Fundo/Coleção JA - Associação dos Arquivistas Brasileiros

Área de identificação

Código de referência

BR RJANRIO JA

Título

Associação dos Arquivistas Brasileiros

Data(s)

  • 1971 - 2015 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Bibliográfico(s) -sem especificação - 1829 itens
Filmográfico(s) -fita(s) videomagnética(s) - 4 itens
Sonoro(s) -disco(s) ótico(s) - cd(s) - 10 itens
Sonoro(s) -fita(s) audiomagnética(s) - 113 itens
Sonoro(s) -fita(s) rolo - 24 itens
Textual(is) -sem especificação - 35,14 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1971 - 2015)

História administrativa

A Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB) foi fundada em 20 de outubro de 1971 como sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter técnico, científico, cultural, profissional e de pesquisa. Entidade reconhecida como de utilidade pública estadual, de acordo com o Decreto Estadual n. 1200, de 13 de abril de 1977. Tinha como principal objetivo estimular o desenvolvimento da Arquivologia no Brasil.

Dentre as suas finalidades, destacam-se: promover a capacitação profissional e o saber do arquivista organizando eventos científicos, como congressos, seminários, conferências, cursos, entre outros; trabalhar em prol da implementação e aperfeiçoamento de políticas públicas arquivísticas, bem como da carreira do arquivista e do profissional de documentação e informação atuante nos arquivos; prestar assessorias e serviços profissionais na área da Arquivologia no âmbito da administração pública e privada, e manter intercâmbio entre profissionais e instituições da área da Arquivologia, documentação e informação nacional e internacional. O principal evento científico promovido pela AAB foi o Congresso Brasileiro de Arquivologia. E dentre as ações para a divulgação da produção do conhecimento na área a AAB lançou a revista Arquivo & Administração durante o 1º Congresso Brasileiro de Arquivologia, em 1972.

O primeiro estatuto (Assembleia Geral de 20/10/1971) teve diversas alterações: 8 de fevereiro de 1977, 15 de dezembro de 2007, 15 de dezembro de 2010 e em 21 de outubro de 2013.

De acordo com o seu estatuto, a AAB estava assim constituída: Assembleia Geral, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Diretoria e Núcleos Regionais. O Conselho deliberativo, órgão delegado da Assembleia Geral, era constituído de nove membros efetivos e seis suplentes eleitos por seis anos e renovados pelo terço de dois em dois anos. O Conselho Fiscal era constituído por três membros efetivos e dois suplentes eleitos pela Assembleia Geral por dois anos.

A Diretoria, eleita por dois anos pelo Conselho Deliberativo, compunha-se: presidente, vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 1º tesoureiro e 2º tesoureiro. Competia à Diretoria dirigir e administrar a AAB dentro das normas estatutárias e regulamentares.

Podiam ser admitidos como associados não somente pessoas que exerciam atividade arquivística como aquelas que tinha afinidade com a finalidade da Associação. Eram cinco as categorias de associados: fundador, contribuinte, mantenedor, honorário ou benemérito e estudante.

Com sede no Rio de Janeiro, na fase de implantação, organizou-se em núcleos regionais em diferentes unidades da federação. Em fins da década de 1990, em meio a mudanças na conjuntura política e econômica interna e externa à entidade, essa configuração desfez-se. A sede manteve-se como Associação dos Arquivistas Brasileiros e os núcleos regionais autonomizaram-se a partir de 1998, surgindo, então, associações de arquivistas no âmbito dos respectivos estados.

Extinta em 4 de fevereiro de 2015, na Assembleia de dissolução da Associação dos Arquivistas Brasileiros, decidiu-se a doação de seu arquivo ao Arquivo Nacional, cumprindo o que já era previsto no artigo 32, parágrafo 1 º, do estatuto da Associação, segundo o qual “a documentação de caráter arquivístico e bibliográfico da AAB deverá ser recolhida ao Arquivo Nacional”. Na mesma ocasião, foi deliberado que o remanescente do patrimônio financeiro seria igualmente doado ao Arquivo Nacional, assim como a marca do Congresso Brasileiro de Arquivologia.
A AAB, no Rio de Janeiro, teve diferentes endereços ao longo do tempo. Por ocasião de sua extinção, ocupava sua sede própria, situada na Avenida Presidente Vargas, 1733, sala 903, Centro, CEP 20210-030.

