Arquivo Central da Universidade Federal Fluminense

Área de identificação

Identificador

RJUFF

Forma autorizada do nome

Arquivo Central da Universidade Federal Fluminense

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

  • Universidade

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Coordenação de Arquivos (CAR) Av. Prefeito Silvio Picanço, 1565, Charitas

Localidade

Niterói

Região

Rio de Janeiro

Nome do país

Brasil

CEP

24370-195

Telefone

55 21 2629-2310

Fax

55 21 2710-6985

E-mail

Área de descrição

Histórico

O Arquivo Geral (AG) da Universidade Federal Fluminense foi criado em 19 de setembro de 1985, durante a gestão do Professor José Pedro Esposel como diretor do Núcleo de Documentação, atual Superintendência de Documentação (SDC).

Inicialmente o AG era composto por duas seções, a de Arquivo Intermediário e a de Arquivo Permanente, posteriormente, em decorrência das crescentes demandas da administração universitária e da necessidade de viabilizar e implementar a gestão documental na instituição, foi criada, em 1989, a Seção de Arquivo Corrente. No ano de 1994 foi constituído o Arquivo Especial objetivando orientar a política arquivística interna referente à guarda, conservação e recuperação das informações contidas nos documentos em suportes especiais, tais como, fotografias, filmes, etc.

O Arquivo passou a existir com a denominação de Arquivo Central (AC), por intermédio da Norma de Serviço n. 409, de 30 de março de 1994. Após a institucionalização foram recolhidos ao AC os fundos documentais das Faculdades Isoladas existentes em Niterói, tais como a de Direito, Medicina, Odontologia, Farmácia, Serviço Social e Filosofia. Estas Faculdades foram unificadas e federalizadas em 1960, sob o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ), tornando-se em 1965 a Universidade Federal Fluminense.

Diante deste fato, ficou assinalado o critério metodológico a ser adotado pela equipe técnica do arquivo, que consistiria em considerar toda a documentação pertencente às Faculdades Isoladas, produzida antes de 1960, de valor secundário, histórico e permanente, e toda a documentação posterior ao ano supracitado como pertencente à UFF, sendo, portanto, um fundo documental aberto e, inicialmente, com um volume maior de documentos de valor primário, legal e comprobatório.

As atribuições do antigo Arquivo Central eram as seguintes:

a) prestar orientação técnica aos órgãos da UFF, na organização da documentação corrente; e

b) promover a transferência e recolhimento dos documentos, que já não sejam de uso freqüente, independente de sua forma física, preservando o valor histórico, jurídico, patrimonial, técnico, acadêmico e administrativo.

No processo de desenvolvimento da área arquivística na UFF, destaca-se ainda a Norma 472, de 08.10.1996, que aprova as regras para a Transferência e Recolhimento de Documentos ao AC-NDC e a mudança do Arquivo para a nova sede situada em Charitas em 1998, que passou a ter uma Gerência de Arquivos, e posteriormente veio a ser denominada de Divisão de Arquivos – DARQ.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Estrutura administrativa

A Coordenação de Arquivos (CAR) foi criada pela Portaria GAR nº. 45.248, de 21 de julho de 2011. Subordinada à Superintendência de Documentação (SDC) tem por finalidade coordenar, planejar e dirigir as atividades do Serviço de Arquivo Intermediário (SAIN) e do Serviço de Arquivo Permanente (SAPE).
Organograma http://www.arquivos.uff.br/images/Arquivo/Organograma_SDC.jpg

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta, das 09h às 18h.

Condição de acesso e uso

Usuário Interno (servidores técnico-administrativo, docentes e discentes da UFF);
Usuário Externo (todos os cidadãos interessados).

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJUFF

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Memórias Reveladas (Thematic area)
  • Censo-Guia de Arquivos (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Coordenação de Arquivos (CAR)
Av. Prefeito Silvio Picanço, 1565, Charitas
Niterói, Rio de Janeiro
BR 24370-195