) à Área Experimental (1975-1976), foram inúmeros os eventos e os artistas que por ele passaram, ou que nele tiveram uma influência fundamental para o desenvolvimento de suas obras. Formado inicialmente ao longo dos anos 40 e 50 por inúmeras doações de artistas, empresários e de algumas instituições oficiais, o acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro constitui-se numa das coleções de arte do século XX mais importantes no país. Entre os artistas em exposição, destacam-se as obras de Constantin Brancusi, Jackson Pollock e Ben Nicholson. Também tem um valor inestimável a tela de Georges Matthieu, Morte Antropofágica do Bispo Sardinha, pintada pelo artista durante uma performance nas dependências do próprio museu, em 1959, e por ele doada em caráter definitivo poucos anos depois.
Imediatamente após o trágico incêndio, ocorrido em 1978, houveram diversas manifestações de solidariedade, sob a forma de doações de artistas, instituições e governos, mas os esforços de reconstrução do acervo foram largamente prejudicados pelas crises sucessivas da economia brasileira. Foi necessário um período de pequenas adições para que a coleção do museu voltasse a ocupar um lugar de destaque. Atualmente, com cerca de onze mil obras, ela é composta por esculturas e pinturas de artistas de diversos países. Além dessa coleção, desde 1993, o museu recebe, em regime de comodato, a Coleção Gilberto Chateaubriand, internacionalmente reconhecida como o mais completo conjunto de arte moderna e contemporânea brasileira, com cerca de quatro mil obras de aproximadamente quatrocentos artistas. Sempre renovada através das aquisições que Gilberto Chateaubriand faz periodicamente, em especial junto a artistas ainda não consagrados pelo circuito de arte, a coleção é apresentada em exposições temáticas, não somente nas dependências do MAM, mas igualmente através de exposições itinerantes dentro e fora do país. Somado ao seu acervo e a essa coleção, o Museu de Arte Moderna abriga, ainda, um terceiro conjunto igualmente expressivo, com cerca de quatro mil obras de fotógrafos brasileiros.

Origen del ingreso o transferencia

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - 2004 - doação - 5

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Aspectos diversos da cidade do Rio de Janeiro, obras na zonal sul carioca no início do século XX (Leblon, Avenida Niemeyer, Tunel Velho, etc.), imagens do exterior (Egito, etc.), o dirigível Zeppelin sobrevoando a Baía de Guanabara. Algumas fotografias são de autoria do fotógrafo Augusto Malta e alguns postais contêm informações no verso.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

  • portugués de Brasil

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Dimensões
Documento(s) tridimensional(is): 1 embalagem/recipiente.

Notas

Responsável da descrição
Cyntia Mendes Aguiar

Notas

Dimensões
Documento(s) tridimensional(is): 1 embalagem/recipiente.

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la institución

BR RJANRIO

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Final

Nivel de detalle

Completo

Fechas de creación revisión eliminación

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Fuentes

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados