Fundo/Coleção AI4 - Comissão Pró-CUT do Estado de São Paulo

Área de identificação

Código de referência

BR SPCUTNAC AI4

Título

Comissão Pró-CUT do Estado de São Paulo

Data(s)

  • 1980-1983 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Textual(is) -sem especificação - 0,4 m
Bibliográfico(s) -sem especificação - 25 un.
Iconográfico(s) -cartaz(es) - 3 un.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1981)

História administrativa

A Comissão Nacional Pró-CUT foi constituída na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT) ocorrida nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 1981 na cidade de Praia Grande, Estado de São Paulo. A Comissão era composta por56 sindicalistas e tinha como incumbência encaminhar o plano de lutas aprovado e organizar o congresso de fundação da Central Única dos Trabalhadores em 1982. Na primeira reunião em setembro de 1981, em Brasília, a Pró-CUT elegeu uma Executiva de 23 membros efetivos e seis suplentes. A Executiva desenvolveu suas atividades descentralizadas, sendo que a Secretaria Administrativa, a Secretaria de Finanças e a Secretaria de Divulgação ficaram no Rio de Janeiro. As atividades de infraestrutura para a realização do congresso foram centralizadas em São Paulo. Em meados de 1982 as divergências que permeavam o movimento sindical provocaram uma cisão na Pró-CUT e o adiamento do congresso de fundação. Todavia, no final daquele ano, houve um acordo entre as correntes e a recomposição da Executiva. Na reunião da Comissão Nacional Pró-CUT nos dias 09 e 10 de abril de 1983, criaram três subcomissões dedicadas exclusivamente à organização do congresso em agosto: Subcomissões de Infraestrutura, Finanças e Divulgação. As divergências retornaram no mês de julho quando os sindicalistas da Unidade Sindical e seus aliados tentaram mais uma vez adiar o congresso, não havendo a concordância dos sindicalistas vinculados ao Novo Sindicalismo. Esse setor reorganizou as Comissões e Subcomissões e manteve a convocação do congresso para os dias 26, 27 e 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo, São Paulo. O congresso fundou a Central Única dos Trabalhadores.

Nome do produtor

(S/D)

História administrativa

História arquivística

A documentação passou por uma intervenção em algum momento entre 1992 e 1994, na época em que funcionou o primeiro Centro de Documentação e Memória da CUT.

Procedência

Comissão Pró-CUT do Estado de São Paulo.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O arquivo é constituído por documentos que permitem conhecer a movimentação sindical em São Paulo e os atores que estavam envolvidos. Há um dossiê da Comissão Sindical Única do Estado de São Paulo, organismo que antecedeu a Comissão Pró-CUT do Estado de São Paulo. O Arquivo contém dossiês de encontros e congressos estaduais, onde constam fichas de inscrições de delegados, teses e proposta para discussões. Ele ainda contém atas de reuniões, listas de presenças, manifestos sindicais, cartas abertas, notas oficiais, notas a imprensa, boletins da Pró-CUT, noticiário da imprensa, resoluções de reuniões, entre outros documentos. Há um dossiê do encontro das comissões intersindicais estaduais de 28 e 29 de agosto de 1982, organizado pela Pró-CUT São Paulo depois da primeira cisão na Comissão Nacional Pró-CUT Nacional. Por fim, há dois dossiês relacionados às atividades do dirigente Gilmar Carneiro dos Santos: dossiê Dieese e dossiê Banco do Estado do Rio de Janeiro.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Organizado parcialmente

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

A reprodução é permitida desde que não afete a integridade física dos documentos.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota de publicação

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES. Nasce A CUT. Embates na formação de uma central classista, independente e de luta. Coordenação de Antonio José Marques. São Paulo: CUT e NSA Gráfica e Editora, 2007. - Não definido

Área de notas

Nota

Identificação

Notação Anterior
BR SPCUTNAC,XX AI4

Nota

Responsável da descrição
Antonio José Marques

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR SPCUTNAC

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19 – 22 de setembro de 1999,versão final aprovada pelo CIA. – Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001. 119 p. (Publicações Técnicas, n.º 49).

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVO. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Nota do arquivista

Crédito
Guido Gustavo Venturini Alvarenga

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados