Fundo/Coleção AI2 - Comissão Nacional Pró-CUT

Área de identificação

Código de referência

BR SPCUTNAC AI2

Título

Comissão Nacional Pró-CUT

Data(s)

  • 1980-1984 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Textual(is) -sem especificação - 1,5 m
Bibliográfico(s) -sem especificação - 42 un.
Iconográfico(s) -cartão(ões)-postal(is) - 2 un.
Iconográfico(s) -cartaz(es) - 12 un.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1982)

História administrativa

A Comissão Pró-CUT do Estado de São Paulo foi constituída no 2º Encontro Estadual da Classe Trabalhadora (ENCLAT), realizado nos dias 30 e 31 de julho e 01 de agosto de 1982. A convocação desse encontro foi feita pela Comissão Sindical Única do Estado de São Paulo. A Comissão Pró-CUT era composta por 25 sindicalistas e funcionou por um período na sede do Sindicato dos Marceneiros de São Paulo. Até o mês de julho de 1983 ela realizou o 3º ENCLAT e ainda mais dois congressos estaduais da classe trabalhadora. Com a cisão do movimento sindical e a fundação da Central Única dos Trabalhadores os membros da Pró-CUT São Paulo que apoiavam a criação da Central organizaram um congresso estadual nos dias 27, 28 e 29 de abril de 1984 e fundaram a Central Única dos Trabalhadores Estadual São Paulo (CUT Estadual SP).

Nome do produtor

(1981-)

História administrativa

A Comissão Executiva Nacional da 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora foi constituída durante a Plenária Nacional de Dirigentes Sindicais realizada no dia 21 de março de 1981 no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de São Paulo. A Plenária contou com a participação de 183 entidades sindicais de 13Estados e do Distrito Federal, representando diversas correntes sindicais e políticas. Os participantes decidiram convocar a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT) para o mês de agosto do mesmo ano no Estado de São Paulo. A Comissão Executiva Nacional (CEN) nas suas primeiras reuniões formou três Subcomissões com objetivo de organizar a Conferência:
Subcomissão de Secretaria e Divulgação: Edson Barbeiro Campos – Sindicato dos Bancários de São Paulo; Hugo Martinez Perez – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de São Paulo.
Subcomissão de Organização: Joaquim dos Santos Andrade – Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo; Raimundo Rosa Lima – Sindicato dos Trabalhadores em Panificação de São Paulo.
Subcomissão de Finanças: Arnaldo Gonçalves – Sindicato dos Metalúrgicos de Santos; Luiz Inácio da Silva (Lula) -Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. Também integrou essa Subcomissão Rubens Fandino - Sindicato dos Eletricitários de São Paulo.
A CONCLAT ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 1981 na cidade de Praia Grande, Estado de São Paulo, e reuniu milhares de trabalhadores da cidade e do campo. A CONCLAT criou a Comissão Nacional Pró-CUT.

Nome do produtor

(1983)

História administrativa

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi fundada em 28 de agosto de 1983, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT). Naquele momento, mais de cinco mil homens e mulheres, vindos de todas as regiões do país, lotavam o galpão da extinta companhia cinematográfica Vera Cruz e imprimiam um capítulo importante da história.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) é uma organização sindical brasileira de massas, em nível máximo, de caráter classista, autônomo e democrático, cujo compromisso é a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.

Baseada em princípios de igualdade e solidariedade, seus objetivos são organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.

Presente em todos os ramos de atividade econômica do país, a CUT se consolida como a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo, com 3. 806 entidades filiadas, 7.847.077 trabalhadoras e trabalhadores associados e 23.981.044 trabalhadoras e trabalhadores na base.

Desde sua fundação, a CUT tem atuação fundamental na disputa da hegemonia e nas transformações ocorridas no cenário político, econômico e social ao longo da história brasileira, latino-americana e mundial. Os avanços obtidos na proposta de um Sistema Democrático de Relações de Trabalho e a eleição de um operário à presidência da República em 2002, são fortes exemplos dessas mudanças e resultados diretos das ações da CUT em sua luta incansável pela garantia e ampliação de direitos da classe trabalhadora.

Princípios

A CUT defende a liberdade e autonomia sindical com o compromisso e o entendimento de que os trabalhadores têm o direito de decidir livremente sobre suas formas de organização, filiação e sustentação financeira, com total independência frente ao Estado, governos, patronato, partidos e agrupamentos políticos, credos e instituições religiosas e a quaisquer organismos de caráter programático ou institucional.

Para a Central, as lutas da classe trabalhadora são sustentadas pela unidade a partir da vontade e da consciência política dos trabalhadores.

