Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais
- BR MGAPM AGE
- Fundo
- 1935-2007
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Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais
Assembléia Legislativa Provincial
O acervo é composto por correspondências, declarações, requerimentos e discursos. A documentação trata dos seguintes assuntos: Colégio Militar, Escola Nacional de Belas Artes, Instituto Histórico Geográfico de Minas e Ministério da Guerra.
Registro de decretos, alvarás, atos régios, correspondência com o Governo-Geral e Provincial, atas das eleições, vereações, acórdãos, ordens e provisões de Junta da Real Fazenda, cartas de usança, ofícios, receita do Conselho.
Registro de decretos, alvarás, atos régios, correspondência com o Governo. Geral e Provincial, atas das eleições, vereações, acórdãos, ordens e provisões de Junta da Real Fazenda, cartas de usança, ofícios, receita do Conselho.
O fundo é formado por registros de testamentos, inventários e escrituras de hipotecas, livros de receitas e despesas, contratos, arrematações, lançamentos e arrecadações de impostos, guarda-moria, datas de terras e águas minerais, registros de batismos e falecimentos, registros de patentes, de provisões, de cartas de usança e de sesmarias, licença para ofícios e negócios, subsídios voluntários e literários, matrícula, compra, venda e capitação de escravos, vereações e acórdãos da Câmara, inventários de presos, livros de igrejas, listas de almotaçarias, registros e aferições de pesos e medidas, licença para lojas, cartas de aforamentos, registros de leis e Decretos da Corte, atas de eleições, termos de fiança, matrícula de expostos, criação de enjeitados, registros de diplomas e termos de juramento de posse de empregados.
O arquivo é composto de correspondência de natureza pessoal e política, pedidos diversos, agradecimentos e comentários sobre a república, eleições e Partido Republicano.
O acervo é formado, basicamente, por registros de ocorrências e operações policiais, livros de rol de culpados, estatísticas criminais, informações sobre presos e documentos administrativos.
O acervo é composto por correspondências, procurações, inventários, petições, cópias de contratos, recibos e recortes de jornais, A documentação trata de assuntos diversos, tais como: assuntos pessoais, política mineira, ensino, transações financeiras e penitenciária de Uberaba
Conselho Deliberativo de Belo Horizonte
O acervo é composto por atas de sessões do Conselho, portarias, registro de títulos de nomeação e matricula dos membros do Conselho Deliberativo de Belo Horizonte. Correspondências referentes a parecer e projetos do Conselho sobre orçamento do Estado, decretos, concessões, congratulações, vencimentos, gratificação e efetivação de cargos dos servidores públicos e doações de prédios e terrenos, informações sobre iluminação pública, autorizações para construção, impostos, auxilio a instituições beneficentes, abertura de poços e cisternas, entre outros.
A documentação é composta documentos, entre correspondências, translado de escritura de terras, declarações, inventário, concessão de título, cartas de alforria, de datas, de patente e de nomeação. O acervo diz respeito, principalmente, a Felisberto Caldeira Brant, João Gomes da Silva, Edward William Jacobson Lott e Hermano Felisberto Caldeira Lott
Francisco Augusto de Paiva Bueno Brandão
Contém atos de nomeação, condecorações, correspondências pessoais, diplomas, certificados e recorte de jornal. A maioria dos documentos que compõem o arquivo refere-se à carreira militar do almirante Francisco Augusto de Paiva Bueno Brandão como oficial da Armada Nacional, incluindo condecorações do Imperador D. Pedro II por serviços prestados a marinha e por sua atuação na guerra do Paraguai como também documentos referentes ao seu pai o Capitão Emigdio de Paiva Bueno oficial do Exército.
Contém documentos pessoais, correspondência, partituras musicais e documentos iconográficos.
O arquivo é composto de documentos manuscritos, originais e cópias, correspondências com a Junta Provisória do Governo, a Presidência da Província e o Exército referentes a nomeações, relações de conduta, relações de recrutas, pedidos de exames para aptidão de voluntários, dentre outros
Acervo arquivístico : projetos da Câmara dos Deputados, regimento, atas do Conselho Superior das Caixas Econômicas Federais, discursos (rascunhos), relatórios do titular sobre a Caixa Econômica, Secretaria de Agricultura, despachos e atos publicados, recortes de jornais e revistas brasileiras, carreira política, formatura, colação de grau, posses em cargos públicos. Documentos pessoais, diplomas e correspondência.
Luz, Carlos Coimbra da
A série documentos textuais é composta por correspondências, certificados, relatórios de viagens, declarações, portarias de nomeações e designações como professor de Escola de Belas Artes, Arquitetura e Urbanismo da UFMG, diretor e presidente do IEPHA, documentos como membro do ICOMOS, artigos e publicações referentes ao patrimônio histórico e obras de restauração. A série iconografia é composta por fotografias de família, projetos de restauração, reuniões, pesquisa, aulas e viagens a trabalho.
O acervo é composto por documentos administrativos e técnicos, como ordens, resoluções, comunicados, circulares, editais, pareceres de comissões, projetos, registro de títulos, nomeação de funcionários, quadros de pessoal, ponto dos empregados, quadro de obras, receitas e despesas, atestados, protocolos, memorandos e certificados. A documentação trata dos seguintes assuntos: elaboração de mapas e plantas, construção e fiscalização de obras de estradas de rodagem, de igrejas, de rede de iluminação pública, água e esgoto, teatros e de pontes.