Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro

Área de identificação

Identificador

RJAPERJ

Forma autorizada do nome

Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

  • APERJ

Tipo

  • Estadual

Área de contato

 

Maria Teresa Villela Bandeira de Mello Contato principal

Tipo

Endereço

Endereço

Praia de Botafogo nº: 480
Botafogo

Localidade

Rio de Janeiro

Região

RJ

Nome do país

Brasil

CEP

22250-040

Telefone

55 21 2332-1448 / 2579-3574 /2579-3573

Fax

55 21 3399-7217

Nota

Área de descrição

História

O Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro tem por finalidade implementar a política estadual de arquivos, por meio da gestão, recolhimento, tratamento técnico preservação e divulgação do patrimônio documental estadual, garantindo pleno acesso à informação, visando apoiar as decisões governamentais de caráter político-administrativo, o cidadão na defesa de seus direitos e de incentivar a produção de conhecimento científico e cultural. A instituição, reúne interessante e importantíssimo acervo que vem desde o século XVIII até nossos dias, contando com cerca de quatro mil metros lineares de documentos textuais, além de mapas, plantas, fotografias, filmes, fitas de áudio, fitas de vídeo e microfilmes.
A instituição dispõe também de uma vasta biblioteca especializada nas áreas de legislação, história e arquivologia.
Grande parte de toda a informação contida nesse conjunto encontra-se disponível através de diversos instrumentos de pesquisa, acessíveis a todos os cidadãos, órgãos governamentais e pesquisadores que busquem registros de valor legal, histórico ou científico.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O APERJ possui um acervo de cerca de 4 mil metros lineares de documentos de relevância para os estudos sobre a história do estado e da sociedade fluminenses a partir da segunda metade do século XVIII, constituindo um inestimável patrimônio histórico do país tais como o arquivo da Presidência da Província do Rio de Janeiro, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) e a documentação das Polícias Políticas no Estado do Rio de Janeiro, nominada no Programa Memória do Mundo da Unesco.
Originário de órgãos do poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro e de coleções e arquivos privados, o acervo apresenta-se sob diversos gêneros documentais: textuais, cartográficos, fotográficos, sonoros, filmográficos e objetos tridimensionais como bandeiras, flâmulas e medalhas, entre outros.
Além de servir à pesquisa acadêmica, os documentos sob custódia do APERJ são indispensáveis para a pesquisa probatória - visando a garantia de direitos de cidadania tais como indenizações aos anistiados políticos - e para subsidiar ações da Administração Pública.

A Biblioteca do APERJ é utilizada como apoio e fonte para o trabalho de pesquisadores e técnicos da instituição. O acervo é composto por aproximadamente quatro mil títulos, dezesseis mil exemplares, reunindo três conjuntos bibliográficos gerais:

1) obras sobre arquivologia, história política nacional e história fluminense;
2) acervo de publicações oficiais de legislação, atos do Executivo e anais do Legislativo; e
3) coleções especiais.
O primeiro conjunto se destina a servir de apoio à realização de pesquisas, fornecendo informações para o conhecimento de temas relativos ao acervo e seu tratamento técnico. Inclui teses, dissertações e monografias produzidas por pesquisadores que recorreram ao acervo documental do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

No segundo conjunto, destacam-se a coleção de leis do Império do Brasil, da Província e do antigo e novo Estado do Rio de Janeiro, Estado da Guanabara e Município do Distrito Federal; Relatórios dos Presidentes da Província e do Estado do Rio de Janeiro, da Administração Pública Fluminense e dos Municípios de Estado; Diários Oficiais do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro; Expedientes do Estado do Rio de Janeiro (Publicações que precederam os Diários Oficiais).

Entre as coleções especiais incluem-se: Jornais Alternativos (exemplares avulsos); Livros e Periódicos sobre o Estado do Rio de Janeiro; Livros, Panfletos e Folhetos Apreendidos pelas Polícias Políticas do Rio de Janeiro, e Fundo Movimento Feminino pela Anistia e Liberdades Democráticas; Prof. Robespierre Martins Teixeira, e Editora do Terceiro Milênio.
Algumas das coleções especiais são relacionadas com o acervo arquivístico. Acoleção Prof. Robespierre Martins Teixeira reúne obras da área da Educação, Sociologia, Ciência Política, Filosofia, Psicologia, Economia, Antropologia, Comunicação, representando a construção intelectual de um militante marxista e professor dos anos da segunda metade do século XX. A coleção da Editora Terceiro Milênio, empresa jornalística que publicava os famosos Cadernos do Terceiro Mundo, entre outros títulos, reúne um acervo especial de periódicos de diferentes países do Sul, representativos do período da Guerra Fria posterior aos anos 70. Além do conteúdo de cada publicação dessas coleções, o conjunto revela aspectos da cultura letrada, que podem se constituir em objeto de pesquisa.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Guia de Fundos:
http://200.222.27.136/icaatom-1.3.1
Acesso em 09/11/2015

Área de acesso

Horário de funcionamento

Segunda a sexta-feira, das 09h às 17h.

Condição de acesso e uso

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

O preenchimento do formulário e do termo de responsabilidade será feito no setor de protocolo pelo próprio interessado, seus herdeiros ou seu procurador, sendo exigidas na ocasião cópias da carteira de identidade, da procuração se for necessária e, no caso de falecido, do atestado de óbito.

Solicitação à distância (exclusiva para aqueles que não residam no município do Rio de Janeiro)
Faça o download do formulário e o termo de responsabilidade, que deverão ser impressos, preenchidos, assinados e remetidos pelo Correio, ao APERJ, junto com as cópias dos documentos já citados, na Praia de Botafogo, nº 480 - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22.250-040.

Serviços de reprodução

Os documentos poderão ser reproduzidos através de serviço de digitalização a ser solicitado.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da instituição

BR RJAPERJ

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e obsolescência

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Memórias Reveladas (Thematic area)
  • Rio de Janeiro (RJ) (Thematic area)
  • Sudeste (Geographic subregion)

Contato principal

Praia de Botafogo nº: 480 Botafogo
Rio de Janeiro, RJ
BR 22250-040