História arquivística

A Comissão Nacional Pró-CUT desenvolvia suas funções e atividades descentralizadamente de modo que o dirigente sindical que assumia atribuições também acumulava na sua entidade os documentos produzidos e recebidos. A Secretaria Administrativa funcionou no Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, a Secretaria de Finanças na Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Rio de Janeiro, a Secretaria de Divulgação tinha como responsáveis dirigentes do Sindicato dos Engenheiros e Sindicato dos Médicos, também no Rio de Janeiro. As funções e atividades relacionadas à infraestrutura muito provavelmente funcionaram no Sindicato dos Bancários de São Paulo, pois quando houve a tentativa de adiamento do congresso em julho de 1983, os dirigentes da Pró-CUT em São Paulo solicitaram que aquelas entidades sindicais remetessem os documentos para o Sindicato dos Bancários de São Paulo, sendo que somente a Secretaria Administrativa enviou as cópias das fichas de inscrição ao congresso, mas não na sua totalidade. No mês de agosto de 1983, a nova Secretaria Administrativa funcionou no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de São Paulo sob a responsabilidade de Gilmar Carneiro dos Santos, dirigente bancário. Muito provavelmente o Arquivo foi transferido para a CUT depois do 1º congresso da Central em 1984, quando o sindicalista Gilmar Carneiro dos Santos, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, assumiu o cargo de Secretário de Imprensa e Divulgação da CUT. A documentação passou por uma intervenção em algum momento entre 1992 e 1994,na época em que funcionou o primeiro Centro de Documentação e Memória da CUT.

Procedência

Comissão Nacional Pró-CUT

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O Arquivo é constituído por documentos que possibilitam conhecer os encaminhamentos das lutas sindicais e as tarefas desenvolvidas para a realização do Congresso da Classe Trabalhadora, que também ficou conhecido como CONCLAT. Também evidencia a organização do movimento sindical nos Estados, através dos dossiês de encontros sindicais. Alguns documentos permitem conhecer a atuação das correntes políticas no interior do movimento sindical. A partir do surgimento das divergências, que provocaram o adiamento do congresso em 1982, teremos atas e resoluções de reuniões dos diferentes setores que formavam a Comissão Nacional Pró-CUT: manifestos sindicais, convocações de reuniões, anotações feitas em reuniões, textos para discussões. Com a deliberação dos dirigentes da Pró-CUT vinculados ao Novo Sindicalismo de realizarem o congresso em agosto de 1983, o Arquivo acumulou documentos referentes às etapas finais de organização, como cartas solicitando informações e apoiando o evento, anteprojeto de regimento interno, teses e propostas para discussões, documentos tratando da inscrição e credenciamento de delegados, observadores, imprensa, equipe de apoio, bancas e stands. Também há documentos produzidos durante o congresso, como recados à mesa de condução dos trabalhos, programação, letras de músicas, abaixo-assinados com reivindicações e as resoluções do evento.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Poderá receber novos documentos se forem localizados nos sindicatos e nos arquivos pessoais de dirigentes que desenvolveram atribuições na Comissão e nas Secretarias.

Sistema de arranjo

Organizado parcialmente

Organização
Classificação funcional e por tipologia documental. As fichas de inscrições estão ordenadas por Estado.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

A reprodução é permitida desde que não afete a integridade física dos documentos.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Alguns documentos estão rasurados dificultando a leitura.

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Comissão Sindical Pró-CUT do Estado de São Paulo. - -onde há um dossiê do encontro das comissões intersindicais estaduais de 28 e 29 de agosto de 1982, organizado pela Pró-CUT São Paulo depois da primeira cisão na Comissão Nacional Pró-CUT

Central Única dos Trabalhadores. - -sendo que neste somente alguns grupos, como as Comissões Organizadoras dos primeiros congressos e algumas séries documentais estão disponibilizados para pesquisa.

Nota de publicação

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES. Nasce A CUT. Embates na formação de uma central classista, independente e de luta. Coordenação de Antonio José Marques. São Paulo: CUT e NSA Gráfica e Editora, 2007. - Não definido

Área de notas

Nota

Identificação

Notação Anterior
BR SPCUTNAC,XX AI2

Nota

Responsável da descrição
Antonio José Marques

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19 – 22 de setembro de 1999,versão final aprovada pelo CIA. – Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001. 119 p. (Publicações Técnicas, n.º 49).

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVO. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Nota do arquivista

Crédito
Guido Gustavo Venturini Alvarenga

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Gêneros relacionados

Lugares relacionados