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Nilo Peçanha

  • BR RJMRAHI NP
  • Coleção
  • 1871 a 1967

O acervo compreende registros da vida privada e pública do titular, que ao longo do exercício de suas funções acumulou uma vasta documentação. Reúne cerca de 20.000 correspondências, divididas em dossiês e organizadas cronologicamente, recebidas pelo titular e terceiros (em menor volume). Destacam-se como principais assuntos entre as correspondências recebidas pelo titular: pedidos de favorecimentos diversos, valendo-se da sua influência política; cumprimentos e congratulações por sua atuação frente a cargos executivos, legislativos e diplomáticos; informações sobre questões políticas, municipais, estaduais e nacionais, jurídicas financeiras e pessoais.
Entre as questões políticas destacam-se aquelas referentes à administração pública; alianças e articulações; pleitos eleitorais; sucessões presidenciais; criação do Ministério da Agricultura; importação e exportação; economia cafeeira; Reação Republicana. Sobre as relações internacionais há documentos relativos às relações diplomáticas estabelecidas pelo Estado brasileiro, com ênfase na participação do país na Guerra Mundial (1914-1918). Entre os assuntos da política fluminense são mais freqüentes aqueles referentes ao desenvolvimento industrial; às atividades político-partidárias e aos processos eleitorais. Entre os principais assuntos na correspondência para terceiros figuram os processos eleitorais e pedidos de favorecimentos diversos.
A Coleção conta ainda com desenhos técnicos de motores de automóveis e plantas de terrenos, recortes de jornais e revistas sobre política e assuntos referentes à gestão pública do titular. Reúne produções de Nilo Peçanha e de outros personagens, entrevistas, discursos, manifestos, debates, conferências e livro reunindo mensagem à Assembléia Legislativa do de quando Peçanha era presidente do Estado do Rio de Janeiro.
O acervo contém 504 fotografias, principalmente de Nilo Peçanha em inaugurações de obras, visitas, viagens e outros eventos públicos, com destaque para as fotos da campanha Reação Republicana. Há também fotos de Nilo Peçanha com sua esposa, Anita Peçanha, em momentos de lazer e homenagens pós-morte, incluindo registros do enterro.

Peçanha, Nilo Procópio

Manoel Deodoro da Fonseca

  • BR RJMHN DF
  • Coleção
  • 1871 a 1891

Acervo arquivístico composto de ofícios do titular quando brigadeiro inspetor da Inspetoria Militar de Pernambuco sobre as desordens ocorridas no batalhão, manifestos do titular a população por ocasião da sua saída da presidência e do golpe de 3/11/1891; diplomas; fotografias do titular, de manifestantes das Forças Armadas e dos participantes do projeto de constituição de 1891.

Fonseca, Manoel Deodoro da

Comissão Executiva Central do Sesquicentenário da Independência do Brasil

  • BR RJANRIO 1J
  • Fundo/Coleção
  • 1972

Correspondência expedida e recebida. Publicações referentes à independência. Convites e programas de atividades da comissão e extra-comissão. Balancetes de receita e despesa. Cartazes do sesquicentenário. Fotografias. Disco com os hinos nacional e da independência. Discos com a marcha do Sesquicentenário e com fragmentos do Espetáculo de Som e Luz.

Comissão Executiva Central do Sesquicentenário da Independência do Brasil

Brasão de armas de Anibal Antunes Maciel, barão dos Três Serros.

  • BR RJANRIO 0D.2
  • Dossiê/Processo
  • 23/09/1884
  • Parte deBrasões

Contém 2 desenhos de brasão do barão dos três Serros e 1 do barão de São Luís, sendo uma folha individual do titular e outra folha impressa com o desenho de cada um deles.
Contém descrição heráldica no verso.

Anexos:
Brasão do Barão de Três Serros - 1

Especificações da Ilustração
Desenho impresso do brasão do Barão de Três Serros com descrição heráldica no verso. Na mesma folha contém desenho impresso do Barão de São Luis e no verso sua descrição heráldica.

