Fundo/Coleção AI1 - Comissão Executiva Nacional da 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora

Área de identificação

Código de referência

BR SPCUTNAC AI1

Título

Comissão Executiva Nacional da 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora

Data(s)

  • 1977-1981 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Textual(is) -sem especificação - 1 m
Bibliográfico(s) -sem especificação - 25 un.
Iconográfico(s) -cartaz(es) - 7 un.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1981)

História administrativa

A Comissão Executiva Nacional da 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora foi constituída durante a Plenária Nacional de Dirigentes Sindicais realizada no dia 21 de março de 1981 no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de São Paulo. A Plenária contou com a participação de 183 entidades sindicais de 13 Estados e do Distrito Federal, representando diversas correntes sindicais e políticas. Os participantes decidiram convocar a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT) para o mês de agosto do mesmo ano no Estado de São Paulo. A Comissão Executiva Nacional (CEN) nas suas primeiras reuniões formou três Subcomissões com objetivo de organizar a Conferência:
Subcomissão de Secretaria e Divulgação: Edson Barbeiro Campos – Sindicato dos Bancários de São Paulo; Hugo Martinez Perez – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de São Paulo.
Subcomissão de Organização: Joaquim dos Santos Andrade – Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo; Raimundo Rosa Lima – Sindicato dos Trabalhadores em Panificação de São Paulo.
Subcomissão de Finanças: Arnaldo Gonçalves – Sindicato dos Metalúrgicos de Santos; Luiz Inácio da Silva (Lula) - Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. Também integrou essa Subcomissão Rubens Fandino - Sindicato dos Eletricitários de São Paulo.
A CONCLAT ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 1981 na cidade de Praia Grande, Estado de São Paulo, e reuniu milhares de trabalhadores da cidade e do campo. A CONCLAT criou a Comissão Nacional Pró-CUT.

História arquivística

Uma das características da Comissão Executiva Nacional (CEN) era a descentralização das suas funções e atividades. Devido a isso, documentos da CEN devem ter ficado nos arquivos dos sindicatos dos dirigentes que integravam a Comissão e Subcomissões ou mesmo nos arquivos pessoais desses sindicalistas. A correspondência para a CEN deveria ser endereçada a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de São Paulo, entretanto também era dirigente da Subcomissão de Secretaria e Divulgação um membro do Sindicato dos Bancários de São Paulo, onde acabou sendo acumulada uma boa parte da documentação. Os documentos da CEN devem ter sido trazidos para a CUT depois do 1º congresso da Central em 1984, quando o sindicalista Gilmar Carneiro dos Santos, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, assumiu o cargo de Secretário de Imprensa e Divulgação da CUT. A documentação passou por uma intervenção em algum momento entre 1992 e 1994, na época em que funcionou o primeiro Centro de Documentação e Memória da CUT.

Procedência

Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (1.: 1981, São Paulo). Comissão Executiva Nacional

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O Arquivo é constituído por documentos que precedem a criação da Comissão Executiva Nacional, como o noticiário na imprensa em 1977 sobre a proposta de uma conferência da classe trabalhadora e minutas de um regimento interno produzido por correntes sindicais em 1980. Após a criação da CEN encontraremos manifestos, conclamações, mensagens e notas oficiais da Comissão e outras entidades sindicais, teses para a conferência, resoluções, relatórios e dossiês de encontros estaduais, questionário sobre a intenção de entidades sindicais de participarem da conferência, correspondência solicitando, prestando informações e apoiando o evento, boletins informativos, moções de apoio, documentos tratando da inscrição e credenciamento de delegados, observadores, assessores e equipe de apoio.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Organizado parcialmente

Organização
Classificação estrutural/funcional.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

A reprodução é permitida desde que não afete a integridade física dos documentos.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Na Instituição
Comissão Nacional Pró-CUT

Descrições relacionadas

Nota de publicação

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES. Nasce A CUT. Embates na formação de uma central classista, independente e de luta. Coordenação de Antonio José Marques. São Paulo: CUT e NSA Gráfica e Editora, 2007. - Não definido

Área de notas

Nota

Identificação

Notação Anterior
BR SPCUTNAC,XX AI1

Nota

Responsável da descrição
Antonio José Marques

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR SPCUTNAC

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19 – 22 de setembro de 1999,versão final aprovada pelo CIA. – Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001. 119 p. (Publicações Técnicas, n.º 49).

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVO. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES. I CONCLAT. I Congresso Nacional da Classe Trabalhadora. São Paulo:CUT, 1983. -Não definido

Nota do arquivista

Crédito
Guido Gustavo Venturini Alvarenga

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Gêneros relacionados

Lugares relacionados