Coleção U1 - Gabinete de D. João VI

Área de identidad

Código de referencia

BR RJANRIO U1

Título

Gabinete de D. João VI

Fecha(s)

  • 1808 - 1857 (Creación)

Nivel de descripción

Coleção

Volumen y soporte

Textual(is) -sem especificação - 1,14 m

Área de contexto

Nombre del productor

(1767 - 1826)

Historia biográfica

No início do século XIX, a Europa vivia a expansão do império napoleônico, que decretou um bloqueio comercial à Grã-Bretanha. Neste contexto, Portugal se viu dividido entre a ameaça francesa e o apoio à Inglaterra, sua aliada histórica. Diante de um impasse, D. João optou por transferir a sua corte para o Brasil em 1808, sob escolta inglesa, regressando a Lisboa apenas em 1821.
A coleção reflete o funcionamento do gabinete do príncipe-regente e depois rei, uma espécie de secretaria privativa que acumulava a documentação recebida por motivos pessoais ou de Estado, garantindo ao governante informações necessárias para fundamentar suas decisões.

Institución archivística

Historia archivística

Parte dos documentos que compõem a coleção veio para o Brasil com a família real, em 1808, foi complementada com outros tantos produzidos durante sua estadia no Brasil, e retornou a Portugal com D. João VI, em 1821, tendo ficado sob sua guarda até sua morte, em 1826. Nessa ocasião, o conjunto foi emprestado pela infanta D. Isabel Maria ao conde do Lavradio, Francisco de Almeida Portugal, que jamais o devolveu.

Sabe-se que o acervo foi oferecido à venda em 1925, sem sucesso, ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e, posteriormente, em 1947, ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Brasil. Após negociações, os documentos foram finalmente adquiridos, na Europa, pelo colecionador Marcos Carneiro de Mendonça, em 1952.

A documentação foi doada ao Arquivo Nacional em 5 de abril de 1995, pela Academia Brasileira de Letras, que a adquiriu do espólio de Marcos Carneiro de Mendonça. Carneiro de Mendonça.

Por essa época, o conteúdo do acervo já havia sido divulgado pela Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, n. 215, de 1952, e publicado pela Biblioteca Reprográfica Xerox em 1984, em obra de autoria de Marcos Carneiro de Mendonça, intitulada D. João VI e o Império no Brasil, a independência e a missão do Rio Maior. Nesta publicação, foram descritos 1291 documentos, 32 fac-símiles e 12 transcrições que integram o acervo.

O conjunto documental, embora organizado e descrito em ordem cronológica por seu antigo proprietário e assim divulgado nas publicações já mencionadas, foi bastante manuseado em decorrência do elevado número de consultas, o que comprometeu sua organização anterior e seu estado de conservação.

Em janeiro de 2005, com recursos do Convênio entre o Arquivo Nacional e a UNESCO, foi contratada uma técnica que deu início ao trabalho de cotejamento do conteúdo do acervo com os resumos contidos nas publicações mencionadas, quando, então, foram identificadas discrepâncias entre o conteúdo e as descrições além da existência de documentos não mencionados e cópias eletrostáticas e transcrições de originais que não foram localizados anteriormente.

A organização do acervo foi interrompida durante o ano de 2006. Em 2008, o Arquivo Nacional, com financiamento da FAPERJ, promoveu a reorganização, identificação, acondicionamento, microfilmagem de preservação e digitalização do acervo, organizado em ordem cronológica e descrito de forma a recuperar o assunto, a espécie documental, os autores, os destinatários, a data, o local e a quantidade de documentos. Foram também recuperadas as notações anteriores, tanto aquelas atribuídas por Marcos Carneiro de Mendonça, quanto aquelas decorrentes da identificação e acondicionamento efetuado por ocasião da entrada no Arquivo Nacional.

Origen del ingreso o transferencia

Academia Brasileira de Letras - 1995 - doação - 10

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Cartas, relatórios diplomáticos, boletins militares, mapas financeiros, entre outros documentos, dos anos de 1808 a 1825, incluindo, ainda, um documento de 1857. Dentre os assuntos, destacam-se: as relações diplomáticas entre os países envolvidos no conflito continental; a administração das colônias portuguesas; relatos e boletins das ações e manobras militares ocorridas na Europa envolvendo tropas portuguesas, inglesas, russas, francesas, turcas, entre outras, nas guerras napoleônicas e peninsular; resoluções do Congresso de Viena; tratados comerciais; a abolição do tráfico de escravos; a Revolução Pernambucana de 1817 e as guerras de independência dos países latino-americanos.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Organizado totalmente

Organização
Ordem cronológica.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

  • español
  • francés
  • inglés
  • italiano
  • portugués de Brasil

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Na Instituição
microfilme -Rolo -121-2008
microfilme -Rolo -122-2008
microfilme -Rolo -123-2008
microfilme -Rolo -124-2008 - -
microfilme -Rolo -125-2008
microfilme -Rolo -126-2008
microfilme -Rolo -127-2008
microfilme -Rolo -128-2008

Unidades de descripción relacionadas

Nota de publicación

MARTINS, Ana Canas Delgado. Governação e arquivos: D. João VI no Brasil. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo, 2006. 439 p. - Impressos, em livros e folhetos

MENDONÇA, Marcos Carneiro de. D. João VI e o Império no Brasil, a Independência e a missão do Rio Maior. Rio de Janeiro: Xerox do Brasil, 1984. 539p. (Biblioteca Reprográfica Xerox, 19). - Impressos, em livros e folhetos

MENDONÇA, Marcos Carneiro de. Documentos do arquivo do 2º marquês do Lavradio, 3o. vice-rei do Brasil. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, v. 215, p. 80-102, abr.-jun. 1952. - Impressos, em periódicos

Área de notas

Notas

Responsável da descrição
Debora Pereira Crespo

Notas

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la institución

BR RJANRIO

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Final

Nivel de detalle

Completo

Fechas de creación revisión eliminación

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Fuentes

Nota del archivista

Crédito
Equipe FAPERJ (2008): Adriana Severina de Luna, Clícea Maria Augusto de Miranda, Jeane da Silva Coelho (digitação), Mayara Brandão Meira.
Equipe Arquivo Nacional (2008): Beatriz Moreira Monteiro, Mariza Ferreira Sant'Ana, Thais Helena Bastos Rodrigues (digitação).

Área de Ingreso