Júlio Prestes de Albuquerque

  • BR SPAPESP JPA
  • Fundo/Coleção
  • 1872-1951

Tal conjunto é formado por documentação correspondente às atividades profissionais do titular (em que predomina sua atuação como Presidente do Estado de São Paulo, mas também abrange suas atividades como parlamentar estadual e federal, candidato à Presidência da República, advogado, fazendeiro e poeta) e à sua vida pessoal e familiar (com documentos produzidos por familiares seus, especialmente seu pai, Fernando Prestes, e sua família nuclear (a esposa, Alice Prestes e os filhos Fernando, Marialice e Irene) .

Albuquerque, Júlio Prestes de

Washington Luís

  • BR SPAPESP WL
  • Fundo/Coleção
  • 1614 - 1984

O fundo Washington Luís reúne documentos tanto da esfera privada, quanto da profissional, passando pelas atividades do titular como advogado e como pesquisador interessado na história de São Paulo, com ênfase para sua atuação política, incluindo as presidências do Estado de São Paulo e do Brasil.

Encontra-se uma grande variedade de espécies documentais acumuladas no decorrer das atividades desenvolvidas por Washington Luís, como abaixo-assinados, apólices de seguro, apontamentos, artigos, autorizações de pagamento, balancetes, balanços, bilhetes, boletins, cartas, cartões, cartões postais, certificados, circulares, conferências, contratos, convites, crônicas, declarações, declarações de rendimentos, decretos, demonstrativos financeiros, diplomas, discursos, ensaios, entrevistas, escrituras, estatutos, estudos, extratos bancários, fotografias, gravuras, guias de recolhimento de imposto, históricos, informes, inventários, laudos periciais, leis, letras de câmbio, listas, livros-caixa, manifestos, memorandos, memoriais, mensagens, notas, notas fiscais, noticiários, notícias, ofícios, orçamentos, pagamentos, panfletos, pareceres, polianteias, processos, procurações, programas de eventos, projetos de lei, propostas, quadros de apuração eleitoral, quadros de movimento, quadros estatísticos, recibos, regulamentos, relatórios, representações, requerimentos, rescisões de contrato, resenhas, tabelas de câmbio, telegramas, testamentos, tomadas de contas e etc.

Dentre os cerca de 20.000 itens, há documentos sobre a história de Portugal e do Brasil Colônia (os mais antigos deles, de 1614 a 1647 são cópias do Arquivo Geral de Índias sobre a América Latina), cartas-patente do século XIX e gravuras da cidade de Olinda e Pernambuco do século XVI, entre outros; cadernos de apontamentos com os estudos do titular; documentação de origem pública, como balancetes de governo, livros do Tesouro do Estado de 1922 e processos administrativos; comprovantes de gastos pessoais; genealogia da família Pereira de Sousa, além de diversos outros relativos às atividades pessoais e profissionais.

Destaca-se no conjunto, a farta correspondência enviada e recebida. Aproximadamente 19.000 itens como bilhetes, cartas, ofícios, convites, cartões de visita, memorandos e telegramas, em sua maior parte relacionados à sua vida pública, predominantemente do período presidencial. Além disso, a biblioteca do titular compreende obras de literatura, direito, de cultura geral, além de coleções de história, bem como enciclopédias, dicionários e coleções de periódicos.

Há ainda noticiários produzidos pela empresa de press clipping Agência Americana, contratada pelo poder público no período presidencial, e outras compilações de artigos de jornal feitas pelo titular e seus familiares após sua morte.

Há poucas fotografias, a menor parte delas referente a obras públicas (construção de estradas) e banquetes. A maioria refere-se a homenagens recebidas pelo titular, retratos de outras pessoas, como as de seus afilhados, com dedicatórias; retratos do titular, fotos do período do exílio, entre outras.

Souza, Washington Luís Pereira de

Floriano Vieira Peixoto

  • BR RJAHI FP
  • Fundo/Coleção
  • 1893 a 1939

A documentação contém informações referentes à Revolta da Armada iniciada no dia 6 de setembro de 1893 e chefiada pelos almirantes Custódio de Mello e Saldanha da Gama. O acervo retrata a questão diplomática da revolta, devido à presença de navios estrangeiros no Rio de Janeiro e as posições e medidas tomadas pelos seus respectivos governos. A posição dos Estados Unidos, favorável ao governo do titular, também é abordada no acervo documental.

