Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [1966? - 1997?] (Produção)
Nível de descrição
Fundo/Coleção
Dimensão e suporte
Filmográficos -sem especificação - 46 itens
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Alberto Salvá Contel nasceu em 13 de abril de 1938, em Barcelona, Espanha, migrando para o Brasil com a família em 1952. Iniciou-se na área de cinema na década de 1960, como crítico e realizando curtas-metragens. Roteirista, produtor e diretor de filmes, trabalhou também para a Globo em casos especiais, miniséries e Globo Repórter, além de haver produzido programas educativos para a TV Escola. Eventualmente ministrou cursos de roteiro.
Entidade custodiadora
História arquivística
Em junho de 2002, o Museu de Arte Moderna declarou-se incapaz de guardar adequadamente em suas dependências matrizes de filmes brasileiros que integravam o acervo da Cinemateca, sendo estas, então, redestinadas a outras instituições. O Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, foi uma das instituições que passou a abrigar parte do acervo, por escolha dos proprietários das matrizes, estabelecendo-se o regime de comodato como uma das formas mais comuns de regulação e formalização da entrada na instituição. Mesmo após a lei municipal n. 3.531, de 7 de abril de 2003, que declarou a Cinemateca do MAM patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro, o que fez com que a transferência de matrizes para outras instituições fosse interrompida, o Arquivo Nacional no Rio de Janeiro continuou a ser procurado pelos produtores de filmes para abrigar a sua produção.
O material em questão deu entrada, inicialmente, em 12 de agosto de 2002 (33 itens), sendo firmado um termo de comodato entre Alberto Salvá Contel e o Arquivo Nacional em 16 de agosto do mesmo ano. O referido termo foi publicado no Diário Oficial da União em 28 de agosto de 2002 (ano 139, n. 166, Seção 3, p. 1, Extrato de comodato n. 7/2002). Novos itens deram entrada em ocasiões posteriores: 16 de janeiro de 2004 (11 itens) e 16 de dezembro de 2005 (2 itens). Ver proc. 00320.000321/2002-DV.
Procedência
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 34
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2004 - comodato - 16
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Aventuras de adolescentes em viagem de férias pelo litoral fluminense em alusão à história clássica de João e Maria (As quatro chaves mágicas); história de um casamento em crise (Inquietações de uma mulher casada); romance entre um quarentão e uma adolescente (A menina do lado); relacionamento entre um bailarino e uma contorcionista (O bailarino e a contorcionista), entre outros.
Avaliação, selecão e temporalidade
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Organizado totalmente
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem Restrição
Observações
Pelo contrato de comodato firmado, o Arquivo Nacional acha-se autorizado a utilizar de forma integral ou parcial, sem fins comerciais, cópias das obras audiovisuais depositadas em pesquisas, eventos e exibições em suas dependências, bem como dar acesso a terceiros sob a forma de consulta.
Condiçoes de reprodução
Copyright - Alberto José Bernardo Salvá Contel
Idioma do material
- inglês
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Status
Final
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
- português do Brasil