Presidentes:
1971-1973 José Pedro Pinto Esposel
1973-1975 José Pedro Pinto Esposel
1975-1977 Helena Corrêa Machado
1977-1979 Marilena Leite Paes
1979-1981 Regina Alves Vieira
1981-1983 Lia Temporal Malcher
1983-1985 Afonso Carlos Marques dos Santos
1985-1987 Jaime Antunes da Silva
1987-1989 Jaime Antunes da Silva
1989-1991 Jaime Antunes da Silva
1991-1993 Jaime Antunes da Silva
1993-1995 Lia Temporal Malcher
1995-1997 Lia Temporal Malcher
1997-1999 Mariza Bottino
1999-2001 Mariza Bottino
2001-2003 Maria Luiza Ferreira Lodi
2003-2005 Lucia Maria Velloso de Oliveira
2005-2007 Lucia Maria Velloso de Oliveira
2007-2009 Lucia Maria Velloso de Oliveira
2009-2011 Heloisa Esser dos Reis; Lucia Maria Velloso de Oliveira
2011-2014 Lucia Maria Velloso de Oliveira
2014 – Fernanda da Costa Monteiro Araújo (7/5/2014 a 15/09/2014)
2014-2015 Margareth da Silva

Entidade custodiadora

História arquivística

Primeira entrada: 2008, c. de 76 caixas, como depósito (cf. Listagem da documentação da AAB no Arquivo Nacional em proc. 08060.000085/2015-18, f. 60-61). Mais tarde, esse conjunto recebeu acréscimos.
Segunda entrada, já com característica de doação: 18 de maio de 2015 (c. 167 caixas) contendo diferentes materiais e formatos (documentos textuais, incluindo placas e diplomas emoldurados, documentos sonoros, iconográficos e imagens em movimento).
O termo de doação, datado de 17 de fevereiro de 2016, foi assinado pela então liquidante, Margareth da Silva, e o diretor-geral do Arquivo Nacional. O extrato de doação foi publicado em 19 de maio de 2016 (cf. DOU, n. 95, Seção 3, p. 98).
Com esta doação, o Arquivo Nacional passou a detentor da marca AAB, até então utilizada pela Associação dos Arquivistas Brasileiros, da revista Arquivo & Administração e do Congresso Brasileiro de Arquivologia, cuja realização era responsabilidade da citada entidade (proc. 08060.000085/2015-18, v. 2, f. 285).

Procedência

Associação dos Arquivistas Brasileiros - 2008 - doação - 31
Associação dos Arquivistas Brasileiros - 2015 - doação - 6
Associação dos Arquivistas Brasileiros - 2017 - doação - 1

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Atas das assembleias da AAB, fichas de sócios, correspondência, textos e projetos no país, documentos produzidos por entidades congêneres e filiadas, notas fiscais, taxas, folhas de pagamento, empenhos, relatórios de atividades, documentos relativos aos cursos promovidos e apoiados pela Associação, convênios, projetos, consultorias, realização do Congresso Brasileiro de Arquivologia, artigos publicados na revista Arquivo & Administração. Placas e diplomas.
Os documentos iconográficos, especialmente as fotografias, registram eventos como cursos, congressos, assembleias, reuniões, inauguração da nova sede e cerimônias de posse de diretorias.
Documentos sonoros atinentes a eventos promovidos pela AAB como congressos e seminários.

Avaliação, selecão e temporalidade

Por ocasião da doação, foi acertado que parte do acervo estaria sujeita a avaliação, por suas características de fase corrente, e, no que diz respeito ao acervo bibliográfico, de modo a evitar duplicação de material.

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Identificado
Inventariado

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS BRASILEIROS. Listagem descritiva do acervo (1971-2015). Rio de Janeiro, [2015]. 61 p. (cf. proc. 08060.000085/2015-18, f. 160-220) - Não impressos

ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS BRASILEIROS. Listagem do acervo bibliográfico (1971-2015). Rio de Janeiro, [2015?]. c. 82 p. (cf. proc. 08060.000085/2015-18, f. 4-45) - Não impressos

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota de publicação

ARQUIVO & ADMINISTRAÇÃO. Rio de Janeiro: Associação dos Arquivistas Brasileiros, 1975-2014. - Impressos, em periódicos

Área de notas

Nota

Dimensões
Dimensões em metros dos documentos textuais equivalem a 251 caixas.
Quantificação fitas audiomagnéticas alterada de 122 para 113 (cf. proc. 08060.000085/2015-18, v. 2, f. 269) em 28 abr. 2017.
A confirmar, dimensões do acervo bibliográfico, sonoro e imagens em movimento. No que diz respeito ao acervo bibliográfico, foi submetida pelo doador uma listagem que, após conferência, correspondia a 1829 títulos (cf. proc. 08060.000085/2015-18, f. 135).
Quantificação de discos óticos (sonoros) alterada de 9 para 10 em 17 maio de 2017.

Nota

Outras
Higienização dos documentos sonoros - outubro 2015

Nota

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Coordenação de Documentos Escritos - CODES
Coordenação de Pesquisa e Difusão do Acervo - COPED

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJANRIO

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Zona da incorporação

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