Peixoto, Floriano Vieira

Arthur da Silva Bernardes

  • BR MGAPM AB
  • Fundo/Coleção
  • 1898 - 1975

O acervo textual é composto por correspondências e telegramas de natureza pessoal e política, relatórios administrativos, documentos pessoais, pareceres, processos, projetos de lei, estudos sobre nacionalização, resoluções, dossiês diversos, artigos de jornais, discursos, monografias, panfletos, volantes, folhetos e revistas. A documentação trata de diversos assuntos, tais como: negócios, impostos, colégio dos filhos, campanha política, governo, revoltas, revoluções e campanha nacionalista.
As fotografias retratam a vida familiar, a trajetória política e as comemorações do centenário de seu nascimento. Os filmes retratam: viagem do Presidente Arthur Bernardes ao Rio em campanha política, sua posse na Presidência da República, recepção ao Príncipe herdeiro da Itália, viagem do Príncipe à Bahia, posse do Presidente Mello Vianna à Presidência do Estado de Minas e banquete oferecido ao presidente do Chile no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Bernardes, Arthur da Silva

Prudente de Morais

  • BR RJIHGB ACP66
  • Fundo/Coleção
  • 1858-1914

O fundo reúne cartas, trabalhos, apontamentos, despachos, diários, diploma, testamentos, necrológio, discursos, poemas, estatutos, decretos, relatórios, pareceres, projetos, artigos, ata, inventários, requerimentos, material iconográfico e recortes de jornais acumulados pelo titular.

Barros, Prudente José de Morais e

Emílio Garrastazu Médici

  • BR RJIHGB 117
  • Fundo/Coleção
  • 1953 - 1983

Documentos da sua atuação militar e política no período.

Médici, Emílio Garrastazzu

Prudente de Morais

  • BR RJANRIO SF
  • Fundo/Coleção
  • 1855 - 1908

Correspondência, documentos pessoais e recortes de jornais. Anotações referentes a direito, assuntos pessoais, política, contabilidade, Revolta da Armada, Revolução Federalista, Revolta de Canudos, questões de limites (Amapá, Guiana Inglesa, Ilha de Trindade e Missões), anistia, indulto, Congresso Constituinte de 1891, eleições presidenciais, provinciais e estaduais, exploração submarina, escravidão, ferrovias, governos estaduais, Golpe de 3 de Novembro de 1891, jacobinismo, partidos políticos, repressão à imprensa, Proclamação da República, relações exteriores, repressão policial e gestão do titular na Presidência da República. Fotografias de Prudente José de Morais Barros, de Prudente de Morais Neto e de Marcelino Bispo de Melo.

Barros, Prudente José de Morais e

South America, north-east coast, sheet II, Surinam to Cabo do Norte

Insertos: 1.Entrance to the Kuru River. - Escala 1:48.370. 2.Entrance to the Sinnamari River. - Escala 1:48.370.
Mostra "View borrowed from M. Tardy de Montravel's Carte des Cotes des Guyanes".
Inclui sondagens.
Local de Produção: Londres - Inglaterra

Editora
J & C Walker

Café Filho

  • BR RJCPDOC CF
  • Fundo/Coleção
  • 1899 a 1964

Os documentos textuais abrangem basicamente o período de 1945 a 1955 e reúnem informações a respeito da crise político-militar agravada pelo suicídio do presidente Getúlio Vargas em 1954, destacando-se o possível envolvimento do titular em um golpe articulado pela União Democrática Nacional (UDN), em novembro de 1955. Os documentos audiovisuais são fotografias referentes à visitas do titular à Suécia e à Iugoslávia em 1951. Os documentos impressos são constituídos em sua maioria de publicações do Congresso Nacional que tratam de temas diversos, destacando-se funcionalismo público, finanças, previdência social, tributação, militares e crédito agrícola. Inclui ainda conferências do titular.

Café Filho, João Fernandes Campos

Tancredo de Almeida Neves

  • BR RJCPDOC TN
  • Fundo/Coleção
  • 1910 a 1985

A série DOCUMENTOS PESSOAIS (dp) inclui diplomas, títulos, condecorações, certidão de casamento e o atestado de óbito do titular. Na série ASSUNTOS DIVERSOS (ad) podemos destacar o que reúne material sobre o inquérito instaurado por ocasião do atentado a Carlos Lacerda, em 1954; o material publicitário da campanha de Tancredo Neves ao governo de Minas Gerais, em 1960 e as cartas de Juscelino Kubitschek, escritas do exílio, a Tancredo Neves. A série PRIMEIRO MINISTRO (m) é referente ao período em que Tancredo ocupou a presidência do Conselho de Ministros, durante o regime parlamentarista, assim ordenados: documentos da esfera política, dirigidos aos gabinetes do primeiro ministro e do presidente da República, em sua maioria pedidos de cargos feitos por políticos e vinda do povo; as nomeações feitas para vários cargos; prestação de contas de alguns ministérios e correspondência enviada ao gabinete de Tancredo Neves contendo pedidos e convites. Na série DEPUTADO FEDERAL (df) encontram-se os dossiês referentes à atuação de Tancredo na Câmara dos Deputados, em especial na Comissão de Economia, Indústria e Comércio, onde atuou como relator; os mapas de apuração das eleições de 1966, 1970 e 1974; pedidos de eleitores e as articulações políticas do deputado federal. A série SENADOR (s) é constituída de documentos que abrangem a candidatura e o mandato de Tancredo Neves no Senado Federal. A série GOVERNO DE MINAS GERAIS (gov. MG) abrange as eleições de 1982, o período em que Tancredo esteve à frente do executivo de seu estado e alguns documentos datados após sua saída. Na série CAMPANHA PRESIDENCIAL (cp) podemos destacar os seguintes assuntos: reivindicações de entidades ou grupos de interesse; estudos para a elaboração da plataforma de governo e a organização da campanha. A série PRESIDENTE ELEITO (pe) abrange o período após a sua eleição no Colégio Eleitoral, no dia 15/01/1985 e vai até as vésperas de sua internação. Inclui documentos que reúnem pedidos financeiros e não financeiros, convites ao presidente eleito, indicações para cargos e reivindicações de entidades de classe. Na série DOENÇA (d) estão contidos os documentos referentes ao período em que Tancredo esteve internado no Hospital de Base, em Brasília e no Hospital das Clínicas em São Paulo, até antes de sua morte. A grande maioria dos 4433 documentos são cartas da população enviando votos de pronto restabelecimento. A série POST MORTEM (pm) reúne os documentos enviados à esposa de Tancredo Neves, D. Risoleta Neves, após a morte do presidente eleito, constituída de manifestações populares, incluindo um dossiê só com poemas e literatura de cordel feitos pela população em geral. Na série PRODUÇÃO INTELECTUAL (pi) estão reunidos discursos, textos e estudos de diversos autores. Além do próprio Tancredo Neves, podemos encontrar outro nomes de destaque no cenário nacional, dentre eles Ulysses Guimarães, Fernando Henrique Cardoso, Humberto Castelo Branco.

Neves, Tancredo de Almeida

Ernesto Geisel

  • BR RJMHN EG
  • Coleção
  • 1923 a 1999

O acervo arquivístico é composto de diplomas concedidos por governos estuduais e de vários países, entidades de classe; ofício sobre homenagem à Marcos Tamoio e mensagem da fábrica de porcelana Vista Alegre; fotografias de visita do presidente ao Japão, do pai e irmãos do titular e de vestidos; gravuras de Debret e do Forte São Gabriel. O acervo bibligráfico é constituído de obras artistícas e sobre a Casa da Moeda do Brasil. O acervo museológico é formado por vestidos, fraques, leques, malas, bengalas, sapatos, insígnias, comendas, medalhas, placas, máquinas de escrever.

Geisel, Ernesto Beckmann

Francisco de Paula Rodrigues Alves

  • BR RJIHGB ACP86
  • Fundo/Coleção
  • 1866 a 1919

O fundo reúne cartas, trabalhos, impressos, discursos, relatório, mensagem, notas, material iconográfico acumulados pelo titular.

Alves, Francisco de Paula Rodrigues

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